sexta-feira, 8 de março de 2013

Guias de Viagens: Comprar ou não comprar?

Imagino que muita gente já foi até uma livraria atrás de guia de viagens, e as vezes as opções são tantas que fica difícil decidir o que comprar

Você acaba ficando na dúvida se tem um melhor um pior...

Eu acredito que não há uma linha de livros melhor ou pior. O que é importante é descobrir se o guia é novo ou mais antigo, pois as informações podem estar desatualizadas

Eu já comprei guias da Lonely Planet, Rough Guide, Michelin, Footprint, DK e Berlitz.

Desse modo depois de testar versões diferentes digo que me adapto melhor ao Rough Guide. Gosto do DK pelas fotos, porém falta informação de acomodação, pois as informações sobre museus, história e mapas de rua por rua são excelentes.

Entendo que os guias são feitos para te dar uma idéia geral de que fazer, como e onde. Preços vão sempre precisar ser atualizados e fica difícil imaginar que qualquer um desses esteja sempre com os dados corretos. O mesmo vale para os Mapas.

Uma outra questão é guia de um país ou de vários países juntos, bom você pode imaginar que se o guia tiver vários países todas as informações serão mais resumidas, e provavelmente não vai incluir todas as cidades que um país teria para visitar. Comprei o Southeast Asia Rough Guide e o South American Handbook 2011 e achei ambos muitos bons, inclusive com informações de como atravessar a fronteira e boas recomendações de acomodação.

De modo geral eu prefiro os livros nas mãos do que um guia virtual, pois alguns eletrônicos chamam atenção de pessoas que podem querer toma-los de você. Segundo porque as vezes acho bem mais prático; posso folhear no ônibus, trem e avião, só atrás de alguma sugestão ou ideia do que fazer.

É claro o guia eletrônico tem seus prós. Com o passar do tempo e da viagem suas páginas não vão cair, e o melhor ele não vai pesar ou ocupar espaço na sua mochila.

Hoje em dia com tanta informação na internet talvez nem seja necessário mais comprar guias. Porém enquanto você está na estrada, talvez nem sempre tenha acesso ao mundo virtual, por isso aprecio ter o guia com informações em mãos.

Fica a dica, se puder e for conveniente compre o guia que você acha que se adapta melhor. 

Os guias que já usei:
Turquia: DK Eyewitness - recomendo
Russia: Lonely Planet - não recomendo
Southeast Asia: Rough Guide - super recomendo
South American Handbook 2011 - Footprint - super recomendo
USA: Rough Guide - ainda não tive a chance de usar
Australia: DK Eyewitness - ainda não tive a chance de usar
Italia: Michelin - achei muito bom para informação
Blue List Australia: Lonely Planet - achei que tem boas idéias do que fazer

E você já usou algum? Recomenda? Deixa um comentário aqui! 
  
      
      

2 comentários:

  1. Eu sempre fui no eskema curintia nas viagens... ahuahuhua.. sem guia nem nada, só pela net, mas com certeza eles facilitam muito sua vida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É meu amigo.. bem que o meu guia salvou a gente dos policiais falsos no taxi da Bolivia hein? hahahah só naquele momento de La Paz já valeu o investimento!!!

      Excluir