terça-feira, 5 de novembro de 2013

Tailândia: Bangkok

Cheguei à Bangkok por volta das 6 da manhã, bem cansada das longas horas no ônibus, sem nenhuma acomodação reservada, e super desinformada de onde ir na cidade ou ao menos onde me hospedar.

Bangkok é um panelão de coisas, a cidade parece não parar nunca. Aqui você acha todas as coisas que uma grande cidade pode oferecer em termos de acomodação, restaurantes e shopping de luxo, e no sentido oposto também, tudo bem simples, ou seja, há tudo para todos os gostos e bolsos. O trânsito é bem caótico, desse modo preste muita atenção ao atravessar a rua. Então venha para cá preparado para encarar todas essas diferenças.


Por sorte (ou não) o ônibus me deixou perto da famosa Rua Thanon Khao San, onde há um mercado noturno de rua, onde e é possível comprar todos os tipos de bugigangas incluindo roupas falsificadas e várias especiarias, há também muitos bares e restaurantes por aqui, e até algumas baladas. 

Procurei um hotel/albergue simples na Chakra Bongse, e como eu havia feito uma viagem bem longa queria um quarto individual por uns dias para poder descansar. Fiquei em um hostel chamado Rainbow, cheio de mochileiros. Paguei em torno de 7 dólares por um quarto pequeno, com cama de solteiro, ventilador e banheiro somente com água fria. Na última noite fiquei no quarto dormitório por 4 dólares, e era uma bagunça sem fim e como choveu naquela noite tinha até goteira no quarto. Mas se você estiver viajando sozinho vale a parada, já que dá para conhecer muita gente aqui.

Em Bangkok há uma imensidão de templos, residências históricas e uma das maiores atrações da cidade o Grande Palácio (Grand Palace).

No Grande Palácio está o Wat Phra Kaeo, um templo construído em 1782 para ser de uso exclusivo da família real, e é hoje o templo mais sagrado do país e casa do famoso Buda de Esmeralda. O Buda em si tem somente 75 cm de altura, e está envolto em jóias e roupas que são trocadas todas as temporadas pelo rei em uma cerimônia. 




Vale a pena conferir também os murais de Ramayana. Que possuem mais de 1 km de extensão e estão bem preservados, contando a história antiga do Hindu do triunfo do bem sobre o mal em 178. 



Outro templo que vale a visita é o Wat Pho, é o mais antigo templo da cidade e aqui está Buda Reclinado. O Buda é imenso, e tem 45 metros de extensão e representa o Buda entrando em nirvana. Só o sorriso da estátua mede 5 metros de largura.


Para quem gostar de massagem eu fiz uma bem baratinha por 100 baht (em torno de 3 dólares) por 15 minutos, se não me engano foi na Rabuttri Alley. Vou te falar que não relaxei muito durante a massagem, pois a mocinha não entendi muito inglês e eu estava meio com medo de ela quebrar minhas pernas, mas valeu a experiência. hahah 

Vale lembrar que para entrar na maioria dos templos pelo sudoeste asiático é necessário estar vestido modestamente. Ou seja, as moças devem evitar shorts curtos e blusas muito peladas, e os rapazes não podem estar sem camisa.

 Há vários passeios de um dia saindo de Bangkok o mais famoso talvez seja o mercado flutuante de Damnoen Saduak, é possível vir aqui de tour. O mercado começa as 6 da manhã e termina as 11 da manhã. Você pode vir aqui de ônibus, saindo da estação de ônibus à partir das 5:40 da manhã e leva em torno de 2 horas e meia. 

É possível também ir a Kanchanaburi que está somente 2 horas de Bangkok, e ver a famosa ponte do Rio Kwai e o Trem da Morte. Tem ainda o Parque Nacional Erawan com sua magnifica cachoeira e ainda o templo dos tigres. 


Uma outra parada é Ayutthaya, uma cidade antiga não muito longe de Bangkok (em torno de 1 hora de ônibus ou van), local com ruínas de templos e palácios reconhecidos como Patrimônio da Humanidade da UNESCO.


De Bangkok segui para o Camboja. Comprei um ticket de van em uma agência ali na Chakra Bongse que iria de Bangkok a Siem Reap, e logo descobri que está seria uma jornada meio maluca. Clique aqui para saber mais dessa viagem.

Um comentário:

  1. O texto flui tão bem, que me sinto viajando junto com você! Parabéns pelo blog, adoro 'viajar' a cada nova postagem!

    ResponderExcluir