terça-feira, 2 de julho de 2013

Camboja: Phnom Pehn



Phnom Penh é a capital do Camboja, está a cerca de 310 km de Siem Reap e estava incluída no meu destino somente por uns dias, para que eu pudesse pedir o visto para o Vietnã na embaixada local, porém há várias coisas interessantes para se fazer por aqui.



O Palácio Real é uma das atrações turísticas junto com a Silver Pagoda, e o ingresso custa cerca de $6. Embora seja proibido entrar no Palácio, há outros prédios no conjunto que podem ser visitados, mesmo quando o Rei está presente – bandeira azul sob o palácio indica que ele está presente.



O Toul Sieng Museu do Genocídio (S21) é onde o Khmer Vermelho começou seu reinado de terror. A entrada custa $2. Aqui uma escola de ensino médio foi transformada em presídio e centro de interrogação. É provavelmente uma das coisas mais impressionantes que já vi na minha vida. Não só porque aconteceu recentemente, mas porque há restos de sangues ainda em vários lugares. Há uma área do museu com foto dos prisioneiros – homens, mulheres e crianças, e suas histórias e ainda com os objetos usados para as torturas. O lugar foi deixado quase intacto de como foi achado pelas Forças Libertadoras do Vietnã, com exceção dos 14 corpos desfigurados encontrados no lugar e que foram enterrados no playground da escola.



As salas de aula foram divididas em pequenas celas ou áreas onde os prisioneiros eram presos com correntes. Mais de 20 mil pessoas foram presas e torturados aqui entre 1975 e 1979, entre eles médicos, estudantes, professores, monges todos suspeitos de atos antirrevolucionários. Os poucos sobreviventes eram pessoas que tinha algum tipo de habilidade usada pelo Khmer Vermelho como mecânicos ou pintores, um deles está na saída do museu pedindo doações. Embora seja um lugar super deprimente, é sempre importante aprender os horrores ocorridos no passado, para que não deixamos que se repitam no futuro. Há ainda informações atuais sobre o julgamento das pessoas envolvidas no Khmer Vermelho. Para quem se interessar há ainda o campo de extermínio para visitar – Choeung Ek, localizados há 15 km da cidade.



De Phnom Penh segui para Ho Chi Ming City (245 km) no Vietnã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário