quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Croácia: Dubrovnik


Vou contar para vocês um pouquinho da minha viagem para Croácia. O roteiro programado era Dubrovnik - Elaphiti Islands – Miljet – Hvar – Bol – Split. Dessa vez eu fui com uma amiga. Adoro viajar sozinha porém detesto ir a praia sozinha.

Passei vários anos pesquisando e olhando as fotos da Croácia com aquele olhar de um dia vou lá. Valeu a espera. Embora não seja um destino popular é um lugar super bacana. Pessoas que falam pouco inglês mas fazem de tudo para te agradar, e adivinha? Até conhecem as novelas brasileiras (são exibidas por lá com legenda em croata e para a minha surpresa a senhorinha dona do meu albergue era apaixonada por Antonio Fagundes).

A Croácia ainda é um destino bastante em conta, em com várias boas opções de restaurantes e albergues e hotéis. E diz a lenda que a Croácia tem o mar mais azul visto do espaço.

A jornada dessa viagem começou como tantas outras. Ida para o aeroporto, na noite anterior uma vez que meu voo era 07h30min da manhã, cheguei ao aeroporto 01h30min e tentei dormir por lá. O que dessa vez não consegui devido a minha ansiedade, porem quando entrei no avião, o cansaço era tanto que dormi todas às 3 horas.

Dubrovnik eh uma cidade famosa pela sua "cidade velha" murada, localizada ao sul da Costa da Dalmatia conhecida como a perola do Adriático, hoje patrimônio mundial da Unesco, o que atrai uma imensa quantidade de turistas. Desde e a época medieval a cidade era centro do comercio marítimo, e chegou a ser capital da Republica da Ragusa.

A cidade murada eh um encanto. Um daqueles lugares pelo qual você anda e pensa como eh que o povo medieval vivia por ali. Tudo eh muito cuidado, porem em 1991 a cidade foi bombardeada pelas forcas militares de Montenegro e Servia (as forcas militares tinham razoes meio dúbias para envolver a cidade croata na guerra dos Balcãs, porem depois de uma reação local, que levantou a moral croata, os militares expulsos, e a cidade reconstruída - não vou me aprofundar nesse tópico).

As lojas e restaurantes dentro da cidade murada são mais caras (alias tudo em Dubrovnik me pareceu ter um preço salgado). Uma curiosidade é que as lojas dentro da cidade murada não podem ter grandes letreiros, conclusão tudo possui um nome pequeno, e geralmente nos vidros.

Quando cheguei a Dubrovnik, depois de uma das donas do albergue me pegar na estação de trem, fazia em torno de 35C (entenda eu sai do 15C de Londres), então eu não estava com muito pique de ficar vendo a cidade velha. (nota: meu albergue era no topo do morro, e embora a descrição dizia "entre a cidade velha e o porto", não dizia que era no topo do morro, com muitas, muitas, muitas escadas para subir, ou descer). O albergue em si era uma casa com um puxadinho aqui e outro ali, porém reformado com uma aparência razoável. Fiquei em um quarto duplo. O banheiro era ok. 
A praia em Dubrovnik não é das melhores, é só um pequeno estreito de areia que fica bem cheio de gente. Se você alugar um carro de praias melhores na região.

No dia seguinte eu ainda estava na busca por uma boa praia, então fui de barco até uma das Elaphiti Islands - grupo de 3 ilhas próximas a Dubrovnik, uma delas, Lopud, um pequeno paraíso com 220 habitantes, tem uma praia de areia, Šunj-bay.


Para se chegar à tal praia você tem de atravessar um caminho de 2 km no meio do mato - exagero, uma vez que  o caminho é cimentado. A única outra forma de transporte é pagar uma taxa para ir ao outro lado em um carrinho de golfe, a única outra forma de transporte.

Quando cheguei à praia, não havia mais do que 20 pessoas. Uma paz infinita, águas rasas e límpidas, sem ondas. Porém com o passar do dia, essa tal paz acabou com a chegada de dezenas de barcos, cheios de turistas. As águas então límpidas começam a ficar meio cheia de lixo. Mesmo assim aproveitei tudo que pude. Uma caminhada de volta de mais 2km, chego a vilazinha, e volta a Dubrovnik no barco das 19 horas.

 No terceiro dias fui para Mljet, que uma ilha situada a 30 km de Dubrovnik, com um parque nacional que ocupa grande parte de seu território, e possui dois lagos salgados e um monastério beneditino do século 12. O lago maior possui uma profundidade de 46 m e o menor 29 m, e você atinge essa profundidade muito rapidamente. Os lagos são bem salgados (não sei se é correto dizer isso), porém ficou a sensação que os lagos eram de fato mais salgados que o mar.

No dia seguinte fui para Hvar Town, mas essa aventura conto depois...


Nenhum comentário:

Postar um comentário