terça-feira, 17 de setembro de 2013

EUA: Filadélfia

Quando começamos a planejar a viagem para Nova York, decidimos que queríamos conhecer algumas cidades próximas, e Filadélfia (Philadelphia) estava na lista, por ser uma das cidades mais importantes na história dos Estados Unidos, já que os planos de independência começaram ali. É possível fazer um passeio de um dia, toda a pé, visitando as principais atrações da cidade.

Tínhamos que tentar decidir como iriamos para Philly - como muita gente se refere a cidade, e as opções eram ônibus (Megabus e Bolt Bus) ou trem (Amtrak). Como sou uma viajante "on a budget" eu sempre tento escolher a opção mais barata, desde que não tenha um impacto muito negativo em tempo e conforto. O trem embora demorasse menos bem custava mais, desse modo escolhi o MegaBus. Essa empresa tem um misto de opiniões positivas e negativas de outros viajantes, e como de costume eu só posso contar a minha experiência, já que usei o serviço duas vezes.

Como a Megabus chega a ter promoções de passagem de 1 dólar (se você comprar com antecedência) vale a pena pesquisar, eu não achei nenhuma passagem com esse preço mas também reservei com somente algumas semanas de antecedência. Custou em torno de $34 dólares ida e volta por pessoa. A viagem levou em torno de 2 horas e meia. A vantagem é que o ônibus te deixa em 2 pontos na cidade, um no centro antigo, lugar ideal para os turistas, e outro na rodoviária, que é um pouco longe do centro. A viagem foi bem tranquila e chegamos mais cedo do que o previsto. O ônibus tem internet wi-fi e banheiro, e um ar concionado bem forte - então traga uma blusa.

O ônibus parou na frente do Visitor's Center onde você pode pegar os ingressos (gratuitos no local e $1.5 pela internet) para o tour pelo Independence Hall, onde foi assinado a declaração da independência dos Estados Unidos e também onde a constituição daquele país começou a ser escrita. O tour dura cerca de uma hora, é todo em inglês, é possível ver moveis daquela época e aprender algumas curiosidades daquele período. Há hora marcada para o tour, e eles recomendam que você chegue cedo para inspeções de mochila e segurança.

De lá você pode seguir para o Sino da Liberdade (Liberty Bell), é de graça, porém geralmente tem uma fila imensa. Há vários outros prédios históricos, praças e igrejas por ali. Incluindo a área que foi a President's House onde George Washington e John Adams criaram o escritório dos presidentes onde trabalhavam e moravam, mas hoje existe somente algumas paredes. Não muito longe está o primeiro e o segundo banco dos Estados Unidos. Tem também a Franklin Court, uma grande casa que foi de Benjamim Franklin e hoje tem um museu e o uma casa mal-assombrada (ambos em reforma quando fui). Logo em frente, na Market Street tem o prédio que foi a primeira sede dos correios dos Estados Unidos.

Depois de andar pelo centrinho antigo seguimos pela 6th avenue até a Arch Street onde está o Constitution Center um museu que explica os detalhes da constituição americana. Se não quiser entrar no museu a outra opção é seguir sentido oeste pela Market Street. Ambos o caminhos Arch Street e Market Street vão  passar pelo Reading Market, uma espécie de mercadão bem arrumadinho e bacana com várias opções de alimentação. Seguimos para a Prefeitura (City Council) um dos prédios que mais impressionam na cidade devido sua arquitetura e grandiosidade. Do lado tem uma igreja de tirar o fôlego (United Methodist Church) e uma região com várias estatuas diferentes, incluindo o simbolo do LOVE, muito popular com os turistas.

De lá você pode seguir para a região dos museus. Incluindo a Academia de Ciências Naturais, o Instituto Franklin Museu de Ciência, Museu e Biblioteca de Rosenbach, Museu de Rodin e o mais famoso: o Museu de Arte da Filadélfia, com mais de 200 mil obras. Na frente deste museu está a famosa escadaria imortalizada pela cena do filme Rocky Balboa, onde Sylvester Stallone corre a escadaria acima e hoje chamado de Degraus do Rocky. Dizem que os turistas adoram imitar a cena do filme. Eu dei azar, cheguei lá no feriado do Labour Day americano, e na frente do museu havia um grande festival Made in América.


Para quem não tiver afim de andar, há transporte público - ônibus, metro e táxis e também os ônibus de dois andares turísticos.

No mais achei a cidade super gracinha, e definitivamente vale outra visita, da próxima vez com mais calma.

Megabus.com (ônibus)
Amtrak.com (trem)

Dica: o ingresso para o Museu de Arte da Filadélfia é Pay What you Wish (pague quanto você quiser) todas as quartas feiras depois das 17 horas e no primeiro domingo do mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário