segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Noruega: Bergen


Em 2007 resolvi celebrar meu aniversário na Noruega. Esse é um país que sempre pareceu fora das possibilidades de um mochileiro comum. Porém suas lindas paisagens sempre me inspiraram

Como todo resto da região da Escandinávia, a Noruega não é um lugar barato. Eu estava indo fora de temporada (fim de agosto), já não achava albergues disponíveis, e como eu realmente não tinha grana para os exorbitantes preços noruegueses, desse modo resolvi usar o tão famoso couchsurfing e hospitality club. 

Couch surfing e Hospitality Club são sistemas onde viajantes acham acomodação gratuita na casa de pessoas. A acomodação pode ser de todo tipo sofá, colchão, chão, quintal... Entrei em contato com algumas pessoas e organizei um roteiro de 5 dias pela região sul da Noruega, a entrada para os Fjords (ou Fiordes).  

Fjords ou Fiordes são aquelas formações geográficas que tiveram origem com o degelo, ou derretimento da neve nos topos das montanhas. Os fjords mais fundos chegam a mais de 2 km. O roteiro incluiu um volta pela região de Faejerland passando por Bergen, Leikanger, Balestrand, Flam, Myrdal e Voss.

Peguei um voo para da Ryanair para Haugesund, já aqui a vista era fabulosa, e de lá um ônibus para Bergen, a maior cidade na entrada dos Fjords. O ônibus vai passando por lugares lindos, e eu suspirava a cada 30 segundos. Chegando a Bergen, eu não tinha noção nenhuma de como chegar na casa da família que me hospedaria, e estava procurando um ônibus para o centro da cidade, até que o motorista de um ônibus perguntou se eu estava perdida, eu disse que sim, e ele disse que o ônibus estava indo para a cidade, passava pelos pontos turísticos, perguntei quanto custava e ele disse que era um circular gratuito. 

Bergen é uma pequena cidade, onde chove 90% do ano, e adivinhe? No dia seguinte era meu aniversário e estava um super ceú azul e sol. Aproveite bastante, andei bastante, subi o penhasco, fiz trilha nas montanhas. No dia seguinte pegaria uma balsa para Leikanger, parando em Balestrand... Mas isso eu conto depois.










Nenhum comentário:

Postar um comentário