segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Transporte: Como viajar pela Tailândia

Viajar pela Tailândia é bem fácil. 

Como o país é extenso, o tempo de deslocamento  vai depender do modo de transporte que você escolher e a distância. Por exemplo, é possível ir de Bangkok até Surat Thani para pegar o barco para Ko Samui e você pode ir de ônibus, trem ou avião. De avião vai levar em torno de 1hr 10 min, o ônibus vai levar em torno de 10 horas, e o trem entre 9 hr – 11hr 30 min.

Eu fiz a seguinte viagem, voei de Cingapura para Krabi, de Krabi peguei o barco para Ko Phi Phi, de Ko Phi Phi um barco para Phuket, daqui peguei um avião para Chiang Mai, e de Chiang Mai um ônibus para Bangkok e de lá uma minivan para o Camboja.


Há algumas opções de companhias áreas na Tailândia voando dentro do país e para outros países no Sudeste Asiático. De modo geral se você comprar com antecedência conseguirá bons preços e economizará em tempo.
Thai Airways – www.thaiair.com
Bangkok Airways – www.bangkokair.com
Nok Air – www.nokair.com
PBair – www.pbair.com
Orient Thai – www.fly12go.com (essa parece que é terrivel...)
Air Asia – www.airasia.com

Jet Asia Airways - www.jetairways.com
SGA Airline - www.sga.aero

A malha ferroviária cobre boa extensão do país, mas não significa que é muito mais rápido que o ônibus. Você pode ir de trem nos seguintes trechos bem populares para os turistas: Bangkog – Surat Thani (para ir para Ko Samui), Bangkok – Chiang Mai, , Bangkok – Kanchanaburi. Embora você não consiga pegar um trem que cruze a fronteira da Tailândia com os países vizinhos, você pode pegar trens até proximo da fronteira. Bangkok – Nong Kai (fronteira com o Laos) e Bangkok – Aranyaprathet (fronteira com o Camboja) e também até o sul na fronteira com a Malásia. No trem geralmente você terá opções de primeira, segunda ou até terceira classe (bancos de madeira dura), em alguns casos, nas berths ou camas, e se é um trem rápido ou normal, e se sua cabine terá ou não ar condicionado. O site da companhia do país é www.railway.co.th – State Railway Thailand.


Se você escolher viajar de ônibus, tome cuidado, pois muitos turistas são furtados desse modo. Primeiramente quando você colocar sua mala no bagageiro sob o ônibus, não deixe nada de valor, pois muitas vezes locais vão nesses compartimentos com a intenção de abrir e procurar itens de valor na mala dos turistas, e como algumas viagens são longas 10 hr ou mais, eles terão tempo o suficiente para mexer na sua mala. Outra coisa é, preste atenção se tiver alguém andando de poltrona em poltrona observando os eletrônicos ou bens de valor que você tem. Se for uma viagem noturna, assim que as luzes se apagarem e todo mundo dormir, eles podem tentar te furtar. Eu tento viajar só com mala de mão, e mantenho itens importantes (passaporte, telefone, e outros eletrônicos) comigo a maior parte do tempo. Fiz somente o percurso Chiang Mai – Bangkok de ônibus e foi tudo tranquilo e levou em torno de 11 horas.

Eu no Tuk-tuk

Barcos são as opções óbvias para quem vai as ilhas, e também terá a opção dos barcos rápidos ou o tradicional barco longtail, que são menores, mas no geral são usados para curtas travessias.


O transporte nas cidades são feitos geralmente por ônibus, minivan, e songthaews (uma espécie de camionete ou caminhão com a parte traseira coberta e 2 longos bancos. Tem também os tuk-tuks e táxis.


Para você ter uma idéia de tempo aproximado, que leva para ir de ponto A até B nas modalidades de transporte disponível na seguinte ordem: avião, trem e ônibus.
Bangkok – Chiang Mai – 1hr (avião), 10-11hr (ônibus), 12-14hr (trem)
Bangkok – Phuket – 1hr 25 min, 14-16hr, sem trem direto
Bangkok – Krabi – 1hr 20 min, 12-14hr, sem trem direto
Bangkok – Surat Thani- 1hr 10 min, 10hr , 9-11hr 30 min

Nenhum comentário:

Postar um comentário