sexta-feira, 4 de outubro de 2013

EUA: Nova York

Sonhei por muitos anos com essa viagem para Nova York, e como eu estava para celebrar meus 30 anos, achei que poderia comemorar na cidade.

Este é um post mais longo que o normal. Já que Nova York é a maior cidade dos Estados Unidos, e por ser tão enorme há inúmeras possibilidades de coisas para fazer e ver, desse modo é impossível cobrir tudo aqui, e assim escrevi algumas coisas de um jeito um pouco resumido. Onde necessário inclui links para outros websites.

Foram 10 dias e 9 noites, incluindo um passeio de um dia para Washington D.C. e um para a Filadélfia. Chegamos para o feriado do Labour Day. Desse modo, Nova York estava absolutamente lotada no final de semana, e um calor que não dava folga. Mas aproveitamos tudo que foi possível. O melhor modo de ver a Nova York, talvez seja dividir a cidade em regiões e tirar um dia para visitar cada região.


De cara você tem a impressão que conhece Nova York de tantos filmes, fotos, reportagens que você já viu. Mas de fato embora você já tenha visto vários dos monumentos e pontos turísticos nada se comparam com de fato estar ali.

Absolutamente amei os museus de Nova York. Sei bem que museu pode não ser a praia de todo mundo, ficar andando longamente observando um monte de pintura e obras que você não entende. Mas talvez o bacana seja isso, aprender algo novo. Eu já vi muito museu legal pela Europa, mas há algumas obras somente aqui, e definitivamente vale a visita. Por exemplo, A Noite Estrela (Starry Night) de Vicent van Gogh está no Museu de Arte Moderna (Museum of Modern Art) ou MoMa. Há várias outras obras de pintores famosos incluindo Pablo Picasso, Paul Cézanne, Auguste Rodin entre outros. E vale lembrar que todas as sextas-feiras das 4 da tarde as 8 da noite, o museu tem entrada gratuita.



O Museu Americano de História Natural (American Museum of Natural History) é fantástico, talvez o melhor que eu já tenha visto.  Há réplicas de animais em tamanho real da Ásia, África, Américas, com detalhes perfeitos de seus habitats. Logo na entrada principal, de frente para o Central Park, há um fóssil de dinossauro imenso. O museu, aliás, é famoso pela grande coleção de fósseis desses animais pré-históricos. Há ainda um Hall de animais marinhos, meteoros e de pessoas e nativos de diversas regiões. Dependendo do horário que você for pode haver grandes filas. Entramos pela porta que está dentro do 81st e Museum of Natural History, e fomos de tarde, e desse modo quase não havia fila. Uma coisa que nem todo mundo sabe é que o preço da entrada para o museu é uma doação voluntária, desse modo você pode doar qualquer valor que quiser, porém lembre-se que o dinheiro é importante para a manutenção e desenvolvimento do museu.


O Museu Metropolitano de Arte (Metropolitan Museum of Art) ou MET também está localizado de frente para o Central Park, e é o maior museu de arte dos Estados Unidos. Aqui você encontra  vários tipos de obras, esculturas, pinturas de diferentes períodos incluindo artes grega, romana, egípcia, islâmica, bizantina, africana, asiática, americana entre outras. Há ainda uma parte de armaduras e armas, incluindo armaduras completas de Samurais doadas pelo governo Japonês. A parte egípcia é bem legal, com sarcófagos, múmias, objetos antigos e até um templo inteiro levado direto do Egito, o Templo de Dendur. Aqui, assim como o Museu Americano de História Natural, o preço da entrada para o museu também é uma doação voluntária.
Há muitos outros museus, galerias e exposições pela cidade, alguns gratuitos outros não. No website do governo da cidade há uma lista completa dos museus (clique aqui) assim como todos os eventos que estão ocorrendo pela cidade (clique aqui). E para quem tiver interesse de visitar muitos museus, talvez se interesse pelo New York Pass, um passe que você paga um valor por determinados dias e te dá o direito a ir a mais de 80 atrações. Há ainda muitos teatros e musicais, na Broadway e no off-Broadway. Algumas peças são mais populares que outra e não muito fácil conseguir ingresso, então se possível compre online. Se você estiver com tempo, vale a pena visitar os quiosques que vendem ingresso com desconto no TKTS localizado no Times Square e no Brooklyn. Alguns ingressos de último minuto chegam a ter 50% de desconto.
 
Um lugar que tem sempre alguma novidade é o Discovery Times Square. Quando fomos tinha uma exposição de Nathan Sawaya, um artista que faz coisas de Lego, chamado The Art of The Brick, e eu no auge dos meus 30 anos amo lego e compro até hoje. Curiosamente ele fez o quadro de Vicent van Gogh que mencionei antes, A Noite Estrelada com pecinhas de lego assim como outras pinturas e esculturas, ele também cria as próprias esculturas e quadros. Outras exposições que estavam lá era Body Works: Pulse e Shipwrek! Pirates and Treasures. Para saber o que está em exibição enquanto estiver por lá visite: http://www.discoverytsx.com. O ingresso custa em torno de 20 dólares, mas vária de exibição para exibição e é possível tirar foto, porém sem flash. Você pode comprar o ingresso com desconto online. Como eu não sabia se iria ou não a exibição, quando estava no Aeroporto La Guardia, fui ao centro de informações turísticas, e vi vários folhetos de desconto para teatro e exibições e tinha um lá com um desconto para a exibição do lego.

Para quem quer gastar aqui é a capital das compras. Como eu não quero focar nisso vou me limitar a dizer que os melhores lugares para fazer compra são as seguintes ruas: 34ª, 42ª, Broadway, Times Square e a 5ª Avenida. Em Times Square há lojas que funcionam 24horas, e se você tiver algum problema e precisar comprar eletrônicos, como no meu caso que minha câmera digital quebrou, uma boa opção é a Best Buy 24 horas em Union Square. Outro lugar que tem lojas que eu gostei muito é na Praça que tem a entrada principal para o prédio do Rockfeller onde está a loja Nintendo World (coisas de video-game) e a loja da Lego (que como eu disse antes amo lego). Para crianças grandes como eu, há ainda uma Toy R Us imensa em Times Square, e a Fao Schwarz na 5ª Avenida, nessa segunda loja você achará aquele piano de chão que aparece no filme Quero Ser Grand (Big) com Tom Hanks, incluindo a máquina de Zoltar onde ele faz o pedido para crescer. Há ainda as grandes lojas de departamento, mas é bem possível que em qualquer caminhada que você faça acabe encontrando alguma loja que você goste, e daí qualquer hora é uma boa hora para fazer compras. Lembro como 5 minutos dentro de uma loja virava 40 minutos muito rapidamente. haha

Foto profissional
Para quem quer observar esta cidade vibrante de outra perspectiva recomendo subir no topo do Rockfeller, ou The Rock. O legal é que há 3 diferentes decks para você observar a cidade, com áreas internas e externas. Comprei o ingresso "Sun and Stars" onde eu poderia subir no topo 2 vezes, com até 24 horas depois da primeira visita, desse modo subi manhã e de noite por 40 dólares por pessoa. Ainda paguei 5 dólares extra por uma foto profissional, já que há alguns fotógrafos tirando fotos por lá, você pode alternativamente comprá-las no final do seu passeio. Cada foto que você tirar os fotógrafos te entregam um código personalizado, e no final você escolhe quais gostou paga e envia direto para seu e-mail.


Para chegar até o topo você pega alguns elevadores, passa por um pequeno museu, assiste um vídeo da história de Rockfeller e da construção do prédio, e até poder tirar uma foto como se fosse um dos antigos trabalhadores do prédio sentados em uma das vigas da construção. O diferencial de subir no topo do The Rock ou no prédio do Empire States, é que o segundo tem uma grade de proteção, o que atrapalha quem quer tirar foto, enquanto no primeiro tem uma área com vidro, e uma sem vidro. E ainda do The Rock você tem a vista que inclui o famoso prédio do Empire States.


Achei a região próxima ao Rockfeller Centre bem legal, se você for para a 5ª Avenida saindo dali, vai passar pela Catedral de São Patrício (Saint Patrick's Cathedral, que está em reforma) no cruzamento com a 50th St toda em estilo neogótico, e se você for sentindo sul até a 42st vai chegar à Biblioteca Pública. Uma das maiores bibliotecas do país com mais de 53 milhões de itens. Mas além dos livros os afrescos e a arquitetura daqui são lindos. E ainda na 42sts sentindo leste está o Terminal Central (Grand Central Terminal), com suas 44 plataformas, servindo mais de 67 linhas de trem. 
 
 Outra coisa que você pode fazer em um dia é o passeio para a Estátua da Liberdade, a região de Wall Street e ir sentido norte até a prefeitura e depois até a ponte de Brooklyn. Atenção, se você quiser tirar foto com o famoso touro de Wall Street, chegue cedo, pois depois faz uma fila enorme. Outro ponto importante é que ajuda a economizar tempo comprar o ingresso para a Estátua da Liberdade pela internet, e chegue cedo pois faz uma fila imensa para passar pela segurança. Se você gostar de fotografia, o período da manhã é melhor para fotos. Para reservar ingressos clique aqui. De modo geral muita paciência para todas as filas.


Para quem gosta de esportes Nova York é um prato cheio. As opções disponíveis vão depender muito da época que você for, por exemplo, há 4 times de baseball na cidade e que jogam no período de abril até setembro. Os estádios são de fácil acesso por transporte público. No começo de setembro começa a temporada de futebol americano e há dois times aqui o New York Jets e o New York Giants, ambos os estadios são em Nova Jersey. Durante o inverno há os jogos de Hockey e Basquete Masculino, também com várias opções de times incluindo o New York Knicks e o New York Rangers. Durante o verão ainda tem o campeonato feminino de basquete com o New York Liberty. Ainda há muitos outras opções incluindo o tradicional futebol que conhecemos com o New York Red Bull, corridas de cavalo, boxe e as maratonas. Os preços dos ingressos podem variar bastante e em algumas situações tem de ser comprados com bastante antecedência.

Talvez o mais fácil de assistir seja o baseball devido à quantidade de times e ao fato que cada time joga 162 jogos por temporada. E essa acabou sendo nossa escolha, fomos a um jogo do New York Yankees, e adoramos. O estádio é super legal, e imenso e você chega até as arquibancadas superiores de elevador. Em cada andar de acesso há várias lojas de alimentação e bebida, lojas de produtos do time e muitos banheiros.

O clima do estádio também é super legal já que os torcedores são muito dedicados. O fato de ter um telão onde você pode ver todas as estatísticas de tal jogador e a posição que ele joga também é bem legal. E mesmo que você só consiga ingresso no último andar ainda terá uma boa visão do campo. No nosso caso o Yankee estava perdendo de 4-1 para o Chicago White Sox, até que na oitava entrada, o Yankee virou, e o jogo acabou 6-4. Compramos os ingressos com 1 mês de antecedência, havia ainda bastante opções de ingresso, acabei escolhendo um mais baratinho por 20.70 dólares no ticketmaster.com (ainda tem a taxa de processamento mas foi só 3.30 dólares).

Temporadas dos esportes: 
Baseball: abril até setembro, a World Series - final do Baseball, acontece em outubro
Futebol americano: de setembro até janeiro, Super Bowl acontece no começo de fevereiro
Hockey: outubro até abril, e a final - Stanley Cup acontece em junho
Basquete masculino: outubro até abril
Basquete feminino: maio até setembro
Tênis: Aberto dos Estados Unidos - fim de agosto até começo de setembro

Não tem como pensar em Nova York e não pensar em Central Park. Há sempre muita coisa acontecendo por aqui, várias exibições, artistas de rua, músicos e até um grande teatro aberto. Há também muita gente fazendo exercício incluindo jogando baseball e basquete, patinando, correndo ou andando de bicicleta. Dentro do parque há ainda um zoológico e um pequeno parque de diversões. Você também pode jogar xadrez, pescar ou até alugar um barco na Casa de Barcos Loeb. Se você já estiver cansado das andanças dentro do parque, pode sentar em um dos muitos bancos e descansar enquanto observa o vai e vem de pessoas. É possível comprar refrescos e snacks nos quiosques do parque, e há também banheiros públicos. Não se esqueça de visitar o Castelo de Belvedere e observe algumas das aves que vivem por ali, ou até as tartarugas no lago. Para saber mais o que está acontecendo pelo parque clique aqui. Há também muitas outras praças legais pela cidade, incluindo o Union Square e o Washington Square.


Para quem se interessa por política internacional, é interessante visitar as Nações Unida, o prédio é aberto a visitantes no fim de semana, porém somente no Visitor Centre e não custa nada, onde há uma pequena exposição e várias lojinhas com coisinhas das Nações Unidas. Se você quiser visitar durante a semana, terá de pagar o tour. Para reservar ingressos somente online e custam 16 dólares para adultos. Para mais informações clique aqui.
 
Em termos de transporte, Nova York tem uma extensa rede de metro e ônibus. Se você vai ou não usar o transporte público vai depender de onde você se hospedar. Se for em Manhattan talvez valha a pena andar e comprar o cartão do metro e recarregar somente quando for usar. Se ficar fora da ilha, por exemplo, no Queens, Brooklyn, Bronx, Nova Jersey ou outros talvez use o transporte com mais frequência. O ingresso do metro custa 30 dólares para uma semana de uso ilimitado. Se você for comprar ou recarregar seu cartão por trajeto, isso custará 2.50 dólares. O cartão de recarga custa 1 dólar.

Em termos de acomodação Nova York é considerada uma cidade cara e há preços para todos os bolsos dos mais luxuosos hotéis até albergues e hotéis simples. Eu geralmente pesquiso preço de quarto duplo em hotel simples ou albergue pelo hostelbookers.com ou hostelworld.com, mas dessa vez usei um serviço novo: o Airbnb.com. Aqui você consegue alugar quartos ou até apartamentos inteiros. Fique esperto que pelas leis de Nova York é ilegal para turistas alugarem apartamentos salvo quando o dono está morando nele. Achei um estúdio no Bronx, onde 9 noites custou somente 600 dólares para duas pessoas. Ou seja, super em conta.


Em termos de alimentação há também para todos os bolsos, e opções que vão dos restaurantes mais caros até os fast foods tradicionais, e também os carrinhos de comida que ficam pelas ruas da cidade. Nós descobrimos uma gordelicia no Rockfeller que vende pretzels chamado Auntie Annes, muito gostoso já que eram fresquinhos. Comemos Auntie Annes na Filadélfia e o pretzel não foi feito na hora então não estava tão bom. Tem uma rede hamburgues chamado Shake Shack, supe gostoso e tão popular que geralmente tem fila na porta. Outra opção para quem está em Manhattan e não vai achar nenhum grande supermercado é ir à Duane Reade, essa é na verdade uma rede de farmácias com uma loja de conveniência, vende de tudo incluindo cereal, frutas, sucos e etc. Algumas ficam abertas 24 horas então pode acabar te salvando se bater uma fome de madrugada.

Eu fiquei impressionada com o atendimento ao cliente pelas ruas e lojas de Nova York. As pessoas são ótimas para dar informação, sempre perguntamos para os policiais e atendentes de lojas, certo dia perguntamos a um policial e como ele não tinha bem certeza, logo pegou o celular dele e utilizou a internet para checar o mapa e nos dar uma informação precisa de onde queríamos ir. Achei muito legal.

Uma coisa que não gostei muito foram os vasos sanitários automáticos. Praga! Outra coisa é o metro. É ótimo, frequente e com um ar condicionado forte, porém conforme você vai saindo do centro, algumas estações são tão sujas e quentes, e em um estado de abandono que me lembra dum filme de terror chamado Midnight Meat Train que te dá a impressão literalmente que algum monstro vai pular dos trilhos e você vai desaparecer.

Se você estiver andando pela cidade carregando mochila, todas as vezes que for entrar em qualquer museu ou atração terá a mochila verificada e/ou scaniada. Quando fui às Nações Unidas o guarda viu uma grande garrafa de gatorede azul e por achar suspeito me falou para tomar um pouco (daí não fechei a garrafa direito e vazou tudo dentro da minha mochila!!!). Muitos dos museus e atrações possuem guarda-volumes.


Enfim, Nova York é uma cidade para todos os gosto e estilos, recebe bem o visitante, e tem várias opções culturais e para compras. Vale uma visita.

E você, tem alguma dica de Nova York?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário