segunda-feira, 29 de julho de 2013

Letônia: Riga

Cheguei a Riga vindo de Londres, ficaria na cidade somente algumas horas, pois de lá pegaria um ônibus para Moscou na Rússia. O aeroporto fica a 20 minutos da cidade, e há várias opções de ônibus públicos e transporte privativo até seu hotel.
 
Riga é a maior cidade dos países Bálticos (Lituânia, Letônia e Estônia). A cidade é Patrimônio da Humanidade da UNESCO, e é uma gracinha. Tem um dos centros antigos mais bem conservados da Europa.  A arquitetura do lugar é Art Nouveau Alemão – estilo baseado em formas orgânicas como folhas, folhagens, linhas curvas, irregulares e assimétricas. Estilos usados por artistas como Gaudi. Hoje Riga tem a maior concentração desse estilo de arte no mundo.

Enfim a cidade é toda medieval, com ruelas estreitas, localizadas em um pequeno centro, onde se destacam o Castelo de Riga onde é possível visitar o museu de Nacional de Historia da Letônia e o Museu de Arte Estrangeira, a Catedral Dome é o símbolo do da cidade com um órgão impressionante e Igreja de São Pedro construída em 1209 é a igreja mais antiga por aqui. 

Outros pontos de interesse são a Estatua de Roland, House of Blackheads onde está localizado o centro de informações para turistas. O prédio da Prefeitura, o Museu de Ocupação da Letônia recomendado para as pessoas interessadas na União Soviética ou Nazismo Alemão. Há muitas outras igrejas e museus na cidade.
Do centrinho segui para a estação de ônibus para pegar meu ônibus para Moscou, e quase que não consigo viajar. Reservei passagem pela Eurolines com antecedência, pois eu não tinha mais do que 9 dias de Riga a Tallin passando por Moscou e São Petersburgo.

Ainda era novidade que Brasileiros não precisavam de visto para a Rússia, e por isso quando fui embarcar no ônibus, uma das assistentes de bordo não queria me deixar viajar, porque nunca tinha visto alguém que não precisava de visto para Rússia. A moça insistiu que eu ia ter problema, outro passageiro se envolveu e foi logo dizendo 'não precisa de visto para a Rússia?' e fez uma cara de duvido, e todo mundo perguntava a mesma coisa, como é que eu não precisava de visto, e eu dizia que não precisava.

Ela então chamou outra moca, que falava um inglês melhor que veio me explicar que eu precisava de um visto, que eu não tinha. Eu disse que não. Ela disse ' como não?' eu disse meu país tem um acordo com a Rússia desde julho de 2010 (viajei em Março de 2011) onde brasileiros podem visitar a Rússia sem visto. ‘Não, você precisa de visto’, insistia ela. ‘Você terá problemas com os oficiais’, foi me avisando. Chegamos à imigração por volta da meia noite. Entra oficial no ônibus coleta os passaportes, sai, volta 20 min depois, entregam os passaportes, o ônibus anda 10 metros, desce todo mundo, coleta bagagem, fala com o oficial, passa bagagem no scan. Tudo isso e a única pergunta da oficial da imigração foi: Vai para Moscou (em inglês)? Eu disse que sim e fim de papo. Visto carimbado. Em mais 7 horas eu chegaria a Moscou.

No mais a cidade merece mais tempo do que o único dia que passei por lá. Se você pretender viajar daqui para outros lugares, Riga é super bem conectada por trens, ônibus, barco para Rússia, Suécia, Estônia, Bielo Rússia, e voos para o resto da Europa.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário