sexta-feira, 1 de março de 2013

Peru: Lima para Cusco - caminho para Machu Picchu

Em julho de 2012 fui fazer meu primeiro mochilão pela América do Sul, que incluía Peru e Bolívia. Voei de Tam de São Paulo até Lima e de lá começaria minha tão sonhada viagem a Machu Picchu.

Logo que cheguei em Lima, peguei um táxi do aeroporto até a região central de onde saem os ônibus intermunicipais para Cusco. 

Eu detesto, detesto, detesto pegar táxi sozinha em lugar que eu não conheço, pois sempre rola aquele medo de não saber as intenções dos taxistas, na América do Sul sobra taxista mal carácter. Então o ideal é pegar um taxista oficial, chamado Taxi Green. Paguei em torno de $20, porém é melhor pagar um pouquinho a mais do que passar nervoso. Se você for se hospedar em Lima, organize seu transporte do aeroporto até a acomodação direto com o hostel/hotel. 

O taxista deu uma volta imensa, e ele disse que estava evitando o trânsito.

Importante lembrar que não há uma grande rodoviária em Lima, e que cada companhia de ônibus tem sua própria central. Por sorte são em grande parte próximas uma das outras. Porém a qualidade pode variar muito de uma para a outra, e em algumas o ônibus só vai sair quando estiver cheio, por isso pesquise antes.

A mais famosa é a Cruz del Sur, é possível reservar o ticket online, e é bem mais cara. Tem outras também com a Tepsa e a Ormeño. Eu li que geralmente sobrava ticket e não reservei. Erro!!!

Porém eu tinha que pegar o ônibus naquele dia, já que a viagem é longa e eu já havia reservado o trem para Águas Calientes (Machu Picchu).

 Chegando na Cruz del Sur o próximo ônibus disponível seria só no dia seguinte, e tinha um monte de mochileiro na rodoviária procurando o mesmo ticket. Sai de lá e peguei um taxi até a estação da Ormeño, só tinha ticket para quarta feira. Corri para a Tepsa, onde consegui o último ticket no ônibus que sairia em 4 horas. O ticket custou em torno de U$54 com a Tepsa, com a Cruz del Sur custava em torno de U$71.

O ônibus era ótimo. A poltrona virava uma cama, e era bem confortável. Filminho em espanhol, café da manhã e jantar também servidos. Também tem um cobertor e travesseiro incluído. Eles tinha até uma pequena variedade de livros para entreter os viajantes. Eu estava sentada ao lado de um garotinho, em torno de 8 anos, que pegou alguns livrinhos para ler. 

A viagem em si é tranquila, porém muita gente sofre com a altitude. O garotinho do meu lado passou mal a noite inteira. A pior parte é quanto depois de tomar o café da manhã o ônibus enfrenta uma serra. 

A paisagem é linda, mas eu achei melhor tentar segurar o café da manhã e olhar a paisagem em uma outra oportunidade.

Quem não quiser encarar a viagem de quase 20 horas de ônibus, tem a opção de pegar um voo de Lima a Cusco. Só tem uma diferença, o ônibus é melhor para se acostumar com a altitude, o que pode ser uma dificuldade para muita gente, visto que a cidade está a  3,395 m acima do nível do mar.

Eu não passei mal com a altitude, só achei um pouco cansativo andar bastante, pois dá uma sensação de falta de ar. 

Para quem tiver tempo: Lima vale um passeio de um dia ou dois. A vista de Miraflores parece ser deslumbrante. Há vários museus pela cidade, e a catedral de Lima é a linda, construída similar a Catedral de Sevilha, e é hoje patrimônio da humanidade. Se tiver tempo, vale a visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário