terça-feira, 2 de julho de 2013

Cruzando a fronteira: de Bangkok na Tailândia até Siem Reap no Cambodia



Em 2011 no meu caminho para a Austrália eu fiz um mochilão pela Ásia por 45 dias, começando em Cingapura seguindo para a Tailândia, Camboja, Vietnã, depois para Malásia e finalmente de volta ao Cingapura.

A Ásia é um lugar fantástico e cada um dos países tem sua cultura e peculiaridades, e também seu próprio idioma.

Depois de 2 semanas na Tailândia eu segui para Siem Reap no Camboja. A primeira coisa muito importante é: não acredite em nenhum vendedor em Bangkok que diz que o ônibus vai sair de Bangkok e ir até Siem Reap. Eu testei essa teoria e é de fato verdade, uma vez que você chegue perto da fronteira entre a Tailândia e o Camboja tudo fica bem confuso. Eu não recomendaria tentar cruzar a fronteira sozinha/o. Li muitas histórias de horror sobre essa parte, os oficiais Cambojanos podem não ser muito amigáveis e podem ser corruptos, eles e fato cobram uma gorjeta de pelo menos 100 bath tailandês (cerca de 3 dólares para te dar o visto), o rapaz americano na minha frente disse que ele não tinha mais dinheiro tailandês, e deram o visto para ele sem problemas. Você paga o visto em dólares americano, entrega o passaporte e fica sentado em uma sala. Aí pode haver problemas, onde em alguns casos os oficiais em troca de dinheiro podem fazer você esperar um dia inteiro pelo visto. Mas eu só posso contar para vocês a minha experiência.

Eu estava com um grupo que contratou o mesmo serviço de ônibus de Bangkok a Siem Reap. Antes de chegar à fronteira todo mundo desceu da van, e o pessoal do ônibus disse que ia fazer o visto para a gente, entregou um formulário e pediu o passaporte. Eu fui a primeira pessoa que disse que não ia entregar meu passaporte e faria meu visto sozinha. Eles obviamente queriam cobrar a mais pelo visto que na época era em torno de $25 (na época eles também pediam 2 fotos). Uma vez que eu disse que não faria, todo o resto do grupo disse que não faria também e queríamos que o pessoal do ônibus nos levasse a fronteira imediatamente, daí uma segunda confusão começou, pois nossa van não cruzaria a fronteira e de acordo com os organizadores outro ônibus nos encontraria do outro lado da fronteira.

Bom, uma vez que todo mundo fez o visto e atravessou à fronteira um monte de gente começou a oferecer transporte até Siem Reap e Phnom Penh. O nosso acompanhante então começou com uma conversa que teríamos de pegar um transporte até a estação de ônibus, de onde nosso ônibus sairia daí o ônibus só te leva até um lugar e de onde você terá de pegar um tuk-tuk. Ou seja você teria de pagar de novo. Bom, eu estava com dois ingleses que perguntaram se eu queria pegar um táxi com ar condicionado com eles até Siem Reap. Fazia um calorão e já tínhamos passados um sufoco no aperto e calor da van que eu logo aceitei. Me custaria extra $7 ou $8 mas pelo conforto valeria a pena. O taxista só não mencionou que ele colocaria no carro dele quantas pessoas possíveis. Hahah Ou seja, colocou os três turistas trouxas (e grandes que provavelmente pagaram muito mais pelo percurso) no banco de trás. E o banco de passageiro da frente ele colocou mais duas pessoas!!!!!! Bom pelo menos de fato tínhamos ar condicionado. Assim que chegamos em Siem Reap ele colocou cada um de nós em um tuk-tuk que nos levaria a nossa acomodação (não tivemos que pagar o extra). Encontrei o pessoal da van em Siem Reap e descobri que as meninas que compraram a passagem de Bangkok até Phnom Penh perderam o ônibus e tiveram que ficar na rodoviária, até o ônibus do dia seguinte.

Eu imagino que essa parte da viagem vai depender da sua sorte. Se possível organize o visto para o Camboja em uma embaixada/consulado local, provavelmente vai tirar a flexibilidade da sua viagem e terá de ser feito com antecedência, mas assim você evita gente tentando te extorquir e dor de cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário