sábado, 24 de novembro de 2012

Egito: Cairo - Uma aventura cheia de desventuras

Cairo é uma cidade de 16 milhões de habitantes. Onde estão as famosas Pirâmides - a última das 7 maravilhas do mundo antigo que ainda resta; e também a Esfinge. Também há várias mesquitas na cidade e o Museu Egípcio, com muitos artefatos históricos incluindo artefatos encontrado na tumba do Rei Tutankhamun, bem como sua máscara dourada.

Foi um grande sonho andar de camelo pelo deserto e ver de pertinho as pirâmides, porém foi um lugar cheio de dificuldades, ou melhor uma aventura cheia de desventuras.

Em uma cidade tão grande você pode imaginar o caos que é o transito. Aqui também cavalos, carroças se misturam com carros, ônibus, caminhão, moto, e todas as outras coisas possíveis. Dá um medo terrível atravessar a rua (mas vou contar que uma vez que você adquire essa habilidade, vai notar que é muito útil em outros lugares como no Vietnã). 

Cheguei no Cairo depois de uma das jornadas de trem mais longas da minha vida. Sabe aquela história de viagens de trem onde vendem de tudo por 12 horas seguidas enquanto você tenta relaxar e dormir? Então foi bem isso. Eramos as únicas mulheres no nosso vagão, e as únicas "ocidentais", para ajudar, o trem é como um ônibus vai subindo gente, não importa se havia lugar para sentar ou não. E lá fomos nós por 11 horas seguidas. Como eu estava sentada na poltrona do corredor quase não dormi. Saímos de Assuão (Aswan) por volta das 19 horas e chegamos no Cairo em torno das 8 da manhã. A cada parada um garoto gritava pelo trem inteiro todas as coisas que ele estava vendendo. Também a cada parada, o cobrador de ticket me acordava para pedir o ticket. Mas pera aí, era o mesmo cobrador, estávamos na mesma poltrona a viagem inteira e eramos as únicas turistas. Até a hora que eu perdi a paciência e disse "não me pergunte mais pelo ticket". Bom, e ele não perguntou. Quero recomendar que compensa pagar o ticket mais caro para você descansar. Caso contrário vá de avião.

Logo que chegamos no Cairo pegamos o metrô para tentar encontrar nosso hotel/albergue. Assim que entramos no vagão com nossas mochilas imensas todo mundo nos ofereceu um assento, logo notamos que em nosso vagão só havia mulheres acompanhadas. As outras mulheres não andam de metrô? Percebemos então que o metrô na cidade tinha um vagão só para mulheres. Recomendo o vagão, pois ajuda a evitar assédios de qualquer tipo (embora não tivemos nenhum problema no outro vagão).

Aliás em termos de transporte público, recomendo que se use metrô e taxi (e esse com cautela), só pegue um ônibus se você quiser uma aventura extra. Por algum motivo não li essa pagina no meu Lonely Planet e tentamos pegar um ônibus para as Giza,  para ver as Pirâmides. Levamos cerca de 40 minutos para achar um ônibus e mais 4 horas em um ônibus lotado até Giza, quando chegamos o motorista disse, "não não fiquem no ônibus, seu ponto é o próximo."Assim que chegamos no próximo ponto ele nos cobrou a mais e ainda trancou a porta e só sairimos se pagassemos a quantidade de dinheiro que ele queria. Ou seja EVITE OS ÔNIBUS. A pior parte, passamos esse estresse, e assim que chegamos na entrada das pirâmides, adivinhe? Já tinha fechado pelo dia. Decidimos então andar um pouco para achar algo para comer. Depois pegamos um táxi para a Estação de Metrô de Giza e de lá seguimos para nosso albergue.


Nosso Albergue chamava-se Dahab e não recomendo. Embora esteja bem localizado, é um lugar meio sujo, cheio de gatos andando pelo lugar. Como eu não havia dormido no trem, precisava de uma boa noite de sono para enfrentar as pirâmides no dia seguinte.

Porém, meu sono não foi dos melhores, levei uma picada de algum inseto no braço no meio da noite, que me deu uma reação alérgica terrível e ainda por cima inchou e doía terrivelmente. Para piorar passei a ter um desconforto gástrico, e passei o resto da noite indo ao banheiro.

No dia seguinte as coisas prometiam melhorar. Acordamos e pegamos o metrô para Giza, de lá procurariamos um taxi para as Pirâmides. Assim que saimos da estação todos os taxistas queriam estorquir a gente, e um rapaz se aproximou e disse: "estou indo na direção das pirâmides e levo vocês até lá perto, os taxistas vão cobrar demais, vamos de ônibus". Muito simpático o moço, nos falou qual van/onibus pegar e foi com a gente até a maior parte do percurso, até que ele perguntou "vocês vão andar de camelo?" dissemos que gostariamos mas que iamos primeiro comprar o ingresso e andar por lá. Ele disse que sabe que é comum os egípcios cobrarem muito mais de turistas, mas disse que amava o país dele e queríamos que fossemos embora com uma boa impressão do povo. O passeio dos camelos deveria tecnicamente ter preço fixo, já que é estipulado pelo governo, mas como vocês podem imaginar, as coisas não são bem assim.

Ele disse que nos levaria até os camelos, pois se comprássemos um ticket para entrar sem acompanhamento egípcio, cada segurança que nos parasse dentro da região das pirâmides ia exigir mais dinheiro (saco... estava cansada da extorsão constante). Você tem de checar as condições dos camelos e discutir o preço do tour e por quanto tempo. Fizemos isso.. e concordamos o preço. O rapaz disse: Não! E falou o seguinte para o "cameleiro" "essas moças são minhas amigas, você vai fazer um preço melhor para elas, esse é muito caro, e depois do tour você vai levá-las até o ponto de ônibus e coloca-las no ônibus." Negociamos de novo, um preço melhor, promessa de nos levar ao ponto de ônibus e ainda disse "não pague mais do que tanto no onibus (não lembro o valor, vou chamar de x)." Teriamos de trocar de ônibus uma vez, até chegar na estação de metro.

Aqui o sonho começa a se tornar real, fomos na nossa jornada até o pé de uma das pirâmides - são várias. É de tirar o ar, pensar que você está ali. Lugar que viu tantas vezes nos livros, e ouviu falar dos mistérios de como foi construído e etc. O guia explicou um pouco sobre a região, e nos levou até a esfinge. Cada vez que desciamos do camelo ele dizia "não fale com ninguém". Logo que chegamos na esfinge um menino se aproximou e disse "Ah vocês estão com o Hussein? Ele é meu tio... venha venha..." e saímos correndo atrás do garoto, ele explicava as coisas, tirava foto, e dizia "andem andem, vai fechar em 5 minutos" corremos igual duas loucas. No final ele queria dinheiro, quando dissemos que não ele saiu furioso. Saímos da esfinge e contamos a Hussein o ocorrido e ele disse "eu disse para não falar com ninguém, se a próxima pessoa disser que é meu irmão, meu pai, meu filho... ainda assim vocês não falem com ninguém". Risos.. tá certo, somos mudinhas nos camelos. Bom, isso tudo foi um scam, tem outros, os mais comuns é alguém pedir para ver seu ticket e depois tomar o ticket de você e começar um tour. Não tente subir nas pirâmides, é proibido e perigoso, o segurança pode tomar alguma atitude e te cobrar uma taxa a mais.

O Hussein (cameleiro) disse que acreditava que tudo aquilo foi construído por extraterrestres.  A região das pirâmides é uma necropolis, espécie de cemitério, onde os nobres eram enterrados, incluindo três faraós - Khufu, Khafre e Menkaure. Quando fui não era possível entrar dentro das Pirâmides. Também ouvi que a Esfinge está sendo destruída por dentro, depois de tantas tentativas de reconstrução há um problema estrutural por dentro dela.

O rapaz nos levou até o ponto de ônibus depois, sem cobrar nada extra, mas assim que subimos na van adivinha? O motorista queria nos cobrar o dobro do valor, pedimos para descer falamos que não pagaríamos. Andamos até o ponto onde pegaríamos o segundo ônibus, e um grupo de adolescentes se aproximou, queriam conversar, disse que iam a estação de metrô também. Inclusive pagaram o primeiro ônibus para a gente, estavam sendo gentis. O ônibus porem quebrou no meio do caminho e lá fomos nós de novo. Conversaram com a gente até a estação e de lá seguimos para nosso albergue, para pegar nossa condução para Dahab, no mar vermelho, nossa próxima parada.

A verdade é que ser turista sem grupo no Egito não é fácil, na cidade do Cairo ainda mais difícil. O dinheiro extra que te cobram é irrisório, porém é a falta de ética que acaba incomodando. Se puder estar acompanhada por um local, melhor ainda. Achei visitar as pirâmides imperdível. E embora eu tenha ficado doente, foi por puro azar, já que minha amiga não teve problema nenhum.

Um comentário:

  1. Nossa...e eu que achava que pegar táxi em Buenos Aires era uma aventura. Perto do Egito, lá é bem tranquilo. Acho q vou levar mais um tempo para programar minha viagem para o Egito. Mto chata essa situação.

    ResponderExcluir