segunda-feira, 29 de julho de 2013

Alemanha: Munique & Füssen (Neuschwanstein)



Munique é um lugar fantástico, uma das minhas cidades favoritas. Aqui tem muita coisa para se fazer incluindo várias opções de cultura, compras, viagens para cidades vizinhas, eventos esportivos, grandes eventos e festivais como a Oktoberfest e restaurantes.

A cidade é bem conectada e fácil de locomover. Há um tour de graça para você fazer em Munique saindo de Marienplatz todos os dias na frente da coluna. Imagino que o tour é em inglês, e embora de graça, é de bom tom dar uma gorjeta para os guias no final do tour. Fiquei hospedada no Easy Palace City Hostel, na época paguei 12 euros por noite em quarto dormitório feminino para 6 pessoas. O quarto tinha banheiro e armário. Não tinha café da manhã incluso mas era bem localizado - perto da estação central, bem conveniente.

Marienplatz é uma grande praça onde está localizado alguns prédios governamentais, como o Neus Rathaus e Altes Rathaus, e também o grande relógio Glockenspiel. Aqui pertinho está a Igreja de São Pedro ou Peterskirche – a igreja mais antiga de Munique, e você ainda pode apreciar uma vista de Munique da torre da igreja. Porém talvez a igreja que mais chame a atenção seja a Frauenkirche com o tamanho de suas torres – 99 metros, e sua grandeza - comporta até 20 mil pessoas, e recebe missas católicas regularmente.

Se você for a Munique fora da época do Oktoberfest, o lugar onde a grande festa acontece ainda vale a visita, pois há uma grande estatua da Bavaria de quase 20 metros de altura na frente do Ruhmeshalle – hall da fame, um prédio com várias colunas.
 

Não fiquei muito tempo na cidade, somente 4 dias. Dachau foi minha primeira parada que cheguei em Munique. Fui direto para o albergue, deixei minhas coisas por lá e peguei o trem da estação central para Dachal e de lá um ônibus para turista para o campo de concentração. Fiquei no campo não mais do que 3 ou 4 horas, e confesso que achei super triste. Você pode ver os quartos, banheiros, o museu e etc. É sempre importante aprender o que aconteceu no passado, para não deixar que se repita no futuro. Aquelas pessoas sofreram muito.

Um passeio que recomendo é o Englischer Garten ou jardim inglês, é um grande jardim localizado no coração de Munique ótimo para descansar ou tomar uma cerveja nos muitos bares do jardim. Aqui vi muita gente caminhando com seus cachorros e vários pôneis/cavalos. E ainda tem uma vista bem bacana da cidade.

Se você gosta de Palácios e Castelos, não faltam opções aqui incluindo a residência de verão dos reis da Bavaria o Schloss Nymphenburg e o Residenz. Há outras opções não muito longe de Munique. Um dia aproveitei para ir ao Füssen nos Alpes para visitar o Castelo de Neuschwanstein. Peguei um trem na estação central de Munique para Buchloe, não demorou muito, em torno de 2 horas. O castelo parece saído de um conto de fadas, construído pelo rei louco Ludwig II. A vista da região também é linda.

No dia seguinte fiz um terceiro passeio para Linderhof Palace, outro palácio de Ludwig II. Imagino que essa visita poderia ser melhor no verão, pois a gruta estava fechada, e aparentemente é impressionante. Os jardins que também são lindos perdem um pouco da sua mágica no verão. Dentro do Palácio é lindo com uma decoração de encher os olhos. O palácio em si não é tão grande. Para chegar aqui peguei um trem e depois um ônibus. Como não era alta temporada, eu fiquei com medo do ultimo ônibus não aparecer, pois fazia um frio terrível, e só tinha eu esperando o tal do ônibus e o estacionamento estava quase vazio. No fim tudo funciona direitinho na Alemanha, ainda bem!

Para quem gosta de esporte a cidade é um prato cheio, a cidade sediou as olimpíadas de 1972 e deixou um legado para a cidade com o Olympiapark, o time de Hockey no gelo da cidade joga aqui, e há várias outros eventos durante o ano. Munique também é a casa do time de futebol Bayern de Munique que joga regularmente na Allianz Arena.


Para os amantes de carros, bem pertinho do Olympiapark está o museu da BMW. Você pode entrar até o saguão sem pagar ingresso, mas para as exibições e outros andares é necessário pagar ingresso. Há muitos outros museus na cidade com obras do mundo todo.

Outras viagens rápidas:
Para chegar a Chiemsee você pega um trem na linha Munique-Salzburg. O trem para na estação de Prien, leva em torno de 1 hora no trem mais rápido e cerda de 1:15 hrs no trem mais devagar, da estação você pode andar por 30 minutos até o píer para pegar o barco. (não fui coletar mais detalhes).

Ou até visitar Salzburg na Áustria e ver a terra natal de Mozart, os trens são frequentes e demora só 1.5 hrs.

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário