domingo, 21 de julho de 2013

Espanha: São Lorenzo El Escorial




No terceiro dia em Madri, fiz uma viagem de um dia para São Lorenzo El Escorial. Logo que cheguei à cidade estava coberta de neve. A vista era bem bonita, mas já podia sentir o pavor de ter a meia e os pés molhados. 

Agora quando viajo no frio carrego um par de meias e uma meia-calça extra na mochila e tento usar um tênis/bota de sola grossa e a prova d’água que mantém os pés mais aquecidos no frio para casos como esse. Passar o dia com o pé molhado dá uma gripe violenta (vivendo e aprendendo), e viajar com gripe não é legal.

Bom, El Escorial é a antiga residência dos reis espanhóis. É na verdade um antigo monastério, e desse modo é pedido que se faça silêncio durante toda a visita.

A Basílica de São Lorenzo é incrível, assim como a biblioteca (com obras doadas por Filipe II) com 40 mil volumes, ambas com pinturas no teto, a da biblioteca consiste em 7 "artes liberais" tais como Música, Aritmética, Gramática, Geometria, Astronomia, Retórica e Dialética.

Felipe II, aquele que escolheu Madri como capital, morreu aqui, e a cama dele ainda continua no mesmo lugar. Os aposentos reais são pequenos, isto é, considerando os aposentos reais que já vi por aí. 

Uma coisa que me impressionou muito por aqui são os detalhes em mármore, principalmente das tumbas e Panteão. Aqui existem as tumbas de grande parte da realeza espanhola. O Panteão dos reis e rainha de todas as dinastias incluindo Habsburg e Bourbon  é todo feito em ouro e mármore, são 26 no total (como não podia tirar foto eu só posso adicionar o link com fotos do lugar http://pt.wikipedia.org/wiki/Mosteiro_e_S%C3%ADtio_do_Escorial). Tem também outra área de tumbas, mas dessa vez para príncipes. Se você tem medo de fantasmas, imagina a quantidade que existe por aqui? Brincadeirinha, não vi nenhum!!!

Para chegar a El Escorial é possível pegar um ônibus em Madrid da estação Intercambiador de Moncloa. Os onibus são frequentes e o trajeto leva em torno de 1 hora. E se você tiver tempo vale a pena explorar a região do Vale dos Caídos. 

Devido ao frio, não explorei mais nada na cidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário