domingo, 7 de setembro de 2014

Nova Caledônia: Lifou Isle

Lifou Isle foi nossa segunda para com o Carnival Spirit. O dia estava bonito, e era meu aniversário, então não sobrava motivo para celebrar.

Pegamos nosso número de transferência logo depois do café da manhã e às 11 horas da manhã estávamos na ilha.

Lifou é uma ilha maravilhosa, com praias de cartão postal, com recifes de coral e cavernas. Essa ilha foi um dia uma grande recife de coral, parte submergida por um vulcão. Hoje a ilha tem uma biodiversidade incrível. Aqui há mais de 3.500 variedades de plantas, 4.300 espécies de animais terrestres, 1.000 espécies de peixes e 6.500 especies de animais invertebrados marinhos.

Logo que você chega a ilha há vários locais oferecendo para fazer trança nos cabelos dos turistas ou massagem. Lembro que para trançar o cabelo custava em torno de AU$20. Por ali há um mercado também vendendo comidas locais e refrescos, cangas, souvenir e também alguns tours.

Como o dia estava bem bonito resolvemos fazer nosso próprio tour e aproveitar a praia.

Há uma grande praia onde os barcos chegam, de água cristalina e areia branca. Porém a grande atração é a Baía de Jinek.

A Baía de Jinek possui uma das maiores diversidades marinhas do mundo. Aqui  há mais de mil tipos de espécies de peixe, se você tiver sorte poderá ver tartarugas e cobras marinhas nadando livremente pelo recife. Devido ao grande número de visitantes você precisará pagar uma permissão especial que te dará acesso no período da manhã ou tarde que custa AU$19. Esse passe poderá ser comprado no navio ou na ilha. Para evitar maiores danos ao recife, é recomendável que se use uma rash e não passe filtro solar. Se você não quiser entrar no recife pode vir até aqui só para admirar a baía.

Saindo da baía você poderá subir o morro que leva a Capela de Notre Dame de Lourdes. Vou dizer que não é uma caminhada fácil - 800 metros - sob o sol forte, porém a vista panorâmica do topo compensará o esforço. Não esqueça de trazer aguá enquanto caminha pela ilha.



Há outra igreja em Lifou - Nossa Senhora de Lourdes, Essa pequena igreja foi construída por missionários católicos em 1898. Logo ao lado há um pequeno cemitério e mais adiante a entrada para as cavernas locais. A entrada na igreja é gratuita, mas nas caverna custa AU$10, você poderá reservar no navio mas custa mais caro.

Você poderá ver durante seu passeio pela ilha as tradicionais cabanas dos locais. Bastante interessante, lembra um pouco uma oca, talvez um pouco maior.



Achei Lifou a ilha mais bonita que paramos. A vida aqui parece acontecer em uma velocidade diferente. Os locais são amigáveis porém poucos falam inglês então comunicação não é das mais fáceis.


Um comentário:

  1. O lugar é lindo mesmo e com uma fauna deste porte , deve ser bem lega
    Abraço
    Deborah

    ResponderExcluir