sábado, 2 de março de 2013

Peru: chegada em Cusco e passeio pelo Vale Sagrado

Cheguei em Cusco por volta da 1 da tarde. A viagem durou cerca de 21 horas saindo de Lima. Embora eu estivesse um pouco cansada estava cheia de energia e empolgada em viajar já no dia seguinte para Águas Calientes.

Peguei um táxi na saída da estação de ônibus, que não é lá muito grande. Como eu estava sozinha fico sempre com receio de pegar táxi, e como turista é difícil negociar o preço. Não lembro exatamente quanto paguei, e o táxi era um carro bem velho.

Essa é uma curiosidade de Cusco, todo carro, vira táxi. Ou seja se você tiver indo de ponto A até B, e for no caminho de um motorista ele vai te oferecer para levar até lá. Desse modo o trânsito de Cusco embora não muito caótico é uma barulheira sem fim de buzinas. Voltando no meu táxi, assim que combinamos o preço ele disse que sabia onde era. Mas assim que chegamos perto do local, o motorista disse que não sabia qual era a rua, parou desceu do carro e foi perguntar, acabou ligando no endereço também. Assim que chegamos no lugar, ele obviamente queria me cobrar a mais, visto que não achou o endereço facilmente, e eu disse no meu limitado espanhol que não era o combinado, e ele disse entramos no hotel e decidimos, eu disse que não, que se ele não sabia onde era não devia ter dito que sabia e agora querer me cobrar a mais pelo tempo extra para achar o lugar. No fim paguei o combinado, ele me deu o troco e saiu reclamando.

O lugar que fiquei foi o Southern Comfort, em um quarto dormitório para 8 pessoas. No fim só tinha eu e meu amigo no quarto, com banheiro privativo e café da manhã incluso por U$7 a noite. O lugar tem uma boa localização, internet e uma vista bacana de Cusco. Ainda tem um bar e um área boa para socializar com outros viajantes.

Eu estava esperando um amigo meu, mas como ele havia saído, resolvi ir organizar meu ticket para Machu Picchu. Aqui começa uma dificuldade. Há vários tickets para entrar em Machu Picchu, todos com um numero limitado de pessoas por dia. Alguns acabam mais rápido e permitem subir no Huayana Picchu outros na Montanha. Tem também o ticket geral. 

Todo lugar dizia que o ticket simples para a entrada no parque raramente acabava, e eu estava verificando o site do governo todos os dias. Quando cheguei em Lima entrei no site e vi que havia 200 tickets para quinta feira, quando olhei de novo 1 hora depois tinha quase 100. Daí bateu o desespero porque a cada minuto diminuía a quantidade, eu tinha tentado comprar online e não havia conseguido. No fim quando cheguei em Cusco e falei com o recepcionista, ele me orientou onde ir comprar na agência oficial, porém antes de eu sair ele olhou online e disse que não tinha mais ticket geral e somente 6 tickets que inclui a subida da montanha. Pânico! Eu já tinha o ticket do trem organizado,bem como o resto da viagem, precisava estar em Machu Picchu na quinta feira. Ele mesmo reservou online, já que não daria tempo de ir comprar, imprimiu um boleto bancário e eu segui para pagar no banco. Aqui estava uma experiência nova, eu nunca tinha ido ao banco durante uma viagem, e fui lá enfrentar 2 horas de fila no Banco em Cusco.


Ticket resolvido, ufa! No fim do dia encontrei meu amigo e fomos passear por Cusco.

Cusco é um fascinante! A cidade que já foi um dia a Capital do Império Inca é hoje Patrimônio da Humanidade da UNESCO. A cidade tem um arquitetura colonial bem preservada. Por aqui há também muitas belas igrejas e praças. A influencia da cultura Quechua ainda está presente em vários pontos da cidade, e vale a pena simplesmente caminhar pelas ruas da cidade. A influência da colonização espanhola também está por aqui. Há ainda muitos museus e galerias pela cidade. O mercado de San Pedro vale uma visita. É um lugar frequentado por peruanos, aqui você pode ver especiarias locais, vale lembrar que é um mercado local, se tiver procurando um mercado com um misto de diferentes barracas que vendem de utensílios domésticos a souvenir e com alimentação simples como ovo frito com arroz e salada, vá ao mercado principal. Aqui há várias feirinhas que vendem produtos como souvenir, produtos de lã e artefatos locais.


Cusco é bem localizada e com bastante companhias de ônibus intermunicipal, saindo daqui é fácil ir até outras cidades como Puno (6-8 horas) e Arequipa (10 horas) ou até seguir para a Bolívia.

Há também muitas opções de tours, incluindo para a região do Vale Sagrado. Eu fiz um que parou em Pisac, onde há uma várias ruínas e locais religiosos da cultura Quechua, e também Ollantaytambo, uma cidade onde grande maioria dos locais são descendentes dos incas, e foi a última cidade a oferecer resistência a colonização espanhola. Meu tour ia seguir a Chinchero, um vilarejo que conta com uma antiga igreja e um movimentado mercado. Como eu pegaria o trem para Aguas Calientes saindo de Ollantaytambo não segui com o tour. Para todos esses passeios você precisa estar com a saúde em dia, pois na altitude é bem cansativo subir os morros e escadarias.

Vale lembrar que a entrada em todos os museus, igrejas e sites incas são pagos, então para quem for ficar por alguns dias na cidade e quer visitar vários locais vale a pena comprar o boleto turístico que te dá acesso a todos os sites arqueológicos e várias outras atrações e custa em torno de U$40 (ou 130 peruvians).



Esse é o site do governo Peruano para a compra de tickets para Machu Picchu, no momento desse post, pagamentos com Visa está fora do ar (2013):  http://www.machupicchu.gob.pe/

Ticket do train para Machu Picchu: http://www.perurail.com/

Preços de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário