terça-feira, 22 de outubro de 2013

Tailândia: Krabi, Ao Nang & Railay


Sempre imaginei que a Tailândia era um desses lugares exóticos que você só vê em filme e nunca imaginei que um dia fosse até lá.

Passei em torno de 2 semanas viajando sozinha pelo país e posso dizer que hoje é um dos meus países favoritos.


Cheguei à Tailândia em um voo de Cingapura até Krabi. Logo que cheguei fiquei meio assustada, não conseguia acreditar que estava lá. O aeroporto era pequeno e não foi difícil achar a van que me levaria para a cidade. Custou em torno de 3 dólares (90 baht). A van me deixou na rua do meu albergue, e que eu super recomendo chamado Pak Up, na época (2011) custava 6 dólares por noite em um quarto dormitório com ventilador, wi-fi gratuito, um banheiro amplo e limpo, beliche onde cada cama tem própria tomada e luz e uma gaveta para você colocar seus pertences sob a cama que pode ser trancada com cadeado. Enquanto estiver na Tailândia, qualquer quarto que você escolher tem de ter ar condicionado ou ventilador, pois faz muito calor por lá.

Krabi não é uma cidade super turística e não possue praia, mas e é bem tranquila para passar uns 2 dias. Não há muito para se fazer aqui. Há um templo lindo (Wat Kaew) bem no centro da cidade e dois mercados de rua todas as noites, onde as pessoas vão comer. Outra atração da cidade é o Templo do Tigre (Wat Tham Sua) que não fui pois ouvi falar que era perigoso, não há nenhum tigre por aqui, mas uma linda vista da cidade. Krabi é mais usada como um ponto para quem vai para Railay, Ko Lanta, Ko Phi Phi e Ao Nang.

Em termos de alimentação, eu jantava na feira que mencionei antes, adoro arroz frito com frutos do mar, e custava em torno de 3 dólares pelo jantar. E eu geralmente comprava meu café da manhã em uma rede de conveniência chamada 7-Eleven. E gastava pouquíssimo, em torno de 2 dólares. 

 Por dois dias seguidos eu fui para a praia em Ao Nang, uma cidade que fica a 22km de Krabi e possui grandes resorts. Como fui na baixa temporada (maio) não havia ninguém na praia. Para chegar lá eu ia de transporte público (ou songthaews), uma espécie de caminhão branco com bancos atrás. Custava em torno de 3 dólares (50-60 baht durante o dia) e é mais caro depois das 18 horas, mas era relativamente rápido e levava mais ou menos 40 minutos. A viagem em si é encantadora, já que a paisagem é belíssima com todos os recortes nas pedras. 

A praia era linda, havia até uma trilha para uma praia particular na frente de um hotel, e acabei indo para lá.  Já na trilha é possível ver macaquinhos, pássaros e lagartos locais. Vale lembrar que os macacos por aqui são bem agressivos e estão sempre atrás de comida, levam seus óculos e qualquer outra coisa que esteja pendurado, desse modo todo cuidado são pouco, eles são bonitinhos, mas são perigosos. Se você for mordido então é todo outro drama. Outra coisa que você poderá observar são as placas de rota de evacuação em caso de Tsunami. Essa área foi atingida pela Tsunami de 2004, então hoje eles estão mais preparados em caso aconteça de novo.



Fiz uma viagem de um dia de barco saindo de Ao Nang até Railay (Laem Phra Nang). Uma ilha bem linda, somente 10 minutos de barco e por não mais que em torno de 3 dólares (100 baht). De um lado tem um mangue (leste), e desse modo não é possível nadar e do outro lado tem uma praia maravilhosa (Pranang) com uma caverna e várias formações rochosas e já foi considerada uma das praias mais bonitas do mundo. 

Muita gente vem fazer tour de um dia por aqui, então fica um pouco cheio. É possível se hospedar em Railay, porém não é muito barato. Outra praia bacana é a Rai Leh Oeste, aonde os barcos chegam de Ao Nang, é um lugar gostoso para nadar e assistir ao por do sol. Em ambas as praias há opções de alimentação. Por ser uma ilha pequena não há muito o que se fazer, alguns mochileiros aproveitam para praticar escaladas principalmente na área de Ton Sai. Outras coisas por aqui são o pequeno templo e uma trilha que te leva ao topo de um dos morros perto de Ton Sai.

Depois de alguns dias em Krabi eu segui para a famosa ilha de Phi Phi. Fui com um barco saindo de Krabi, e custa 300 bath baixa temporada (2012) e 400 bath alta temporada



Para quem for usar Krabi como caminho para outros lugares é possível ir de ônibus de Phuket a Krabi e vice-versa. Saindo de Krabi é possível ir de mini van ou barco para Ko Lanta. Leva em torno de 2 a 3 horas de min van.


Krabi para Surat Thani também tem um ônibus e leva em torno de 3 horas e de lá pegar o barco para Ko Samui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário