quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Marinheira de primeira viagem - como é fazer um cruzeiro para Nova Caledônia


Eu digo que sou mochileira de coração. Adoro organizar minhas viagens, onde ir, o que comer, atividades culturais e etc. Porém, um dia meu marido disse: "Sempre quis fazer um cruzeiro". E eu logo pensei, que cruzeiro é para velho, ficar preso em um navio por vários dias, ou parado em algum porto por somente algumas horas. Definitivamente esse não era um passeio para mim, ia morrer de tédio. 

Mas em um relacionamento as partes tem de ceder um pouco, e meu aniversário estava chegando, não havia programado nada, então pensei, por que não um cruzeiro? Australianos adoram um cruzeiro, e há várias opções saindo de Sydney, Melbourne e Brisbane. Desse modo pesquisei, pesquisei, pesquisei, e escolhi um passeio de nove dias para a Nova Caledônia com o Carnival Spirit saindo de Sydney.

A primeira impressão é a opulência do navio. O Carnival Spirit tem capacidade para 2680 hóspedes em 1062 quartos e 961 staff. Embora tenha capacidade para muitas pessoas de forma alguma sentimos o navio lotado, devido ao tamanho do navio, opções de entreterimento e alimentação. E eu pensei que só ia ter gente idosa, né? Não poderia estar mais enganada. Havia de fato idosos, mas também família com crianças pequenas ou grandes, jovens casais, jovens solteiros, grupos celebrando aniversários, grupos LGBT e etc.

Já na saída do navio de Sydney você fica impressionado. A vista noturna da Harbour Bridge e do Opera House é lindíssimo visto dos deck nove e dez. E aqui você já pode começar seu divertimento, pois nesses decks estão as piscinas e spas, a academia, a quadra de basquete, as mesas de pingue-pongue, os toboáguas, o campo de mini golf, e meu favorito - Serenity, uma região do navio com bar, piscina e cadeiras somente para pessoas acima de 18 anos. 

Além de todas as atividades mencionadas há sempre algum evento acontecendo. Não faltam competições, festas, teatro, trivia, bingo, dança, cassino e etc para você se ocupar. De fato nem tive tempo de terminar de ler o único livro que levei.

O serviço é cinco estrelas. A comida deliciosa, inclusive com pizza, sorvete e chá e café 24 horas por dia e melhor de graça. As pessoas que trabalham no serviço de quarto, são ótimas. Nosso quarto era servido por Wayan, um indonésio muito simpático. Toda vez que saiamos do quarto, quando voltávamos estava tudo arrumado e um animal feito de toalha dobrado na cama.
  
O quarto em si não era grande, porém espaçoso o suficiente e muito prático. Tínhamos um armário de três portas, televisão, frigobar, penteadeira, cofre e também um banheiro. No nosso quarto não havia janela, o que pode ser difícil para alguns pois você nunca sabe se é dia ou noite.

Nosso passeio incluía paradas em Isle of Pines, Lifou, Nouema - capital da Nova Caledônia, e Maré. E com exceção de Noumea que parou de fato em um porto, as outras paradas a transferência do navio até a ilha era feita em barcos menores. Os passageiros eram organizados por grupos, e você precisava pegar um número de desembarque que os passageiros coletavam no mesmo dia da parada. As transferências ocorriam sem maiores problemas.

Com relação aos custos os valores das bebidas no navio não são muito diferentes de um pub na Austrália. Uma cerveja custa em torno de AU$7,50 à AU$9,50, bebidas como Jack Daniels com Coca-cola custam em torno de A$9,50, batidas também estavam nessa faixa. Um refrigerante custava AU$2,75 e uma garrafa de água de 1.5 litros custa AU$4,50, achei os preços bem razoáveis. Já uma batata Pringles custa AU$6 na lojinha do navio, o que é bem caro.

A Nova Caledônia não é um lugar baratinho, e pelo fato de eles aceitarem dólar australiano como uma moeda paralela encarece um pouco as coisas para os turistas. Por exemplo os passeio nas ilhas não sai por menos de AU$19. Uma passagem área de Sydney para Noumea, custa normalmente entre AU$700-800, já um cruzeiro custa por pessoa entre AU$800-1500 dependendo de quando você fizer sua reserva, se for escolher cabine interna, externa, com janela ou sacada. Nós pegamos um bom preço AU$899 por pessoa, incluindo alimentação. Só um pouquinho mais caro que o preço do voô.

Com todo o luxo, organização e serviço já no segundo dia eu havia concluído que poderia tirar 10 dias de férias todos os anos desse jeito. Para quem me conhece eu não sou uma pessoa muito calma ou relaxada. É ótimo ter a oportunidade de organizar seus passeios, e onde e como ir, porém é uma maravilha não ter de se preocupar com nada, e ter tudo organizado para você. Quem sabe ano que vem não vamos para Fiji, Vanuatu ou até Nova Zelândia de navio. 








20/08 - Sydney
21/08 - Alto Mar
22/08 - Alto Mar
23/08 - Isle of Pines
24/08 - Lifou Island
25/08 - Noumea
26/08 - Mare
27/08 - Alto Mar
28/08 - Alto Mar
29/08 - Sydney

Nenhum comentário:

Postar um comentário