domingo, 3 de março de 2013

Peru: Puno, o Lago Titicaca e o caminho para Copacabana

Voltamos de Machu Picchu, e seguimos no dia seguinte para Cusco de onde pegaríamos o ônibus noturno para Puno. A viagem leva somente 5-6 horas.

Como chegamos em Cusco cedo, fomos dar uma volta e depois voltamos no hostel que tínhamos nos hospedado e pedimos para ficar no bar/restaurante até a hora de ir para a rodoviária. Nosso ônibus partiria as 11 da noite.

Embora a viagem não fosse muito longa, não descansei nada, pois fazia muito muito frio. Então é importante que se você for viajar no inverno traga um pequena manta de microfibra, que é pequena, leve e fácil para carregar. Eu tinha um saco de dormir comigo mas não achei que fosse precisar, e bons casacos, meia de la, roupa térmica, fleece e um bom casaco, porém não há nenhuma calefação nos ônibus então a temperatura dentro do ônibus fica quase tão baixa quanto no exterior.

Chegamos em Puno em torno das 4 e tanto da manhã, assim que entramos começaram a nos oferecer o tour para a Ilha Uros, no lago Titicaca, o tour sai as 9 hrs, volta as 12:30 hrs, custa em torno de $9, logo depois pegaríamos o ônibus para Copacabana, já na Bolívia.

Da rodoviária uma van nos pegou, e depois foi de hotel em hotel pegando os outros passageiros, já no barco, o comandante no barco também se faz de músico e cantor. E ainda quer uma gorjeta depois. Como eu estava sem dormir, a paciência estava curta e a música parecia que estava durando quase 10 horas.

Vi muita gente falando mal do passeio, como aquelas pessoas não vivem na ilha e etc. Vou falar que andei pela ilha que fomos, e vi evidência de que parecia que eles moravam por ali sim. Tem muitas ilhas ali, e paramos em uma outra ilha que tem até um restaurante, a energia utilizada vem dos painéis solar.

Aprendemos como eles fazem a ilha, que elas tem um tempo de uso, e até comemos um pouco da tal vegetação. Achei bem interessante. Eles tentam te vender o passeio no barco tradicional deles e até alguns souvenir, que são os mesmos que você vê pelo resto da Bolívia, porém muito mais caro. A única coisa que comprei foi um chaveiro para ajudar.

Depois do passeio ficamos na rodoviária esperando o ônibus para a Bolívia.

O caminho para Bolívia
Você tem cruzar a fronteira durante o dia, e embora seja um lugar cheio de gente, não há nenhum tumulto diferente. Fique de olho nas suas coisas. Você terá que sair do ônibus e carimbar o passaporte do lado Peruano e Boliviano. O ônibus ainda vai tentar te convencer a trocar dinheiro em uma casa de cambio, que não tem a melhor taxa de todas. Porém pelo menos você já chega em Copacabana com algum dinheiro local. Não troque dinheiro com ninguém pela rua, para evitar ser roubado.