quinta-feira, 7 de março de 2013

De Dahab no Egito até Wadi Musa (Petra) na Jordânia passando por Israel



Quando fomos ao Egito em 2011, queríamos também ir a Jordânia. E saindo do Egito havia duas opções. Pegar o barco saindo de Nuweiba direto para Aqaba ou fazer tudo por terra, cruzando Israel.

A principio queríamos viajar por Israel por 3 ou 4 dias, mas devido as distâncias, preços e disposição de tempos acabamos mudando de idéia.

Naquela época o barco saindo do Egito era famoso pelas saídas e chegadas atrasadas. Em muitos lugares dizia que a travessia em si levaria só 1 hora no barco rápido, mas a saída do porto e a espera podia chegar a 6 horas. A travessia custa entre $70 - $80 por percurso no barco rápido (que deveria sair as 15hrs), e em torno de $60 (+$10 de imposto de saída do Egito) para o barco lento que saí no final da tarde, e leva em torno de 8 horas – diz a lenda que é uma jornada terrível.

Decidimos então fazer tudo por terra. Como estávamos em Dahab, o caminho foi assim:

1 – táxi do hotel a estação de ônibus de Dahab (terrível suja e quase deserta, então tenha cuidado), custa em torno de 10LE. Como de costume perguntamos no hotel quanto custaria o táxi até a estação e eles disseram "não pague mais que 10LE", o taxista esperto quis cobrar 15LE quando chegamos na estação, e eu disse que não, ele insistiu eu disse ligue no hotel ou nos leve de volta. Embora isso seja só $1.5, no Egito tentam te cobrar a mais por tudo, e a essa altura, eu não aceitava nenhum centavo extra.

2 – ônibus até Taba – aqui fique esperto, porque o motorista do ônibus queria cobrar todo mundo um dinheiro extra (5LE/ $0.75) para levar da estação de Taba até a fronteira, porém a fronteira é muito perto da estação de ônibus, algo como 10 minutos (600mts), então não pague nada. Se precisar usar o banheiro deixe para usar na fronteira, pois são limpos e cuidados.

3 – Egito cobra uma taxa de 2LE, pelo carimbo na saída do país, porém tem gente que já pagou para sair, então cheque antes de viajar..

4 – Para entrar em Israel eles vão checar todas as bagagens. E são meio chatos com relação a eletrônicos e baterias, separe tudo. Se tiver muita gente com mala grande na sua frente, ache um jeito de ter paciência. No meu caso tinha um grupo de pessoas de mais idade, com malas muito grande, não falavam inglês e os oficiais da fronteira não estão nem aí, então algo que poderia ter demorado 10 minutos, levou 1 hora. Outra coisa, muita gente pede para o visto de Israel não ser carimbo no passaporte, visto que alguns países não aceitam turistas que estiveram em Israel. Minha amiga pediu isso, e quando a oficial que estava me atendendo pergunto “você está com ela?”eu disse que sim, ela perguntou “você também quer o seu visto em um papel separado?” eu disse que não. Quando entramos na Jordânia, eu não entendi bem o que aconteceu, mas minha amiga recebeu o visto de lá também em um papel separado...

5 – Uma vez saindo dali pegue um táxi para cruzar Eillat, seguindo para a fronteira. Aqui você vai notar algo bem curioso, uma vez que você sai do Egito, Israel parece um universo alternativo, pessoas de bikini na praia, carros importados, tudo muito civilizado e limpo. O táxi custa em torno de 50 skehels. Você só poderá pagar o táxi com dinheiro local, então tivemos que pedir ao taxista para parar em um banco ou caixa automático.

6 – Para sair de Israel custará $27 em imposto, no mais é bem tranquilo, e entrar na Jordânia também.

7 – Uma vez na Jordânia você precisará pegar um táxi até Aqaba.

8 – Em Aqaba você vai precisar achar o transporte para Wadi Musa (Petra), geralmente um micro-ônibus. Aqui demos sorte porque logo que chegamos na estação e começamos a procurar um micro-ônibus, um senhor se aproximou de mim e começou a perguntar se queríamos ir a Petra. Eu já estava para dizer que não achando que ele ia oferecer táxi ou qualquer outra coisa quando ele apontou o micro-ônibus e disse que sairia em breve. O micro-ônibus só sai quando estiver cheio, então não há um horário marcado. O nosso encheu bem rápido, em 15 minutos estávamos saindo.  O micro-ônibus de Aqaba até Wadi Musa custa 5JD ($7),  você pode pegar o ônibus de turismo com ar condicionado por 8.50 JD ($12) – checar horários. A viagem leva em torno de 1.5 a 2 hrs. As estradas são boas, só que é meio que na serra, e como o motorista corria muito, dava a impressão que eu estava em uma montanha russa. No micro-ônibus foi parado pela policia, eles verificam todas as malas e sacolas, mas como viram que tinha turista no ônibus nos deixaram passar sem muitos problemas, e ninguém mexeu nas nossas coisas.

9 – Chegamos a Petra já de noite, não sei dizer o horário, mas nos levou quase o dia inteiro para cruzar tudo por terra.  Na estação de ônibus, que é somente um terreno, o dono do nosso hostel foi nos buscar. Como eu não tinha organizado isso, eu achei que eles estava somente tentando vender quartos e ganhar comissão, (risos, e já fazia dias que todo mundo tentava me vender de tudo no Egito) é o único hostel em petra, eu já fui dizendo que não, que iriamos andar até o hostel que eu sabia que era perto, ele disse “eu levo vocês, é meu hostel”.

Se você for fazer o caminho inverso Jordânia – Israel – Egito, tem de pegar um visto na embaixada do Egito em Israel, caso contrario o visto em Taba só é válido na península do Sinai e custa em torno de $14. Se você chegar ao Egito pelo Aeroporto de Luxor ou Cairo o visto de entrada é $25.

No mais o oriente médio é uma região sensível devido aos problemas políticos, desse modo os preços e passagens pela fronteira podem mudar a qualquer momento, desse modo cheque tudo antes de embarcar nessa aventura. E os preços também podem mudar com frequência.

Custos
Taxi de Dahab até a estação de ônibus: em torno de 10 LE ($1.5)
Ônibus de Dahab até Taba: em torno de 35 LE ($5)
Taxi em Israel da fronteira com o Egito até a fronteira com a Jordânia: em torno $12.50 ou 50 shekels
Imposto de Saída de Israel: 103 shekels ou $27
Visto de Entrada na Jordânia: $30
Ônibus da fronteira com Israel até Aqaba: em torno de $14

Nenhum comentário:

Postar um comentário