sexta-feira, 1 de março de 2013

Egito: a jornada para Dahab

Estou ensaiando há meses para terminar esse post, mas até agora não tive coragem. Escrever o blog me faz reviver as experiências de viagem e algumas são muito legais, outras engraçadas, outras cansativas, e finalmente as experiências tensas, que é o caso deste post. Nem tudo foi fácil nessa viagem pelo Egito, e a viagem do Cairo a Dahab se provaria extremamente tensa e cansativa.

Depois dos dois dias no Cairo que não foram nada fáceis, estávamos ansiosas pela viagem para Dahab.

Dahab é uma pequena e charmosa cidade na Península do Sinai, banhada pelo mar vermelho, com acesso aos lindos corais da região para quem gosta de mergulho/snorkel, ou para quem gosta de ver os peixinhos chegarem bem pertinho.

No hotel/hostel que estávamos no Cairo, que também se chamava Dahab, nos ofereceram uns translado de van privativa do Cairo até Dahab, a viagem deveria levar em torno de 6 horas, o ônibus público intermunicipal leva 9 horas, e custava o mesmo preço. Como queríamos evitar o transporte público achamos que uma van com outros turistas seria a melhor opção. A van sairia as 10 da noite e chegaria em Dahab as 4 da manhã, mandei e-mail e deixei avisado na recepção do hotel em Dahab que chegaríamos no meio da noite e se alguém não podia nos esperar. Tudo organizado, vamos fazer a mala e esperar a condução.

Já erá quase dez da noite quando o motorista, um cara imenso de quase 2 metros chegou a recepção. Conhecido do rapaz que trabalhava ficaram papeando, ele foi logo dizendo que teve um longo dia e se estaria tudo bem que ele fosse fumar um shisha (um cachimbo de água) muito tradicional no Egito. Dissemos que não. Eu já fui logo perguntando "e os outros turistas?" e ele respondeu "não tem mais ninguém, são só vocês duas". Como é? Vou passar 6 horas em uma van pelo deserto com este cara só eu e a minha amiga. Uma sensação de pânico me foi dominando. Lembre-se que eu estava doente e não havia dormido na noite anterior, meu braço estava inchando devido a picada de alguma peste local, e eu estava desesperada por um descanso. Meu Deus e agora? vamos desistir da travessia? Olhei para a minha amiga e já fomos logo inventando uma história de que tínhamos marido, e etc etc... Combinamos que quando uma dormisse a outra ficaria acordada, tudo para evitar qualquer tipo de problema.

Logo nos primeiro 5 minutos da viagem, ele foi logo dizendo que estava trabalhando desde as 6 da manha e estava exausto e que precisávamos conversar a viagem inteira, a janela também estava bem aberta para deixar o carro bem gelado eu não podia nem reclamar já que se o frio o faria ficar acordado, que assim fosse.

Com 30 minutos de viagem, paramos em um comércio na estrada, ao lado do ônibus publico, e o motorista disse que precisava descansar por 15 minutos. Ele veio logo para o banco de trás da van e se esticou, os 15 minutos viraram 30 minutos e eu tive que dizer "acorda aí cara, precisamos ir!"

Eu não vou me prolongar muito, pois a viagem que deveria durar 6 horas levou 12 horas!!!!!! No fim o motorista estava tão cansado que teve que parar várias vezes, em uma das vezes ele parou na frente de um condomínio no meio do nada, quando foi sair percebeu que o pneu da van furou, e para trocar? Ele teve que procurar o porteiro do lugar para ajudá-lo. Como eu estava passando mal, eu tive que apressá-lo diversas vezes e assim foi.

A cada 1 hora, havia um posto da polícia, onde eles checavam passaporte. No último posto, já quase em Dahab o motorista avisou ao polícia "são duas estrangeiras, uma está doente, preciso chegar logo para ela ir ao hospital."

Quando chegamos no hotel, os recepcionistas disseram "estamos te esperando desde às 4 da manhã". No fim o cara era uma pessoa honesta, casado, tinha 2 filhos pequenos, e estava trabalhando tudo que podia para dar uma qualidade de vida boa para as crianças. É verdade que não podemos julgar ninguém, mas já tínhamos tido problemas no Egito, que estávamos sempre esperando o pior. E o principal, não é bom correr riscos desnecessários.

Ficamos tão cansadas da viagem que iriamos ficar só 3 dias em Dahab, ficamos 5! O hotel chamava Dahab Dorms, tinha um dormitório para mulheres, ótimo, limpo, com ar-condicionado, piscina, café da manhã incluso, de frente para o mar, por somente $6. Há também quartos privativos por algo com $9 (por pessoal para um quarto de casal).

É um lugar engraçado, tem muito Russo na cidade, então você acaba vendo várias placas e sinalização em russo! Há muitos restaurantes e grandes resorts por ali, com boas opções.

Para quem quer aprender a mergulhar, aqui há também muitos cursos de mergulho, oficiais da PADI (que tem sede no Egito), por preços em conta, e instrutores que falam vários idiomas.

O recife é literalmente 1 minuto da areia praia, o que eu achei bem legal. O mar é mais frio.

Ainda na região é  possível visitar o Monte Sinai e ver o nascer do sol que todo mundo diz ser incrível e visitar o mosteiro de Santa Catarina

Vizinho dali estão outras grandes cidades como Hurgadha e Sharm El-Sheik, de onde há voos internacionais e grandes resorts.

O descanso foi merecido, o lugar é de muita paz, mas da próxima vez vou de avião! 

Um comentário:

  1. O relato é tenso,mais como saber o que nos espera e o final foi gratificante.
    Parabens

    ResponderExcluir