sábado, 20 de setembro de 2014

Nova Caledônia: Noumea

Noumea é a Capital da Nova Caledônia.

Antes de contar sobre a cidade, vou contar um pouco mais sobre a Nova Caledônia.

Nova Caledônia é um arquipélago localizado na Oceania, ao Sul do Pacifico, vizinho de Fiji e Vanuatu. 

O país é considerado parte do território Francês, e desse modo o Francês é o idioma principal. Os habitantes do arquipélago tem descendência dos Kanak (primeiro habitantes das ilhas) e também dos polinésios, europeus, vietnamitas, chineses e indonésios. 

Embora o país seja um destino pouco conhecido dos Brasileiros, é um dos melhores lugares do mundo para mergulhar já que aqui está o segundo maior recife de corais do mundo. 

Embora Noumea não seja uma cidade muito grande, ela não possui o mesmo charme das outras ilhas que visitei.

Se você decidir visitar a Nova Caledônia sem fazer um cruzeiro, provavelmente terá de parar em Noumea, já que a maioria dos voos internacionais chegam aqui. Companhias aéreas que voam para o La Tontouta International Airport: Qantas, Air New Zealand, Air Vanuatu e Air Calin. O aeroporto é meio longinho da cidade - 52km. Já o aeroporto domestico Nouméa Magenta Airport, fica bem mais perto, somente 3km. A parte boa é que um voo de Sydney com a Qantas até Noumea leva somente 2:50hrs.

Mas vou falar de cara, não gostei de Noumea.

Logo que saímos do navio somos levados de ônibus até o centro turístico. De lá é possível organizar vários tours, porém se você quiser perguntar para os locais como pegar o ônibus público ou um táxi, eles vão te falar para pegar um tour no centro turístico. 

Desse modo as opções são: AU$15 por um tour de 1 hora, AU$15 por um passe de ônibus com 11 paradas por um lado da ilha, AU$35 pelo passeio de trenzinho. No navio era tudo bem mais caro. 

Porém o que aconteceu foi que chegamos em uma segunda feira. E sabe o que funciona em Noumea nas segundas feiras? Pouca coisa. Os museus por exemplo estão todos fechados. 

Queriamos ir até a Lemon Beach e Ansa Vata Beach, que são duas praias de areia, com palmeiras, e tudo muito organizado e bonito. Alguns chuveiros e bares pela praia. Mas acreditem, não havia ninguém na praia, e como ventava bastante resolvemos nem descer do ônibus. Mas não fomos os únicos, todo mundo que subiu com a gente no primeiro ponto, desceu no ultimo ponto com a mesma cara de desapontado e seguiu para o navio. Eu achei engraçado.



Uma vez no centro turístico há um wifi gratuito, mas como no navio a internet é super cara, todo mundo tenta usar a do terminal ao mesmo tempo, e ninguém consegue. hahaha #turistapobre

Há um grande supermercado oposto ao terminal. Outra opção de compra é o mercado, com feirinhas - fechado segunda feira.

Vou listar as outras atrações de Noumea que não visitei:
-  Se você subir o Ouen Toro terá uma vista panorâmica linda da cidade.
- O Centro Cultural Tjibaou localizado fora do centro da cidade, foi arquitetado por Renzo Piano, que se inspirou nas Auracarias locais para construir o prédio. Arquitetura única e belíssima.
- Museu da Nova Caledônia recheado de coleções de arte Kanak, e também coleções de arte do Pacifico.
- Catedral St Joseph 

Nenhum comentário:

Postar um comentário