quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Turquia: Capadócia & Pamukkale



De Istambul eu peguei um ônibus noturno até Gӧreme, na região de Capadócia.

Os ônibus na Turquia são bem confortáveis, possuem uma espécie de atendimento de bordo, me serviram jantar e depois outras bebidas. Tinha televisão também. O ônibus faz algumas paradas em rodoviárias durante a noite;  eu desci algumas vezes. Vale lembrar que na Turquia grande parte dos banheiros são os famosos banheiro turco (aqueles sem vaso sanitário, mas com uma peça de porcelana onde você fica de cócoras). Grande parte deles também não tem papel higiênico já que usam um baldinho com água como modo mais popular de se limpar, desse modo traga o seu próprio papel. Eu tenho o costume de comprar vários pacotes de lenços de papel.

Cheguei a Gӧreme bem cedo, e já com reserva de um albergue com café da manhã incluso e um quarto dormitório de 6 camas (que inclusive era dentro da uma caverna/chamine, Dream Cave Hotel, 7.53 euros por noit). Conheci uma Canadense no ônibus e como ela disse que não tinha reserva iria comigo ver meu albergue.

Gӧreme é pequena e rapidamente você já vê as famosas formações rochosas da região. Achei bem interessante. As pedras dessa região são tufo calcário, e são macias e porosas, e desse modo o desgaste pela erosão é grande, por isso se você tiver a oportunidade vá a Capadócia, já que um dia toda aquela formação deixara de existir.

Uma vez no albergue conheci uma garota da Malásia (viriamos a nos tornar grandes amigas) e ela disse que estava lá a quase uma semana e ia embora no dia que cheguei. Tomamos café da manhã juntas, e daí ela disse “bom já que vocês chegaram e vão ficar por aqui, vou ficar mais uns dias”.

Gӧreme tem um Museu A Céu Aberto (Open Air Museum), bem interessante e merece uma visita de pelo menos 2 horas. O museu é um antigo monastério bizantino, e desse modo há algumas capelas dentro das cavernas com pinturas, uma delas dedicada a São Basilico, um dos santos mais importantes da Capadócia.

 De Gӧreme também há vários tours para outras cidades na região. Os três tours mais populares são o azul, vermelho e verde. Fiz somente um, o verde (green) e recomendo bastante, já que o tour cobre grande área geográfica e seria muito difícil faze-lo de modo independente. Muita gente legal está no tour também, almoço incluído e uma boa caminhada. Também fomos a uma das cidades subterrâneas da região. Recomendo bastante, vale lembrar que você estará no subsolo então para os claustrofóbicos esse não é o melhor dos tours. Depois fomos para outro antigo monastério. O lugar na verdade é uma dezena de pequenas escaladas, e acabamos definindo que era o “playground para adultos”. Todo mundo se divertiu bastante.

Ali mesmo na cidade há 30 minutos ou 1 hora de caminhada você chega ao começo de uma trilha que vai terminar no Love Valley. Nessa região as formações são um tanto diferentes, elas têm formatos de Grandes Cogumelos ou outras coisas mais, dependendo da sua imaginação. Dá para alugar bicicletas para ir até lá ou fazer como parte de outros tours.

Gӧreme tem alguns pequenos restaurantes, que servem de comida tradicional até um gostoso hambúrguer. Achei os preços bem razoáveis um pilav (arroz) custava em torno de 1 euro. 

Não fiz o passeio de balão mas quem fez disse que é lindo.

De Gӧreme fui com a garota da Malásia para Pamukkale. Pegamos outro ônibus noturno. Como eu estava muito cansada acabei dormindo rápido, porém de repente levei um susto muito grande. Acordei no meio da noite com todo mundo do ônibus gritando. A menina do meu lado tinha desaparecido e o ônibus já estava em movimento. Quando percebi o motorista estava saindo com o ônibus e tinha deixado minha amiga, alguns outros passageiros e a atendente de bordo na rodoviária.

Viajamos mais algumas horas e do nada a atende perguntou quem ia a Pamukkale, e disse que desceríamos na próxima parada. Ficamos meio assustadas, pois o ônibus parou no meio do nada, e um senhor disse que era para entrarmos em uma van que ia nos levar a Pamukkale. Isso na verdade é bem comum na Turquia. O ônibus faz uma parte do percurso e você continua o resto de van, mas eu só ia descobrir isso mais para frente.

Pamukkale (ou castelo de algodão) é uma cidade que tem sido usada como spa desde o segundo século antes de cristo (AC), a água das termas tem um grande conteúdo mineral especialmente calcário. A aparência branca de Pamukkale se deve a reação da águas quentes com o carbonato de cálcio. O lugar é patrimônio mundial da Unesco.

Pagamos 50 euros para fazer um tour com almoço incluso, passeio até uma nascente das águas termais, entrada as piscinas, e um tour pelas ruínas romanas de Hierápolis, e ainda tinha o opcional de 1 hora nas piscinas termais. Na verdade achei caro, mas como eu estava cansada não queria tentar descobrir como ir de a para b e só ia ficar em Pamukkale durante o dia, pois pegaria um outro ônibus noturno, dessa vez de volta a Istambul.

Confesso que fiquei desapontada, as piscinas estavam vazias e não pareciam em nada como as das fotos que eu tinha visto antes de ir lá. A parte das ruinas romanas foi interessante e o almoço razoável.

Descansamos um pouco e depois segui em outro ônibus noturno para Istambul onde eu ficaria mais uma noite e retornaria a Londres.

Outros passeios pela Turquia

Éfeso é uma cidade grego-romana, e por muitos anos foi a segunda maior cidade do Império Romano, há muitas ruinas pela cidade inclusive a Biblioteca de Celso, que está ainda bem conservada.

Bodrum é um porto na região sul da Turquia, famosa por suas lindas praias, consideradas uma das mais bonitas do mundo.

Um comentário:

  1. Esse é um dos lugares que mais tenho vontade de conhecer.... vou compartilhar seu blog no meu... Beijos...

    ResponderExcluir