terça-feira, 2 de julho de 2013

Camboja: Siem Reap



Eu simplesmente amei Siem Reap, achei uma cidade mais calma com relação a várias outras cidades da Ásia. Fiquei hospedada no Jasmine Lodge por $4 por noite com café da manhã incluso em um quarto só para mim, com ventilador e banheiro. Na epoca eles tinham acabado de abrir, e o wifi ainda não estava disponível em todos os prédios. Hoje o preço é um pouco mais alto, mas se a qualidade do serviço for a mesma vale a pena.

O hotel não fica muito longe da cidade, cerca de 15 minutos andando e você está no centro onde estão os mercados e restaurantes e a famosa rua dos pubs (pub street). A vida noturna aqui é bem agitada, e os preços são de modo geral bem baratos.


O Camboja de modo geral é um lugar muito pobre e na região de Siem Reap, as crianças te abordam o tempo todo querendo vender souvenirs. Todo mundo sabe que essas crianças são exploradas. Para quem quiser ajudar tem muitos orfanatos na região e há também muitas opções de trabalho voluntario especialmente para ensinar inglês para as crianças e adultos. Se você tiver interessado nesse tipo de projeto pesquise um pouco antes de ir e se possível faça contatos. Ouvi história de turista que foi levado e roubado no meio do nada, quando na verdade a pessoa disse que o levaria para ver um dos projetos locais.

Eu fui abordada por uma criança que queria vender souvenir e quando eu não aceitei, a criança perguntou: Você pode me pagar um jantar então? Aceitei, disse que ele poderia pedir o que quisesse no restaurante da feira onde eu estava uma vez que um jantar para o local custava em torno de $1.5, logo em seguida um menino sentado em uma das mesas me disse “paga janta para mim também?”, um casal de turistas me avisou que já havia pedido e pagado o jantar do menino, porém não demorou nada para um monte de crianças aparecerem na minha mesa com o mesmo pedido, pagar o jantar. Infelizmente eu tive que negar, a primeira criança pegou o jantar dela e levou embora, então nem sei se ele comeu a janta ou entregou para algum adulto. O menino que recebeu a janta do outro casal ficou ali mesmo jantando e conversando comigo, e logo quando neguei o pedido de todas as outras crianças e elas foram embora, ele me contou que tudo ali é muito difícil e pobre e que todas aquelas crianças estavam com fome. Nem preciso dizer que quebrou meu coração.

Os cambojanos são muito sorridentes e hospitaleiros, e vivem no que já foi um dos reinos mais poderosos da região, mas hoje da uma tristeza ver um povo que pobre que sofreu muito recentemente nas mãos do Khmer Rouge, que exterminou em torno de 3 milhões de pessoas.

Eu gostei tanto de Siem Reap e estava cansada de viajar e mudar de cidade quase todos os dias que fiquei aqui por cinco dias. Se você tiver com tempo vale a pena ir a Sihanoukville e aproveitar as praias.

De Siem Reap eu segui de ônibus para Phnom Pehn.

Nenhum comentário:

Postar um comentário