domingo, 7 de julho de 2013

Malásia: Pulau Tioman

Pulau Tioman é uma pequena ilha localizada a 30 km de Mersing na Malásia, para chegar até aqui você pode pegar um barco expresso e leva em torno de 2 horas e custa RM35 (em torno de 10 dólares). Eu estava bem cansada dos já 40 dias de viagem pela Ásia, então queria descansar, acordar no horário que quisesse sem gente no quarto para fazer barulho e fazer nada por 5 dias.

O lugar ainda é bem pouco desenvolvido. O barco vai fazer algumas paradas em diferente lugares da ilha. A travessia é tranquila, exceto se o mar tiver agitado, no meu barco tinha gente passando mal, então foi meio sofrido.


Eu fiquei no Air Batang, um lugar sem muita coisa além de um caminho cimentado beirando a praia, com hotéis bem simples e restaurantes igualmente simples do lado. Não há carros por aqui ou nenhum outro meio de transporte.  Minha cabana tinha uma cama com uma cortina para evitar mosquitos, e um banheiro super simples, que o chuveiro era um cano que só saia água gelada. Essa praia é popular com os mochileiros e pessoas com pequeno budget. Minha cabana custou em torno de 10 dólares por noite. É importante tentar reservar a acomodação antes de ir para a ilha, caso contrário você pode não achar acomodação disponível. Eu reservei a minha onde comprei o ticket de barco para a ilha.

Antes de embarcar para a ilha fui há alguns grandes supermercados em Mersing e comprei bolachas, leite de caixinha, refrigerantes e pães, pois sabia que em Air Batang não teria nada. 

Em Air Batang você conseguirá acesso à internet, mas vai ser bem caro por não mais que 10 ou 20 minutos. De manhã eu comia uma fruta e cereal com leite, tomava sucos de caixinha durante o resto do dia e comia uns snacks, e de noite eu jantava arroz frito com frutos do mar nos restaurantes de Air Batang, algo bem simples em torno de 4 dólares.

Aqui você verá muitos macacos, por isso cuidado com o seu quarto/cabana, pois eles sempre dão um jeito de entrar e roubar qualquer coisa, principalmente comida. Há também grandes lagartos, também atrás de comida.
Você pode caminhar na direção norte até as praias de Penuba Bay ou  Monkey Beach está última mais próxima de Salang. Na direção sul no fim do caminho você vai encontrar um bar na praia, onde quase todos os turistas vão durante o dia e noite, e se você continuar na trilha pode ir até a parte mais desenvolvida da ilha - Tekek.

Se você quiser fazer snorkel ou mergulhar, Air Batang não é a melhor opção, porém você pode organizar um passeio pelo seu hotel para uma das outras partes da ilha para aproveitar o coral e a água cristalina.


A ilha de Tioman é duty free, então muita gente vem aqui atrás de cigarros e bebidas alcoólicas. Outra coisa importante não há caixa eletrônicos na ilha, exceto em Tekek. Nessa vila há também um aeroporto, para aqueles que querem evitar o barco.



Nenhum comentário:

Postar um comentário