sábado, 10 de novembro de 2012

Abençoados sejam os Romanos - Sul da França e Mônaco (Avignon, Nimes, Cannes & Nice)


Permita me explicar o titulo deste post. Abençoados sejam os Romanos que deixaram um legado em termos de história, cultura, arquitetura, e colaboram em expandir o latim. Durante a expansão e domínio do império romano pelo continente Europeu eles também  construíram diversos monumentos, aquedutos, templos e etc. Hoje o que restou desses monumentos é usado como atrações turísticas da Escócia até o Oriente Médio. 

 Essa curiosidade sobre o império romano sempre me leva a algum lugar, e desse modo comecei minha viagem pelo sul da França em 2010, não só pelos romanos, mas também para comemorar o fim do meu mestrado.

 Minha primeira parada foi em Nimes onde somente passei o dia.

Nimes possue o Maison Caree um antigo templo romano construído no período de Augusto, e hoje um dos bem mais conservados. Também a Arena de Nimes, um antigo anfiteatro romano também construído na época de Augusto, e foi remodelado e virou uma praça dos touros. A ultima parada seria o Jardines de lá Fontaine, um jardim com varias estatuas e fontes.

Bom, a arena de Nimes por fora é bastante impressionante pelo seu tamanho, por dentro é possível sentar  16 mil pessoas em suas arquibancadas, porém hoje não se usa mais para as touradas mas sim para shows e consertos, desse modo ela possue um teto movél e outras modernidades para adapta-la ao uso atual. Eu achei isso super triste, e embora seja possível visita-la por dentro eu não quis entrar em uma antiga arena para ver milhares de cadeiras e outras coisas usadas para shows. Então me contentei em andar em volta e sob os arcos do andar térreo.

Segunda parada o Maison Carree. O antigo tempo estava fechado para reforma. Aqui pela Europa quando vão reformar algo eles fecham as facadas com uma espécie de tapumes desenhados. Fiquei decepcionada, tudo o que me restava era entrar e pagar para ver um filminho de gladiadores no seu interior. Eu queria era mesmo ver o templo, então resolvi era seguir para o Jardines de Fontaine. Que de fato é bem bonito. Mas a essa altura eu já estava desapontada. Havia uma ruina no topo do morro, mas me deu preguiça,  mais a combinação sol escaldante + mochila. Resolvi então procurar o centro turístico para encontrar o ônibus para ir a Pont Du Gard, um antigo aqueoduto construído a cerca de 20 km de Nimes e Avignon, o segundo seria minha próxima parada.

Eu ja havia verificado o horário do ônibus para o Pont du Gard na internet, mas para a minha surpresa ele não existia mais, minha única saida foi pegar o trem para Avignon, e se tivesse sorte tentaria ver o Pont du Gard no dia seguinte antes de embarcar para Nice.

Avignon é uma cidade localizada na região de Provença, que foi morada dos papas durante o século 14 e 15, e sua construção mais famosa eh de fato o Palais des Papes (Palácio dos Papas). A cidade antiga eh murada, e possui algumas torres, uma "meia ponte" no Rio Reno e algumas vielas e belas construções.

Avignon chegou a ser a primeira província trasanlpine do Império romano. A cidade foi então disputada pelos Bunrgandies, Arles e Godos. A cidade só virou centro dos papas no século 13 quando foi escolhida pelo Papa Clemente V como sua residência. Essa escolha causou problemas com a igreja católica, mudando seu centro de Roma para Avignon. Foi usada pelos papas de 1309 a 1377, e pertenceu aos papas até 1791, quando durante a revolução francesa foi reincorporada de volta a Franca.

Como Avignon está nas margens do Rio Reno, cheguei a ler no albergue (que era em uma ilha no reno) que em caso de subida súbita das águas, uma sirene tocaria e que era para todo mundo procurar abrigo. O albergue parecia um prédio de escola, não é um bom lugar para conhecer outros viajantes. Meu quarto tinha 2 beliches, nada fora do padrão.

A cidade em si é bem charmosinha com suas ruas estreitas, museus, igrejas e estatuas. Naquela noite assiste a Inglaterra ser eliminada pela Alemanha sentada as margens do Rio Reno com a vista do Palácio dos Papas e uma dezena de alemães. Divertido divertido!

Dia seguinte de fato fui a Pont Du Gard de manhã. A construção é bem impressionante. São 50 km de aqueduto construído entre Nimes e Uzes. Hoje é parte do Patrimônio da Humanidade da Unesco e quinto lugar mais visitado por turistas na França. A ponte está localizada em um canyon e possui cerca de 49 metros de altura. Super bem preservada e aparantemente em termos de engenharia foi construída sem a necessidade de um mortar. Como eu não entendo nada disso não posso dar uma explicação mais detalhada, mas vale a pesquisa para quem estiver curioso.

De volta a Avignon peguei um tgv para Nice, onde então passaria mais 3 dias e visitaria a tão famosa Riviera Francesa.
 
Nice é de fato bonita, a cidade antiga como todos os outros lugares é cheia de pequenas vielas e construções bonitas. A cidade é a quinta maior da França e a maior da Riviera, então nãoo tem nada de pacata. E o modo mais fácil de conhecer a cara riviera francesa, usando Nice com ponto central. A cidade fica a 30 minutos de ônibus de  Mônaco. O percurso ate Cannes é mais demorado uma vez que para em Antibes e outros lugares. Me levou 2 horas, mas custou somente 1 euro. O trem leva 30 minutos e custa 6 euros. Hahahahah De olho na economia.

As praias são todas de pedra. Praia de pedra tem seus benefícios nao enchem o bikini e a canga de areia, porém fica sempre a sensação de forno do calor refletido pelas pedras. Todas as praias possuem duchas gratuitas, o que eu adorei.

Mas acabei mesmo curtindo praia em Cannes, onde fui por dois dias seguidos. A cidade é bem bonitinha e as praias são de areia. Fiquei na de frente para o Palácio dos Festivais onde ocorre anualmente o Festival de filmes de Cannes.

O que mais me impressionou na cidade foi a marina. Os yatches que vi por lá eram de deixar de boca aberta. Os cassinos não possuíam nenhuma fachada impressionante, como os cassinos de Monte Carlo (ou até mesmo os de Nice). Mas mesmo assim achei a cidade agradável.

No dia seguinte fui a Mônaco. Mônaco é um lugar encantador. Pois é um principado de somente 2 km quadrados. Também possui uma marina bacana. A cidade é bem cuidada e os prédios dos Cassinos é de deixar qualquer um de boca aberta. Para os fãs de Formula 1, é uma emoção sem igual andar pelo percurso de rua e pelo tão famoso túnel.


Um comentário:

  1. Clarissa, ë interessante como vc não só faz a viagem como relata a historia do local tão bem, não sei se ja tinha visto isto em algum blog com todos esse registros, muito bom , Abraço

    ResponderExcluir