terça-feira, 6 de novembro de 2012

Noruega: Balestrand - Leikanger - Myrdal - Voss



Segunda parada era Leikanger, uma vila no meio do Fjords. Mas antes um pequeno passeio pela Fjords.

O terceiro dia não estava nada bonito, e embora fosse final de verão não estava mais do que 10C.
 
Fui de balsa até Balestrand, uma cidade famosa pelos seus 2 mil km de estante de livros, pelas geleiras e pelo interesse de artistas em suas belas paisagens. Curiosamente na frente de quase todas as casas há uma estante com livros e um caixinha para você depositar dinheiro em troca do livro que você quer. Geralmente são livros usados, você deposita 10 koroas norueguesas (equivalente a 30 reais) na caixinha e vai embora.
  
De Balestrand tem um ônibus que vai até á geleira, mas antes para em um museu. Para minha surpresa embora a Noruega seja um país desenvolvido, em 2007 não se achava caixa eletrônicos para sacar dinheiro em abundância, eu podia contar nos dedos quantos havia visto em Bergen. Achei que quando chegasse a Balestrand ia poder sacar dinheiro, porém para a minha surpresa não havia nenhum e eu não tinha dinheiro para pagar a viagem até a geleira. O cobrador da balsa falou para mim que o passeio era imperdível e além do que o que eu faria pelas próximas 3 horas até o horário da balsa até Leikanger? Lá é tudo organizado desse modo Balsa Bergen – Balestrand – passeio em Balestrand – balsa Leikanger e outros pontos. Eu iria então esperar. O cobrador insistiu e disse que pagaria o meu passeio, eu disse que não podia aceitar, ele disse que eu não poderia perder, por fim ele falou ao motorista do ônibus que me levasse de graça e uma vez no museu antes da geleira eu passaria meu cartão lá para sacar dinheiro.  Eu mal podia acreditar. Fiquei tão feliz.

O museu mostra um pouco da cultura local e tem até um filminho interessante para ver. A outras atrações da cidade são o Aquário de Songnefjord, um antigo hotel e igreja.

As geleiras ficam no parque nacional de Jostendal. A maior geleira da Europa. Não fiz uma passeio que incluísse escalada, só um pedacinho da geleira. Tudo lindo demais... cachoeiras para todos os lados. Lógico que a tapada aqui, resolveu fazer graça e acabei colocando meu tênis inteiro dentro do rio de água das geleiras. Imagina a temperatura agradável.

Depois do passeio segui para Leikanger onde fui hospedada por um jovem casal que serviu café da manhã e almoço, e ainda me levou para fazer trilha, colher cogumelos (não não nada tóxico, simplesmente um tipo de champignon), pescar, colher pêssegos e fazer geleia. Ainda pude ver de perto as casas com telhado de grama (que é um método térmico para manter a boa temperatura dentro de casa). Foi bem legal.

No dia seguinte segui para Faejerland, que é o mais estreito dos braços dos Fjords de Songdal. O passeio é quase místico, e em alguns lugares é tão estreito que o barco quase chega a tocar nos fjords. Eu sentei e resolvi que só apreciaria aquela paisagem fantástica. Cheguei então a Flam, de onde pegaria o mais místico dos passeios de trem. O Flamsbana é um trem antigo que vai de 0 a 800 metros de altura. A viagem é demais, e ainda para em uma cachoeira gigante no meio do caminho. Terminei o passeio em Myrdal no topo dos fjords. O tempo estava frio e dava para ver o gelo e a neve em volta, bem perto. Segui para Voss, capital dos esportes aquáticos, mas só dei uma volta, pois seguiria de trem de volta para Bergen. E o passei de trem também mais uma vez era maravilhoso. Embora você deva estar pensando, que exagero, é tudo maravilhoso? Sim... eu sentava na janela do trem e ficava suspirando “Ai que lindo, ai que lindo”!
 
Cheguei a Bergen a noite, me hospedei na casa de outra pessoa, era bem na linha do ônibus para Haugesund, na manhã seguinte peguei o ônibus para a direção errada, e no fim tive que pegar um taxi para me levar de volta ao primeiro ponto, e por 2 minutos não perdi meu ônibus para Haugesund, se tivesse perdido estaria na Noruega até hoje, já que não teria dinheiro para acomodação e um novo voo. Não que seria terrível (haha) povo bonito, educado, país desenvolvido e paisagens deslumbrantes.



  
Só gostaria de mencionar que há dezenas de outras cidades, atividades e cruzeiros para se fazer nessa região, principalmente durante o verão Europeu. Eu obviamente não tinha mais do que 5 dias e nem muitos recursos, mas definitivamente recomendaria.

 Um link com descrições em inglês da região http://www.lustertourist.com/pdf/sognefjord%20-%20english.pdf




Nenhum comentário:

Postar um comentário