sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Croácia: Supetar, Bol e Split



 De Hvar Town pegamos a balsa para Supetar na ilha de Brac, onde está a famosa praia de Zlatni Rat em Bol.

Supetar é um pouco diferente de Hvar, é bem mais família, sem grandes resorts; possui uma praia calma na baia da cidade. Algumas opções de alimentação e vários pequenos mercadinhos.

Ficamos em um confortável albergue (Villa Sunce, 15 euros por pessoa por noite em quarto twin com café da manha incluso), quarto duplo com banheiro. Os donos eram croatas que moraram na Alemanha, então os inglês não era o idioma falado aqui, porém a senhorinha dona do hotel era uma fofa e queria falar comigo de qualquer jeito e deixou a filha a cargo das traduções; a senhorinha sabia tudo de novelas brasileiras inclusive a favorita Rei do Gado e o lindo do Bruno Mezenga. :)  Como eu havia dito em outro post as novelas brasileiras são exibidas na Croácia com legenda em croata.
 
No dia seguinte alugamos uma motocicleta para ir para o outro lado da ilha e ver Bol. Aqui tem bastante opção de alugar quadriciclos e motocicletas. Lembre-se que segurança é primordial e ninguém quer se acidentar durante uma viagem, então usar capacete é necessário e dirigir com calma pela serra também.

Bol é um pequeno vilarejo, com uma famosa praia chamada Zlatni Rat. Essa praia é um lugar diferente e em constante mudança devido as fortes ventos, o que torna o lugar ideal para a prática de kite surf e Wind surf. A praia em si é em formato de lingueta, de pedras, com uma água de um azul lindo, porém gelada, e fica super fundo em questão de metros, desse modo acabamos não ficando muito.
 
No dia seguinte seguimos em um barco para Split, e como a distância é de somente 18 km estávamos em Split em 30 minutos.

Split é a segunda maior cidade da Croácia. A cidade é antiga e interessante, construída em torno das ruinas do Palácio romano do Imperador Diocleciano construído em 305 DC. A região central é Patrimônio da Humanidade da UNESCO. A cidade também é o centro cultural da Croácia desse modo tem várias opções de museus, música e esportes.

As ruinas do palácio você consegue ver em torno de 2 ou 3 horas. Andar por ali e tomar um sorvete são um bom passeio. Não deixe de ver a estatua do bispo Gregório de Nin (eu vi muita gente tocando os pés dele, aparentemente para dar sorte).

Ficamos em um albergue fora da cidade (Hostel Adria, 20 euros por noite por pessoa em quarto dormitório com 4 camas), bom lugar para conhecer outros viajantes, café da manhã incluso, dormitórios limpos e arrumados e de frente para o Mar. Aqui não há uma praia em si, mas um deck.

Ficamos por ali 2 dias e depois voltamos para Londres.

Se tiver mais tempo pela Croácia não deixe de conferir Zadar e o lagos de Plitvice.

Como chegar a Croácia:
Voos da Easyjet para Dubrovnik e Split e da Ryanair para Zadar ambos saindo de Londres.
Split fica a 18km de Brac e 49km de Hvar.
Há algumas opções de como ver o país, você pode alugar um carro e ver toda a costa, ou pode pegar um cruzeio de Dubrovnik a Split e vice-versa, há também cruzeiro para os mais jovens recheados de festas. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário