sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Como atravessar a rua no Vietnã? Vai na fé!

Nunca vou esquecer o dia que cheguei em Ho Chi Minh City ou antiga Saigon. Eu estava absolutamente empolgada para começar as minhas aventuras no Vietnã. Cheguei a cidade de tarde, e logo queria sair para dar uma volta.

Caminhei um pouco e como tinha um mapa nas mãos queria chegar até um determinado local. Mas não demorou muito e eu não sabia bem como proceder. Cheguei em um cruzamento, que não tinha um semáforo. A quantidade de vespas (pequenas motos) era um número tão grande que parecia infinito.

Fiquei olhando para a rua por um tempo, pensando como é que vou atravessar. Nisso dois rapazes australianos falaram: "Você não sabe como atravessar a rua, né?" Eu disse que realmente não tinha a menor idéia e que havia acabado de chegar a cidade. Eles riram. Daí eu disse, "vocês sabem como atravessar a rua?" Eles confirmaram que sim, e eu disse que os seguiria. Claro que eu teria um problema grande, já que eles não estavam indo na direção de onde eu queria ir, desse modo eu teria que aprender muito rapidamente como atravessar a rua sozinha.


Então como se atravessa a rua nos lugares movimentados e sem semáforo? Vai na fé. Literalmente. Você respira fundo, olha na direção que as motinhos estão vindo, já mostrando a intenção que vai atravessar, e para ter certeza que não vai ser atingida assim que descer da calçada e segue em frente. Não hesite, não mude de direção, simplesmente vá reto.

Mesmo com todo o caos das motinhos eu não vi um acidente ou atropelamento. Não sei se os vietnamitas tem um misto de boa sorte com boas habilidades no trânsito, mas em todo caso, vá na fé.

Depois de alguns dias você acostuma...

Nenhum comentário:

Postar um comentário