terça-feira, 16 de setembro de 2014

Melbourne: A Cultura do Café

Vai um cafezinho? Quer dizer, cafezinho não, um latte ou capuccino? Yes, please!

Melbourne é hoje a capital do café na Austrália. Café aqui é parte do estilo de vida, e é muito comum você ver pessoas chegando no trabalho com um copo descartável de café na mão. Os Melbournians são de fato bem particulares com relação ao café que gostam, e falo isso com propriedade de quem foi barista por vários anos.

O café é tão popular que a cidade recebe anualmente o Melbourne International Coffee Expo, com competições de arte e decoração de cafés, informações sobre produtores, e a possibilidade de experimentar todos os tipos de cafés.

Entendendo diferentes cafés - como são feitos aqui na Austrália:
Short black ou espresso é o método de passar água quente pelo pó de café sob pressão, que nada tem haver com ser rápido, como barista você aprende que se a água passar pelo café muito rapidamente o café não será bom; um café bem feito vai ter uma espuma cor de caramelo;
Long Black é nada mais que um espresso, com mais aguá, desse modo mais fraco.
Double espresso duas doses de espresso.
Macchiato é um espresso com uma pequena dose de leite, algo como manchado.
Latte é o café com leite, uma dose de espresso com leite vaporizado, e sem espuma.
Mocha é um latte com chocolate. Você deve misturar o chocolate ao café, antes de colocar o leite.
Cappucino é uma dose de espresso, com leite vaporizado e espuma, e por aqui se coloca chocolate em pô para finalizar.

Aqui se gosta tanto de café que cappuccino, latte, long black, macchiato, espresso não eram o suficiente, e levou a invenção do Flat White. Flat white é na verdade um café expresso com leite, que ficou tão popular entre os Australianos e Neo Zelandeses que foi exportado para o Reino Unido, e hoje é possível encontrar em outros países também.

Outro café muito popular é o Piccolo Latte, que em italiano significa pequeno, e nada mais é que um pequeno copo de latte com 1/4 de café e 3/4 de leite, ou sejá um latte pela metade.

Para os que querem um gosto diferente, há a possibilidade de tomar café com xarope de caramelo, baunilha, chocolate, pimenta, e etc.


Para vocês terem uma idéia da quantidade de cafés por aqui, eu moro em um bairro que não é grande, porém há pelo menos oito cafés em uma distância de não mais que 10 minutos da minha casa. Todos eles competem pela clientela local, e estão sempre movimentado.

Já no centro de Melbourne é possível visitar vários cafés mais especializado e experimentar uma culinária diversa.

Quanto custa um café?
Bom isso vai depender muito de onde você for.
Você pode ir em uma grande rede como Starbucks, ou em um pequeno café e o preço vai variar um pouco.

O Seven 11 vende um café mais básico por AU$1.

Por fim, a qualidade do café vai depender muito de onde você for, da habilidade do barista, da qualidade do pô, e da finura do moedor.

Vai um cafezinho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário