quarta-feira, 25 de setembro de 2013

EUA: Washington D.C.

Quando começamos a planejar a viagem para Nova York, decidimos que queríamos conhecer algumas cidades próximas, e Washington D.C. estava na lista, por ser a capital dos Estados Unidos. É possível fazer um passeio de um dia, toda a pé, visitando as principais atrações da cidade, porém um pouco corrido. Se eu tivesse um dia a mais, teria passado a noite por lá.


Porém se você só tiver 6 ou 7 horas émelhor concentrar sua visita na região do Capitólio, National Mall e a Casa Branca. É possível economizar tempo e comprar ingresso para aqueles ônibus turísticos de dois andares, o tour Patriot que cobria vários pontos interessantes e mais distantes por 24 horas e custava 35 dólares. Confesso que não sou super fã desses ônibus porém em alguns locais são ótimos, pois você consegue ver vários pontos usando o percurso turístico e eles tendem a te deixar na frente da atração enquanto se fosse tentar fazer de transporte público ou táxi levaria mais tempo. O metro tem opção de passe ilimitado de um dia por 14 dólares.

Começamos nosso passeio na Union Station, de onde seguimos para o Capitólio, e nesse pequeno percurso de 5 minutos você encontra tanta polícia. E como todos sabem segurança nos Estados Unidos é levado a sério, aqui então ainda mais, desse modo é importante não fazer nenhum tipo de graça enquanto estiver na área de prédios governamentais.

A vista que você tem da parte de trás do Capitólio já mostra quão imponente a construção é. Aqui no Capitólio é onde está o Congresso Americano, e também há um museu de arte americano e outras exibições de documentos que fazem parte da história daquele país. Você pode reservar seu tour pelo Capitólio online, o tour é de graça, mas tem de ser reservado antecipadamente. Se você não for em alta temporada você pode tentar conseguir entrar no "same day tour" ou seja sem reserva no dia que você estiver por lá, mas dependerá dos horários que há disponível, isso se tiver algum. Desse modo, se você terá somente algumas horas em Washington D.C. reserve com antecedência. Me arrependi de não ter feito isso.

Mas logo que cheguei no Capitólio, tive um pequeno incidente. Eu gosto muito de tirar fotos com um pequeno tripé apoiado em todas as coisas. Bom, fui apoiar meu tripé e minha câmera caiu e quebrou. Total desastre! Sorte que meu marido tinha a câmera dele também. Mas imagine a choradeira? Nessa hora até esqueci de tentar entrar no Capitólio, e acabamos seguindo para um dos prédios da Biblioteca do Congresso.


A Biblioteca do Congresso é hoje a maior biblioteca do mundo, e engloba 3 prédios e é a mais antiga instituição cultural dos Estados Unidos. Você pode fazer um tour de 1 hora gratuito (não precisa de reserva) no Jefferson Building, parte de um dos três prédios da Biblioteca do Congresso. O prédio é maravilhoso por dentro, com afresco de tirar o fôlego. No dia que fui a sala de leitura principal estava fechada, pois havia algum grupo de pesquisa, então só pude ver tudo da janelinha.

De lá descemos pela Independence Avenue até a frente do Capitólio e seguimos para a Madison Dr, para a área que é conhecida como National Mall que vai até o Monumento de Washigton onde estão 10 museus parte da coleção do Smithsonian Institute.

Seguimos para a Galeria Nacional de Arte, na frente está o Jardim das Esculturas, um lugar repleto de esculturas bacanas, e tem ainda o Pavillion Café, aberto durante o ano inteiro, pode ser uma boa parada para comer alguma coisa e apreciar o jardim.

Depois fomos para o Museu Nacional de História Natural, parte do grupo de museus Smithsonian. Não fiquei muito tempo, mas logo na entrada tem um elefante bem legal. Andamos um pouco pela área de dinossauros e animais marinhos. O legal é você ver uma área onde os cientistas estão pesquisando um pouco mais sobre os fósseis encontrados por lá.



Logo depois deste museu tem o Museu Nacional de História Americana e ainda naquela área já no fim da Madison Dr está área do Museu Nacional de História Afro Americana e Cultura, que é esperado para 2015. Ali você já está do lado do Monumento de Washington, que infelizmente estava em reforma enquanto estive por lá devido a danos causados por um terremoto a estrutura. O monumento é o mais alto de Washington D.C. , e ainda a estrutura de pedra mais alta do mundo e o obelisco mais alto do mundo.

O Monumento de Washington, construído em homenagem a George Washington fundador da república americana pode ser usado como um localizador. Ao norte dele está a Casa Branca, ao Sul está o Tidal Basin e o memorial de Thomas Jefferson, ao leste o Memorial de Lincoln (um prédio imenso em homenagem a Abraham Lincoln salvador da república, construído no modelo do templo de Zeus na Grécia) e ao oeste o Capitólio, centro da república.


Do Monumento de Washington até a Casa Branca há uma longa área verde, se você subir na direção da Casa Branca pela 15thSt NW você vai passar várias barraquinhas vendendo souvenirs com bons preços incluindo camisetas, agasalhos, chaveiros e etc. Há também refrescos e alguns snacks. No fim da rua está o Centro de Visitantes da Casa Branca, aqui eles passam um filminho e vendem souvenirs da Casa Branca.

A visão mais perto da Casa Branca é pela parte Norte, para isso você terá de dar a volta no prédio do Departamento do Tesouro Americano. Para quem quer visitar o interior da Casa Branca você tem de agendar a visita pelo website deles, porém no momento todos os tours estão suspensos.

Descemos de novo pela 15th St NW/SW até o Memorial de Thomas Jefferson no Tidal Basin (ou Bacia das Marés). Para quem não sabe Thomas Jefferson é considerado um dos pais dos Estados Unidos, foi o terceiro presidente do país e autor da Declaração da Independência.

Aqui você encontrará trechos da Declaração da Independência escrito em 1776 e uma das frases famosas de Jefferson em carta para o Dr. Benjamin Rush em Setembro de 1800: "Eu tenho juramento sobre o altar de Deus hostilidade eterna contra qualquer forma de tirania sobre a mente do homem" ("...I have sworn upon the altar of god eternal hostility against every form of tyranny over the mind of man").

A Tidal Basin é uma lagoa artificial que recebe água das marés, e é imenso, tem até tem uma casa de barcos, onde se você ainda tiver pique alugar um barco para aproveitar a vista. No calorzão que fazia queríamos entrar no lago ou ficar na sombra. Subimos a 15th St SW de novo, passando na frente do Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos até chegar na Jefferson Drive.

A Jefferson Drive segue até o Capitólio passando pelo Castelo do  Smithsonian Institute, Museu Nacional do Aéreoespacial e Museu Nacional do Índio Nativo Americano. Já estava tarde tínhamos que voltar para a Union Station para pegar o ônibus de volta para Nova York. Como eu disse anteriormente, Washington D.C., merece mais do que 6 ou 7 horas, pois há muitos museus fantásticos por lá, a cidade em si é bem bonitinha também. Mas essa vai ficar para a próxima.

No geral é um passeio de um dia é bem barato, já que os museus são todos de graça, e são todos pertinhos, você vai gastar somente com alimentação, porém prepare-se para andar já que a distância do Capitólio até o Memorial Lincoln - começo e fim da região do National Mall tem em torno de 3.5 km. E do Monumento de Washington até a parte Norte da Casa Branca são outros 1.5 km.

Fomos para Washington D.C. de Megabus por ser mais econômico. Levou cerca de 4:20 hrs e custou $40 ida e volta por pessoa, para quem organiza tudo com bastante antecedência, o Megabus tem promoções de $1 a passagem. Havia outras opções de ônibus também e o trem (Amtrak). Como sou uma viajante "on a budget" eu sempre tento escolher a opção mais barata, desde que não tenha um impacto muito negativo em tempo e conforto. O trem embora demorasse um pouco menos custava mais, desse modo escolhi o MegaBus. Essa empresa tem um misto de opiniões positivas e negativas de outros viajantes, e como de costume eu só posso contar a minha experiência, já que usei o serviço duas vezes, para ir a Washington D.C. e Filadélfia.

A viagem foi bem tranquila e chegou no horário esperado na Union Staion, já na hora de ir embora o ônibus atrasou 30 minutos, saindo da mesma estação. Aliás, a Union Station tem shopping centre, com lojas e uma praça de alimentação. Vale a pena comprar água e outras bebidas (não alcoólicas) e algum lanchinho para a viagem já que o ônibus não para em nenhum outro lugar que você terá acesso a essas coisas.  Nesse trajeto o serviço para Washington faz uma parada em Baltimore só para pegar passageiros, ninguém desce. O ônibus tem internet wi-fi e banheiro, e um ar concionado bem forte - então traga uma blusa.

Para quem quiser passar a noite por aqui uma cama em quarto dormitório varia entre 20 e 50 dólares e você acha quarto para duas pessoas por algo em torno de 100 dólares por noite. De uma olhada no hostelbookers.com, que é geralmente onde reservo minhas acomodações.

Reserve o tour no site do Capitólio: http://www.visitthecapitol.gov/
Informações para tour na Casa Branca: http://www.whitehouse.gov/about/tours-and-events

Nenhum comentário:

Postar um comentário