domingo, 7 de julho de 2013

Malásia: Kuala Lumpur

Eu cheguei em Kuala Lumpur depois de 15 dias no Vietnã, e embora eu vá dedicar outros posts para falar disso, eu estava sentindo falta do desenvolvimento. Minha primeira visão depois de sair do avião foram os fast-foods e marcas internacionais e embora você talvez não entenda isso no momento, a primeira coisa que fiz foi correr para comer um lanche com hambúrguer, batata frita e refrigerante. Eu nem aguentei o lanche inteiro, mas só o fato de poder comer algo diferente me deixou feliz. Há certos momentos que você aprende a apreciar as pequenas coisas. Eu passei 15 dias doente no Vietnã e absolutamente tudo que eu comia me fazia mal, e não havia nenhuma opção diferente.

Enquanto estive pela Ásia encontrei muita gente e havia opiniões mixtas sobre a cidade. Eu particularmente adorei. Kuala Lumpur tem de tudo, não é tão desenvolvido como Cingapura, mas não é como as regiões mais pobres do sudeste asiático, eu diria que depois de viajar pela Malásia por vários dias, é fácil o segundo país mais caro na região. É um lugar seguro e com excelente opções de transporte para todo o país.

É uma cidade movimentada e cosmopolita - grande parte da sua população é de todas as partes da Ásia incluindo Malaios continentais e insulares, Chineses e Indianos. Há muitos turistas por aqui, e de modo geral a população é bem atenciosa, sempre disposta a ajudar e dar indicações, e sempre sorrindo.

A cidade é um misturado de arquiteturas entre o moderno e o colonial, e com muitos museus, galerias, mercados, mesquitas, templos hindu. Chinatown e Little India definitivamente valem uma visita, o distrito Colonial também. Entre todos os shoppings centers, não se esqueça de visitar o que está na Petronas Tower.



Para se ter uma vista da cidade pode subir no Skybridge, que é a ponte que conecta as duas torres da Petronas Tower ou subir no Menara KL Tower, que te dá uma vista da cidade incluindo das torres Petronas. Essa segunda foi a minha escolha, subi de noite e não me arrependi. Achei a vista deslumbrante.

Kuala Lumpur está no mapa dos grandes eventos como Formula 1, e por ter Budismo, Islã e Hinduísmo presentes na Malásia há também muitos eventos religiosos em KL .

É possível fazer algumas day trips saindo de KL. Eu fui somente a Batu Caves que é hoje um dos maiores templos hindu fora da Índia. Batu Caves que está localizada a 13 km do centro da cidade e é de fácil acesso por trem ou ônibus. Logo que você sai da estação você já vê um dos templos e as cavernas. Cuidado com os macacos por aqui uma vez que eles são bem agressivos, e podem atacar você se acharem que você tem alguma comida ou levar outros itens como óculos.

Outros lugares populares na Malásia para visitar são:  Cameron Highlands (cenário espetacular e plantações de chá), Ilhas Perenthians (um par de ilhas maravilhosas), Ilha Langkawi (conjunto de 104 ilhas, destino popular para relaxar ou fazer curso de mergulho) e Parque Nacional Taman Negara (florestas tropicais). Conheci alguns turistas que foram até Sarawak e Sabah e mencionaram que é mais difícil viajar por essas partes pois não tem tanta estrutura turística. Vale a pena se informar, eu não estive em nenhum desses destinos.

Enquanto estive pela Ásia infelizmente fiquei muitas vezes em lugares indicados por outros viajantes, só em algumas exceções eu estava com os albergues reservados, em outras eu usei as indicações do meu guia, que alias recomendo muito - Southeast Asia on a Budget.

Nenhum comentário:

Postar um comentário