segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Portugal: Porto, Guimarães e Braga em 3 dias

Por um fim de semana em 2010, fui conferir a terra de nossos colonizadores. Deixando o preconceito e as piadas de portugueses de lado, achei o pouco que vi muito encantador.

Para o pessoal que conhece o sobrenome Miragaia, Gaia é um bairro do outro lado do Rio Douro (ainda parte do Grande Porto), e uma pequena porção de casinhas do lado oposto possui o nome de Miragaia, que significa o local de onde se vê Gaia.

Gaia é a região onde estão as caves, que é onde produzem o famoso vinho do porto. Visitei uma delas, a cave de Calém e aprendi um pouco sobre como fazem os vinhos e um pouco sobre as uvas. Parte por parte, as uvas são produzidas a mais ou menos 80 km de Porto, as raízes das plantas são americanas, pois as raízes europeias não são resistentes a um tipo de praga, que da por aquelas regiões. Então eles levam as raízes dos Estados Unidos e "conectam" as plantas europeias.

A terra da região é de xisto.  Aparentemente, terras com xisto no solo não servem para plantar quase nada, porém para aquela região é ideal, e ajuda manter o solo na temperatura ideal durante o dia e a noite.

Bom, vi uns tanques que cabem 60 mil litros de vinho e são feitos de uma madeira que vem da França. A madeira é excelente e impermeável, então no ultimo século quando Porto sofreu com algumas enchentes, as águas invadiram as caves de Calém, porém os vinhos que estavam nos tanques não sofreram nenhum tipo de contaminação. Outra coisa, quando vão limpar o tanque, para remover restos de fruta e etc, mesmo com o tanque vazio, o álcool ainda está impregnada dentro do tanque, e a pessoa que limpa precisa usar mascara para não se intoxicar (o álcool no  vinho de Calém eh de 20%). Vale lembrar que várias caves tem entrada gratuita, incluindo a Calém, você provavelmente vai entrar em um tour guiado com hora marcado. As mais populares são: Taylor, Calém, Graham's.

Depois de ouvir sobre vinho, uva e em quanto tempo consumir o seu vinho aberto, era hora de finalmente provar o vinho produzido lá, que por sinal era delicioso. Me empolguei tanto que comprei 3 garrafas. Passei o resto do dia andando com 3 garrafas na mochila, subindo e descendo todas as ladeiras, até que lembrei que eu não poderia entrar no avião com as garrafas, pois só possuía mala de mão, com limite de 100ml para líquidos, cada garrafa tinha 375 ml. Acabei deixando de presente para o pessoal do albergue, porém tive que tomar uma das pequenas garrafas e como bebi muito rápido não sei nem como cheguei ao aeroporto.

O centro de Porto é compacto então dá para fazer todo o centro caminhando, porém é um pouco cansativo visto que a cidade está em um morro. A vista do Rio Douro e das outras pontes que ligam a cidade de um lado ao outro é bem bonita principalmente a da ponte de ferro D Luis I. Assim como a Catedral Porto Sé, do século 12 ou 13 e que recebeu uma reforma no estilo barroco 500 anos depois. Outros pontos que recomendo é o Palácio da Bolsa, Estação de Trem São Bento, a Igreja São Francisco e a Torre dos Clérigos.

Porto é um lugar tão simpático que vale a pena simplesmente andar pela cidade admirando seus antigos prédios e vielas saindo de qualquer ponto da Praça da Liberdade. Há um Posto de Turismo na Praça Dom João I. Se você cansar talvez valha a pena pegar um daqueles ônibus turísticos, que custam em torno de 20 euros, mas percorre longas distâncias e ainda te da direito a um passeio de  barco no Rio Douro.

Também aproveite os 3 dias de Porto para fazer um passeio rápido a Braga e Guimarães. Ambas as cidades são acessíveis de trem ou ônibus. Eu peguei um trem de Porto a Braga e depois um ônibus de Braga a Guimarães, pois era mais pratico que o trem e de Guimarães um trem de volta para Porto. Tudo isso me custou em torno de 2,15 euros por cada jornada.

Porto tem boas opções de restaurante para todos os bolsos. Eu jantei uma noite em um pequeno restaurante em uma das vielas no centro. Lembro de comer arroz, peixe, salada e fritas por algo com 10 euros. Achei barato e a comida gostosa. Aqui você também acha os famosos fast-foods com preços baratos.

Acomodação na época fiquei no Andarilho Oporto Hostel. Paguei 17 euros por noite em quarto misto para 6 pessoas, com banheiro no quarto e café da manhã incluso. Na época o recepcionista que preparava o café de acordo com o momento que ele tinha vontade, ou seja se você acordou com pressa já era. Outra coisa é que embora o hostel seja em um lugar movimentado durante o dia e perto do metrô, de noite eu achei meio perigoso, já que não tinha movimento nenhum. O recepcionista também parecia não ter muito respeito por aqueles que queriam dormir já que ficava tocando música alta até de madrugada. Desse modo não gostei da minha estádia nesse albergue. Como isso aconteceu em 2010 talvez tenha melhorado.

Para mais informações o link oficial da cidade com informações sobre turismo e atrações culturais. Clique aqui

Guimarães

Guimarães é uma pequena cidade no Distrito de Braga, embora pequena Guimarães teve um papel histórico fundamental pois é onde Portugal começou.

O centro da cidade é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade. E um pequeno passeio por suas ruas com monumentos e jardins encanta a qualquer um. Vale lembrar que não é só de passado que vive Guimarães, a cidade foi escolhida a Capital Europeia da Cultura em 2012.

Passeios em Guimarães inclui: Castelo de Guimarães, Palácio dos Duques de Braganza,

Penha Mountain, Teleférico da Penha, Largo da Oliveira, Igreja da Oliveira, Padrão do Salado e Casa de Sezim (5km da cidade).




Braga

Braga é a mais antiga cidade portuguesa, e foi fundada ainda nos tempos romanos.  É também uma das mais antigas cidades católicas do mundo, desse modo há várias igrejas estão espalhadas pela cidade, inclusive o Santuário do Bom Jesus no alto de uma colina.

Vale dar uma andada pela cidade incluindo a Praça da República, um bom lugar para tomar um café ou somente observar o vai e vem das pessoas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário