domingo, 3 de março de 2013

Peru: Águas Calientes e Machu Picchu

Fique em Ollantaytambo várias horas esperando o trem. A cidade em si é bem pequena, e um entreposto de pessoas que pegam o trem ali ou saem do trem naquele ponto. 

Você pode pegar o trem direto de Cusco, porém as vezes o preço varia bastante, então é importante ficar de olho no website da PeruRail.com. Eu comprei o meu com bastante antecedência e custou US$89. 

Tem muitas vans saindo de Cusco para Ollantaytambo e vice-versa. O trem é bem legal e confortável, servem geralmente um café/água/coca-cola e mais um pequeno snack como amendoim ou frutas secas. A jornada é curta, em torno de 1:30 hrs.

Cheguei em Águas Calientes e tinha reserva no Supertramp Hostel, que custa em torno de U$10 por um quarto dormitório para 12 pessoas. É bem localizado, os quartos são amplos, o café da manhã é saboroso, porém o banheiro é terrível.

Aqui todo mundo acorda bem cedo para ir para Machu Picchu, então é muito importante respeitar os outros viajantes. Mesmo que você não queira acordar cedo, acaba que não tem jeito, todo mundo no seu quarto vai levantar em torno de 4 das manhã. Eu acordei um pouco mais tarde, as 5 da manhã. Para quem não quer caminhar até Machu Picchu (caminhada de poucos quilômetros, que leva em torno de 1 hora subindo escadas) tem a opção de pegar o ônibus. 

Porém a fila para o ônibus começa bem cedo, você tem de comprar o ticket com antecedência e custa em torno de US$9 cada percurso.

Acabei dormindo pouco, mas nem importava, estava tão ansiosa. Quando chegamos na fila do ônibus meu coração estava batendo forte, estava para realizar um grande sonho.

Quando chegamos lá... eu nem conseguia acreditar! O lugar é lindo! Te dá uma paz estar ali. Eu não consigo nem descrever.

Todo mundo fica de um lado esperando o sol nascer entre as montanhas, e os raios de sol parece que tem um efeito mágico no lugar, o tornando ainda mais especial.

Um pouquinho sobre Machu Picchu, muitas vezes dizem que é a cidade perdida dos Incas é hoje considerada Patrimônio da Humanidade da UNESCO. Está localizado a 2,430 metros de altura, e só foi redescoberto em 1911 por um arqueologista americano quando locais o levaram até ele. A história do lugar ainda é desconhecida, e há várias teorias de qual era o uso do site.


Há varias lhamas em Machu Picchu que dá um ar diferente ao local. Engraçado que elas andam no meio das pessoas, uma me deu um baita susto, quando veio na minha direção e quase me espremeu na parede. :)

Para quem tiver disposição você pode chegar a Machu Picchu, pela Trilha Inca (Inca Trail). Tem dois tipo: 4 dias e a de 2 dias, ambas controladas pelo governo pois somente um número limitados de pessoas podem fazer o percurso. Você tem de dormir em barracas e caminhar grande parte do dia. Há outros tipos de trilhas com diferente durações, se informe direitinho o que inclui e não inclui e o que você tem de levar com você.

Algumas coisas para lembrar: veja se é possível comprar o ticket para Machu Picchu com antecedência e não se esqueça de verificar os trens para Águas Calientes saindo de Cusco ou Ollantaytambo - http://www.perurail.comhttp://www.machupicchu.gob.pe e não esqueça de incluir o valor do ônibus para Machu Picchu saindo de Águas Calientes.

Preços de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário