domingo, 21 de julho de 2013

Espanha: Madri



Madri é uma das minhas cidades favoritas. É um lugar tão cheio de possibilidades com uma culinária fantástica, alguns dos melhores museus do mundo, lindas igrejas e uma arquitetura fantástica.
Eu fui a Madri em 2011 como parte de uma viagem de 8 dias ou melhor 7 dias e meio, entre Madri e Lisboa e algumas cidades vizinhas, embora eu já tivesse ido para ambos Portugal e Espanha, em outras oportunidades, ainda faltava conhecer suas respectivas capitais.

Eu tenho um pouco de pavor de cidade grande, tumultuada, com transito, pedintes e etc., porém ambas Madri e Lisboa são surpreendentes calmas, talvez seja por eu ter visitado em período de carnaval, porém estou gostei muito.

O plano era ficar 4 dias em Madri e cidades vizinhas e 3 dias em Lisboa e cidades vizinhas, e o meio dia para o transporte entre Madri e Lisboa. Obviamente foi um pouco corrido, mas valeu a pena. No mais eu não sou uma dessas viajantes que fica dias ou semanas em um lugar só, a única exceção seria se a viagem fosse um pouco mais longa. 

Cheguei a Madri bem cedinho em um voo da Easyjet partindo de Londres. O tempo fechado, muito frio e neve. Madri nem sempre foi a capital da Espanha, durante os anos de Império. Madri na verdade foi escolhida capital pelo Rei Felipe II, que mudou toda a corte de Toledo para Madri. Mas outras cidades como Vadollid, Toledo (reino de Castela) e Saragoza (reino de Aragão) também já haviam tido seu espaço em serem capitais de diferentes reinados.

Hospedei-me em um lugar chamado Musas Residence, a região parecia um pouco duvidosa de noite, porém durante o dia era bem tranquilo e na porta do Metro – estação Tirso de Molina e não muito longe da Plaza Mayor. O ideal é se hospedar nas redondezas da Plaza Mayor, onde você vai ter acesso a lojas, restaurantes e café. Eu andei bastante em Madri, usei o metrô em raras ocasiões.

Coisas bacanas para visitar em Madri: O Palácio Real, Parque do Retiro, Museu do Prado, Museu Reina Sofia. Algumas praças como da Cibeles e Porta do Sol (centro da cidade), região da grande via, Praça do Oriente e etc... São lugares bem bonitinhos. O mercado São Miguel também achei bem legal, uma espécie de mercadão central, porém bem "chiquezinho", pertinho da Plaza Mayor. 

Infelizmente não entrei na Catedral de Madri, pois estava fechada. 


No primeiro dia, me concentrei na região do Palácio Real, para a minha sorte naquele dia depois das 3 da tarde a entrada era gratuita. Essa é a parte mais legal de Madri, muitas coisas são pagas, mas quase todas têm dias e horários gratuitos. A maior parte do tempo você tem de aproveitar descontos de estudante, membro da comunidade europeia, entre outros. Claro que nos horários gratuitos os lugares ficam cheio de gente. Quando fui ao Museu do Prado fiquei meio chocada com a quantidade de gente, e se for tentar entrar em um dia gratuito aconselho a reservar um bom tempo para a fila. O lugar fica tão cheio e nem parece que os turistas estão de fato prestando atenção nas obras, todo mundo pega um folhetinho com as obras mais importantes do lugar e saem à caça, chega até a ser engraçado, dai acham a obra, olham por alguns segundos, colocam um x no folhetinho e saem à caça da próxima obra. Aqui você encontrará diversas coleções de artistas de lugares diferentes, e tudo dividido por regiões – Espanhol, Italiano, Holandês e Flemish e Alemão. Há obras de Caravaggio, Rubens, Goya, entre outros. No mais se você tiver um budget reduzido, verifique o que e quando é gratuito, assim você pode organizar um itinerário bacana.

Não muito longe do Palácio Real está a Plaza de Espanha, e o templo de Debod. Achei totalmente curioso um templo egípcio na Espanha, mas este foi um presente dos egípcios aos espanhóis por terem ajudado a salvar o templo de Abu Simbel. E o melhor tem entrada gratuita. 

Nos dias seguintes viajei para Segóvia, El Escorial e Toledo, e na volta sempre visitava um lugar diferente. Um dia o parque do retiro um lugar absolutamente lindo, com esculturas, vários pássaros e alguns pavilhões de exposições. No outro dia visitei o Museu Nacional de Arte Reina Sofia, esperei o horário das 19 horas para entrar de graça. Aqui você vai encontrar algumas obras modernas e também famosas pinturas de artistas famosos como Pablo Picasso, Salvador Dali, Juan Miró entre outros. As obras que mais chamam a atenção são Guernica e Mãe com menino morto de Pablo Picasso. Eu nunca imaginei que o Guernica fosse uma obra tão grande, e acabei impressionada com a pintura cubista retratando os horrores da guerra.

Em outra tarde, quando retornei do El Escorial, visitei o Parque do Retiro, o parque mais famoso da cidade, bem popular tanto para os turistas como para os locais. Aqui você pode alugar um barco para remar no grande lago local, visitar as exposições temporárias, ou até o Palácio de Cristal – uma grande estrutura totalmente de vidro.

Madri é uma cidade fantástica, e vale a pena visitar as cidades vizinhas de El Escorial, Toledo, Segóvia e Ávila, todas com fácil acesso e ônibus regulares.
 


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário