quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Egito: Assuão (Aswan) & Abu Simbel

Pegamos o trem de Luxor para Assuão, jornada relativamente rápida - 3:45 minutos. Os trens são tranquilos e confortáveis, alguns tem ar condicionado, depende do vagão que você escolher. Pegamos os da 18 horas, custou em torno de $2, vagão sem ar condicionado.

Chegamos em Assuão as 22 horas, horário terrível,  não tinha reserva em albergue ou hotel e embora eu tivesse o endereço de um hotel em mãos não conseguia achar o endereço e ninguém estava dando uma informação correta. Enfim encontramos um senhor na rua que era o gerente do hotel que procurávamos, nos fez um bom desconto já que não ficaríamos mais do que 5 horas no lugar e ainda organizou a nossa viagem para Abu Simbel para o dia seguinte.

 O passeio para Abu Simbel começou as 4 da manhã. Uma van nos pegou no hotel e nos levou para o lugar de onde todos as vans e ônibus saiam. Todos os tours saem no mesmo horário e são escoltados pela policia, tanto na ida quanto na volta, isso porque há alguns anos atrás teve um atentado terrorista que levou vários turistas a morte. Em um país que depende muito dos turistas eles tem certos cuidados para que não haja publicidade ruim. Quando você viaja pela região de plantação de cana de açúcar, estas só podem estar a 400 metros das estradas, pois teve um ataque terrorista anos atrás, os caras atiraram nas vans e depois correram para a cana.

Enfim, o passeio foi bem tranquilo. Quando você chega em Abu Simbel você encontra uma espécie oásis com areas verdes, arvores e algumas lojinhas. 

Abu Simbel é muito impressionante. Toda a história que envolve o plano de resgate da UNESCO até o transporte de parte por parte dos templos morro acima para evitar que as águas do Lago Nasser submergissem os templos para sempre é incrível. 

Foto tirada do lado de fora usando zoom
O Grande Templo de Ramses II foi reconstruido em uma montanha falsa. Tudo ali é recriado, você até imagina se parte das pinturas não foram recriadas "do nada". Você não pode tirar fotos dentro dos templos sob o risco de estragar as pinturas, porém milhares de passarinhos voam dentro do templo o tempo todo fazendo ninho e defecando no lugar estragando as pinturas....

Abu Simbel em si é um pequeno vilarejo, a 40km da fronteira do Egito com o Sudão, grande parte dos turistas não fica mais do que algumas horas no lugar. Realmente você chega no comboio e vai embora no comboio. No meio da tarde estávamos de volta a Assuão, de lá pegaríamos um trem noturno para o Cairo... outra aventura que contarei depois.

Se tiver tempo há outros templos na região de Assuão que foram removidos pela UNESCO devido as águas do Lago Nasser, incluindo o templo de Kalabsha e o templo de Philae. No lado Oeste do Rio é possível visitar as Tumbas dos Nobres e o Monastério de St Simeon.

Um comentário:

  1. Nossa muito legal o seu blog! Interessante que vira um diário de viagem, mas também um guia para os leitores. Parabéns! Vou indicar para os amigos. Um beijo e boas viagens
    Dani e Andre

    ResponderExcluir