terça-feira, 2 de julho de 2013

Camboja: Os Templos de Angkor


Quando ao Camboja um ingresso para os Templos de Angkor custava $20 para um dia e $40 para três. Eles tiraram minha foto na hora e imprimiram meu ingresso. Você podia comprar o ingresso para um dia e no dia anterior ir assistir ao por do sol depois das 5:30 da tarde. Eu não sabia disso, e só comprei o ticket de um dia e achei mais que o suficiente. O parque abre oficialmente as 5:30 da manhã até as 5:30 da tarde. Aproveitei e passei o dia nos templos, paguei um motorista de tuk-tuk cerca de $10 e ele passou o dia me levando a todos os templos que eu queria ver.

Angkor é um lugar imenso - 3 mil metros quadrados, então é de fato impossível ver TODOS os templos e monumentos em um dia. Alguns templos não são nada mais do que ruínas, então perguntei ao motorista se ele tinha um roteiro recomendável, não vou dizer que me lembro de todos. Alguns eu fiquei bastante tempo outros não fiquei nem 5 minutos.

A era de Angkor começou quando Jayavaran II se declarou Deus-Rei da região, e foi o primeiro de uma sucessão de 39 monarcas do que foi na época o reinado mais poderoso do Sudoeste Asiático. Nessa época muitas das construções eram repletas de toques bem imaginativos, com sistemas de irrigações complexos e cidades muradas magnificas, esses projetos imensos deixaram a cidade vulnerável. Depois de muitos ataques da vizinha Siem, Angkor foi abandonada e virou a cidade perdida e foi tomada pela floresta local por volta do século 15.

Os templos mais famosos são:
Angkor Wat: temple hindu com suas torres em formas de cone, com sua parede de mais de 700m totalmente esculpida e também uma das maiores obras “the Churning of the Ocean Milk” que conta a criação com seus deuses e espíritos do mau. 
Angkor Thom: cidade murada que foi a ultima capital da Era de Angkor, que diz ter sido habitada por mais de 1 milhão de pessoas. Com várias imagens de deuses e demônios contando a história do “the Churning of the Ocean Milk”. Aqui você ainda vai encontrar o templo de Bayon, o Terraço dos Elefantes e o Terraço do Rei Leper.
Ta Phrom: é o templo invadido pela floresta. Diferentemente dos outros templos que foram restaurados, nesse lugar as raízes e caules das imensas arvores se misturam com as pedras do templo. Aqui foi filmado Tomb Raider.
Banteay Kdei: diferentes decorações budistas do século 12, muitas em terrível estado de conservação, porém criando um efeito arquitetônico diferente.
Roluous group: foi a primeira capital do império, aqui você vai encontrar os templos mais antigos do local – Bakong, Preah Ko e Lolei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário