sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Espanha: Granada



Granada também é construída parcialmente em um morro assim como a maioria das outras cidades da Andalucia. E em um morro muito alto. Depois de andar 10 horas com mochila e subir muito morros, essa era a ultima coisa que eu queria. Fui procurar o ônibus 32 que me levaria direto ao albergue. Mas para variar não achei, por quê? Porque quando eu reservei o albergue peguei as instruções de quem chegaria de ônibus a cidade. E embora eu tenha chegado de ônibus, meu ônibus parou na estação de trem, onde eu deveria ter chegado na verdade. Enfim, não achei o 32, e subi 1 km de morro alto com mochila. Esse é um problema constante da cidade e acaba sendo bem cansativo subir e descer ladeira ou escadas o dia inteiro. Há ônibus para as atrações turísticas o que é uma boa idéia para evitar o cansaço.

Fiquei hospedada na região de Abaizyn (Abaicin), uma região tombado como patrimônio da humanidade. Era o antigo quarteirão árabe, e aqui tem uma mesquita similar a de Córdoba. As ruazinhas são de novo pequenas e confusas, então tome cuidado para não se perder. É importante ter um bom mapa da cidade. Aqui é possível ir ao mirador de São Nicolas e ter uma visão maravilhosa de Alhambra, há também outros lugares para ver Granada. Aqui você encontrará pequenas lojas árabes e bares e restaurantes de tapas. Vale a pena visitar a Igreja de São José construída no século 16.

Grande parte das atrações em Granada estão pertinho do centro. A pequena Praça Isabel La Católica onde há uma estatua de Cristóvão Colombo assinando um contrato com a Rainha Isabel, antes da viagem para a América. Não muito longe dali está a Catedral de Granada, construída no século 16, é uma das maiores catedrais da Espanha, foi construída no lugar de uma mesquita. Tem de pagar para entrar na catedral. Pertinho da catedral está a praça praça de Bib-Rambla, um bom lugar para descansar e tomar um café ou fazer uma refeição.

A Capela Real e o Palácio Madraza também vale uma visita, e você também precisa comprar ingresso para ambos. A Praça Nueva e Igreja de Santa Ana ambos localizados aos pés de Albayzin e Alhambra, é um lugar vibrante com vários bares e restaurantes, é a praça mais antiga de Granada, já a igreja foi construída no século 16.


Há outras regiões de Granada que também valem uma visita incluindo Sacromonte e a parte Sul e Norte da cidade.

Confesso que mesmo com os vários morros achei Granada imperdível. Está se juntando a minha lista de favoritos da Espanha (Madri e Sevilha). Isso porque tudo na cidade parece ser esculpido. É lindo demais.

 
Alhambra
 Alhambra é uma espécie de conjunto de palácios, forte, prédios do governo, jardins e ruínas que foram construídas pelos mouros, durante a invasão/conquista Moura nessa região.

Essa influência está presente em toda Andalucia através de mesquitas, construções e etc.
 
Alhambra faz parte dessas influência. Os jardins são fantásticos e o Palácio de Nazires é inacreditável. Todos os detalhes decorativos da parede e teto são esculpidos. Eu não sei quanto tempo levou para fazer tudo aquilo, mas o palácio é imenso. Os jardins são lindíssimos e todos floridos, mesmo com o calor escaldante que faz por aqui. Há muitas fontes no lugar, o que me faz imaginar o sistema hidráulico brilhante dos Árabes. Em algumas fontes as águas fluem em varias direções. Um espetáculo!


Nem tudo aqui foi construído pelos mouros. O palácio de Carlos V que hoje é o museu de Alhambra foi construído em modelo Renascentista. 

É importante reservar seu ingresso para Alhambra com antecedência, pois somente um numero de visitantes é permitido por dia e há diferentes opções de ingressos e combos.

 
 Salobreña
Depois da tentativa frustrada de ir a Almeria, resolvi ir a Salobreña – uma praia a menos de 1 hora de Granada, com uma moça sueca do meu albergue. 

O caminho para Salobreña, é lindo, ainda no meio dos canyons, passando em pontes em cima das barragens! 

Chegando lá precisávamos resolver a passagem de volta, uma vez que eu teria que estar na estação para pegar o ônibus para Valencia as 23:30 hrs. Porem à pequena estação estava fechado então teria que contar com a sorte. Logo na saída da estação, Anna, minha amiga Sueca, foi atropelada! Meu Deus. Quase morri do coração. De acordo com o ela o impacto não foi forte, uma vez que o espanhol parou a tempo. Mas ela levou um pancada forte na perna. Quem foi o culpado? Ambos. Embora a Anna dissesse que estava certa. Bom, na praia estava ventando muito, então eu nem tive coragem de entrar no mar, uma vez que havia ondas de 1,5 m a quase 2 m. E elas estavam quebrando todas na areia. Como havia uma bandeira vermelha na praia, dizendo que não era aconselhável para nado, eu apenas me contentei com a vista. Mais tarde um rapaz foi arrastado pelas ondas, mas sobreviveu. Um pouco de trauma para uma tarde na praia. Voltamos para Granada e eu segui para Valência.

Outras cidades de praia próximas a Granada são Almunecar e Nerja, ambas na Costa del Sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário