domingo, 20 de outubro de 2013

Tailândia: Chiang Mai

Chiang Mai é uma belezinha e tem uma atmosfera incrível. 

Uma cidade bem agradável para fazer uma parada de alguns dias.

Chiang Mai é uma cidade histórica recheada de atividades culturais e mercados para você visitar, mas aqui também é possível fazer tours, trilhas, cursos, entre muitas outras atividades. As opções são tantas que você pode passar a semana aqui e todo dia fazer algo diferente, e como a cidade não é muito grande e a maior parte das atrações da cidade estão localizadas na cidade antiga que é cercada por uma murada.


Mas no geral muita gente vem aqui para fazer trilhas, ver as cachoeiras, as tribos que vivem por aqui, os templos, e alguns dos centros de animais locais, e eu vim para cá fazer um pouco de tudo isso.


Nos 2 primeiros dias fiquei por ali só andando e me ambientando ao local. O albergue que eu fiquei era terrível, o quarto dormitório com banheiro era uma bagunça, e estava cheio de gente sem consideração e para piorar o colchão na cama era tão ruim que ficava caindo da cama, imagina o medo de cair de cima da beliche? O nome do lugar é A Little Bird Guesthouse e não recomendo. 



Há templos incríveis por aqui, porém, se você não tiver muito tempo ou paciência e for ver um só templo o principal aqui é o Wat Phra Singh, onde está a imagem de Phra Singh. Aqui uma senhorinha tinha vários passarinhos em pequenas gaiolas de bambu, e me disse que por um dinheiro eu podia soltar um passarinho, fiquei com dó, e não sabia se era pior soltar o bichinho ou sustentar um negócio não muito bacana.  



Um outro templo não muito longe daqui é o Wat Chedi Luang construido por ordem do Rei Saeng Muang Ma em1401, e aumentado em altura (86 m) por ordem do rei Tilo-Garaj em 1454, porém depois de um terremoto em 1545 o templo ficou em ruínas até 1991-92 quando foi reconstruído. Tem ainda a Wat Suan Dork, onde está as cinzas da antiga família real de Chiang Mai. 


Se você estiver interessado em aprender um pouco sobre a história, costumes e cultura da cidade e região uma boa pedida é o Centro de Artes e Cultura da Cidade de Chiang Mai (Chiang Mai City Art and Cultural Centre).  



Para quem gosta de animais há vários centros aqui. Dependendo do seu pacote você poderá alimentar o bicho, banha-lo, andar de elefante, entre outras coisas, porém pesquise bem. Um dos centros é o Elephant Nature Park, que é um hospital para elefantes doentes, você pode organizar uma visita ou até ser voluntário por uma semana ou duas para aprender mais sobre esses animais.



Outra opção de visitas a animais é o centro de tigres chamado Tiger Kingdom, esse um pouco longe do centro da cidade - 15 minutos, porém é possível organizar um tuk-tuk para te trazer aqui e esperar até você ir embora. O dia que eu fui estava um calor incrível, cheguei em torno do meio dia. E logo na entrada fiquei vendo um enorme tigre de 18 meses se exercitar na piscina. Muita gente fala que esses animais estão lá drogados e por isso não atacam um visitante, a verdade é que dependendo do horário que você for, como grande gatos eles podem estar mais agitados ou menos agitados, principalmente no pico de calor, onde eles só querem descansar. 



 Paguei em torno de 25 dólares para passar 10 minutos com os tigres bebês de 3 meses, e 15 minutos com os tigres adultos, e mais fotos profissionais com os tigrinhos. Para tudo isso você tem de assinar um termo de contrato, que caso você venha ser atacado o lugar vai cobrir com suas despesas médicas, mas basicamente você não pode processa-los já que foi sua livre escolha de entrar na área dos bichos. Essa parte burocrática me deixou com medo, porém os tigres maiores todos tem cuidadores que estão lá para evitar qualquer acidente. Mas mesmo assim lembre-se que esses animais são selvagens e podem sim atacar.  Bom, eu adorei a experiência e recomendo.  


Antes de entrar com os tigrinhos você tem de lavar a mão e o braço até a altura do cotovelo, tirar os sapatos, e seguir as orientações dos cuidadores, que incluem não pegar os animais no colo ou tocá-los na cabeça. Esses animais são nascidos no centro, e só podem ficar em contato com os visitantes até completarem 18 meses, já que depois disso ficam muito agressivos. Os tigrinhos são uma fofura sem fim. Os animais em torno de 6 meses a 1 ano são super agitados, e pulam em tudo, por isso achei que não queria chegar perto desses. Já os grandões, bom esses eu estava com um medo quase absoluto de entrar na área deles. Depois de observar por quase 30 minutos o vai e vem das pessoas tomei coragem. Os cuidadores falaram que não era para chegar perto da cabeça do bicho ou da parte da frente do corpo, aproximação só por trás. Logo que entrei cuidadores se ofereceram para tirar fotos com a minha câmera (paguei o profissional só para as fotos com os tigrinhos), e me falou para sentar atrás do tigre que estava deitado e muito acordado. Assim que sentei senti uma pancada nas costas que fez meu coração quase parar, o tigre tinha literalmente me dado uma rabada, quase como quem diz ‘Olha lá hein?’

Fui então passar a mão em outro tigre, que parecia adormecido, e estamos lá tirando várias fotos quando o bichano me abre os olhos e me dá um olhar matador, e como o tempo já estava acabando achei que já estava na hora de sair dali, afinal no final daquele dia eu ia fazer trilha, e precisa estar com todos os meus membros completos.


Sai para fazer a trilha de 2 dias e uma noite pelas matas de Chiang Mai, e achei que a caminhada seria divida em 2 dias, porém logo no primeiro dia andamos mais de 4 horas mata adentro, em um calor e umidade de matar. Reservei o passeio pelo meu albergue e paguei em torno de 9 dólares. O sucesso do seu passeio vai depender do seu grupo, e dei sorte de estar com um grupo bem legal que incluía um Canadense, quatro americanos e dois rapazes de Cingapura. Todo mundo muito legal, o mais engraçado era que uma das meninas tinha aflição de insetos, e dai você se pergunta o que você vai fazer no mato? Risadas não faltaram. Depois de toda a andança chegamos a uma tribo local onde jantaríamos e passaríamos a noite. A tribo era a Karen, famosa pelas mulheres de pescoços alongados, ou long necks, aquelas mulheres que colocam argolas no pescoço. Curiosamente os homens e mulheres não ficam na mesma área da tribo então aqui só estavam os homens e as crianças. 





Sobre essas pessoas da tribo de Karen, acho a situação super triste. Essas mulheres ficam em um lugar durante o dia que você pode visita-las e vê-las fazendo trabalhos manuais, você tem de pagar uma taxa que vai direto para a fundação e tecnicamente apoia essas pessoas. Essa tribo é originada em Myanmar e foi para a o Norte da Tailândia como refugiados. Embora seja uma tradição horrível colocar as argolas no pescoço, já que as meninas começam em torno dos 6 anos e adicionam as argolas até os 16 anos, essas argolas veem eventualmente quebrar a clavícula e costelas dessas mulheres,  já que são bem pesadas, em caso sejam removidas causariam colapso do pescoço que chega a ser alongado 30 cm, e morte por sufocamento. Essa tradição ainda existe até hoje devido ao turismo, que transforma esse lugar em zoológico humano. Ao mesmo tempo a condição de refugiados dessas pessoas não os permite trabalhar para ter uma vida mais digna e dependem do dinheiro do turismo. Situação difícil!


Enfim, no nosso passei tudo era muito simples e os locais foram muito acolhedores, a acomodação incluía uma grande tenda de madeira e bambu, com vários colchonetes no chão e telas individuais contra insetos, os
banheiros eram simples também um lugar com um buraco no chão, e um chuveiro de água fria, ambos em uma cabaninha de madeira. No dia seguinte andamos por cerca de 30 minutos e chegamos ao nosso carro, onde fomos para o centro de elefantes, onde andaríamos nos animais por cerca de 15 minutos e podíamos comprar bananas. Achei a situação meio triste, e acabei não aproveitando muito. Depois seguimos para o White rafting. O rio parecia calmo, porém depois de algumas remadas, chegamos a uma área super agitada, dava até medo de o bote virar, mas no fim todos aproveitamos muito. Almoçamos e seguimos para uma cachoeira e depois voltamos para Chiang Mai, de onde eu seguiria em um ônibus noturno para Bangkok.

Adorei Chiang Mai, várias aventuras e oportunidades bacanas. Super recomendo.

Para quem tiver mais tempo outras cidades por perto são Chiang Rai e Pai. E ainda é possível ir para o Laos saindo do norte da Tailândia por Chiang Khong.

Nenhum comentário:

Postar um comentário