domingo, 3 de março de 2013

Bolívia: Copacabana e a Isla del Sol

Uma vez que você cruza a fronteira entre Peru e Bolívia, muita coisa muda. O preço de quase tudo é mais barato, a qualidade de quase tudo é bem inferior. Em termos de segurança você também passa se preocupar mais.

Não se deixe abater pelas dificuldades de um lugar menos desenvolvido e pouco preparado para o turismo. A Bolívia tem seus encantos.

Chegamos em Copacabana em torno das 18 hrs, e nos ofereceram acomodação, no fim virou um rolo pois o quarto que nos foi oferecido estava reservado para outra pessoa, e queriam que fossemos para um outro hotel porém pagar mais. Depois de muita conversa ficamos naquele hotel mesmo. O lugar era bem grande o quarto razoável, o café da manhã era bom, com mais opções, e o banheiro e o quarto era limpo. Precisávamos de 2 noites de descanso em um lugar bom, sem ter de acordar super cedo e sair correndo em algum tour.

Descansamos e no dia seguinte fomos fazer o passeio da Isla del Sol no lago Titicaca. Lembre-se que está 3810 metros acima do nível do mar, e é o lago navegável mais alto do mundo, e fazer caminhadas por aqui é bem cansativo devido a altitude. Muita gente vem aqui e faz o passeio somente para a parte sul da ilha, onde não tem muita coisa. A parte Norte, em  Cha'llapampa, é onde estão todos os sites religiosos. É nessa ilha que a lenda da criação dos Incas surgiu, onde Viracocha o  deus criador, teve seus filhos Manco Kapac e Mama Ocllo. E na parte norte há uma pedra sagrada, onde diz que eles nasceram. A ruínas de Chincaca são bem conservadas e a vista de vários pontos da ilha são lindas. Aqui há ainda a mesa sagrada, a pedra do Puma, e o Museo do Oro, onde há vários objetos incas.

Na parte sul, em Yumani, há uma escadaria que te leva até a parte baixa da ilha, aqui você encontra a Fuente del Inca, algo semelhante a uma fonte da juventude, mas suspeito que se você beber a água daqui  vai possivelmente encurtar sua vida. Se você for se hospedar na ilha, a melhor parte é a parte sul que tem mais opções de acomodação e alimentação.

Se você vier no verão e pensar em nadar no lago, algumas pessoas falam que poluída outras falam que não. Quando você chega na ilha, tem de pagar um ticket de entrada, e diz que esta incluso tudo, porém a cada vilarejo que você chega, querem te cobrar de novo e são insistentes. Meu amigo foi fazer a caminhada do norte ao sul, e lá em cima quiseram cobrar ele de novo. Quando eu peguei o barco para ir a parte sul logo que chegamos vários locais vieram cobrar o valor do ticket. Porém havia um grupo de pessoas que estava hospedado ali, começou uma grande discussão e eu acabei não pagando nada. O problema desse lugares é que os locais acham que o turista são bancos ambulantes, e começa a ficar cansativo. Algumas pessoas gostam da ilha, algumas não.

 
Copacabana é uma pequena cidade, não tem muita coisa por aqui, além de algumas igreja, o que mais chama a atenção é a basílica em estilo Mouro. Achamos um restaurante que gostamos e jantamos lá ambas as noites. Uma sopa de entrada e peixe como prato principal, parecia ser o mais normal pelos restaurantes por lá.

Depois de 2 noites bem descansadas seguimos para La Paz. Mas conto isso em breve.
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário