quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Bélgica - Bruxelas, Antuérpia, Bruges e Guent

 Em 2007 fui encontrar alguns amigos em Paris e depois segui sozinha para a Bélgica e Holanda. Nessa viagem fiquei somente 2 dias em Paris, e isso não é nem de perto o suficiente, porém como eu já havia estado em Paris outras vezes e contarei isso em um post mais detalhado outro dia.

Meu passeio começou em Bruxelas, na Bélgica. Cheguei meio desempolgada pensando em ir a Brugges o mais rápido possível. A estação de trem era imensa e eu não conseguia entender os mapas da própria estação. Finalmente achei a saída e para meu choque logo na porta tinha um homem fazendo as necessidades na calçada, tinha um grupo de garotos sendo roubados por um trombadinha,
a maior sujeira e pessoas esquisitas. Imagina a impressão que eu fiquei? Depois disso andei um tempinho até achar meu albergue, na área árabe da cidade.

Bom finalmente ia começar meu passeio. O centro de Bruxelas é uma graça, com a praça principal e o prédio da prefeitura, e é ainda melhor caminhar comendo um delicioso chocolate belga, e talvez curtir uma boa cerveja no fim do dia (ou durante o dia!!). A cidade tem muitos museus incluindo o museu de instrumentos musicais, de ciências naturais e o Magritte Museum (museu de artes) e uma imensidão de jardins. Outra sugestão é um passeio até Atomium, uma estrutura de ferro em formato de átomo aumentado 165 bilhões de vezes.

Eu aproveitei para ir ver a sede da União Europeia, mas naquela época, em 2007, não tinha nada além de um grupo de prédios. Atualmente foi inaugurado o Parlamentarium dentro do centro de visitas do Parlamento Europeu. Lá você faz um tour virtual e aprende um pouco sobre cada membro da União Europeia.

No dia seguinte segui para Bruges. A cidade é considerada a Veneza do Norte, com os seus canais que um dia levavam ao mar e ruazinhas medievais. O centro histórico é uma graça, e ainda é considerado Patrimônio da Humanidade. A cidade ainda tem uma obra de Michelangelo na Igreja de Nossa Senhora - a estatua da Virgem Maria com criança.






Ainda fiz uma parada em Gent, como cheguei tarde não consegui entrar no castelo. A região mais badalada da cidade ainda é onde estão as ruazinhas medievais, e a vista do que era para ser o antigo porto da cidade, que tem uma vista da igreja ainda é considera umas das vistas mais bonitas

Minha útlima parada da Bélgica, Antuérpia, a cidade dos diamantes, 80% dos diamantes do mundo fora são polidos na cidade, porem não consegui achar o museu dos diamantes, e eu estava cansada demais, deixaria para ver os diamantes em Amsterdã.

Ainda em Antuérpia passei por uma feira local da cidade e adivinhem? O Waffle belga continua delicioso e os chocolates belgas então, nem se fale, porém na feira encontrei uma iguaria que não esperava: coração de frango, sim isso mesmo, eu nunca tinha visto isto antes pelas minhas andanças européias.


Antuérpia está na região dos Flandres (alias Bruxelas e Guent também estão), e ficou famosa pelas obras de Rubens (pintor). A região do Flandres foi disputada pela Franca e Inglaterra na Guerra dos Cem Anos. E por muitos anos o porto de Antuérpia foi um dos mais importantes da Europa, e está somente a 88Km de Roterdã (Holanda, minha parada seguinte...).



Um comentário:

  1. Achei o blog organizado ,fácil de encontrar as informações,bonito com fotografias legais.Se o objetivo do blog é ensinar viajar sem gastar muito seria interessante ensinar também com se alimentar em lugares distantes sem ficar doente.Por ex: em tal pais não tomar água da torneira ,só mineral.etc etc etc. Coisas que só você pode saber.Outro ex:ler o jornal antes de viajar para o Egito e ir passear na praça Tahir kkkk.Parece bobagem mas pode ser muito útil .bjo tia Titina

    ResponderExcluir