terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Indonésia: Ubud - Bali


Bom, para quem não sabe eu casei em uma pequena cerimônia há quase 2 meses atrás e passei algum tempo pesquisando onde poderíamos ir por apenas uma semana e que custasse pouco no bolso. Perto da Austrália há muitos destinos, mas nada muito pertinho.

Decidimos pela Indonésia, aproveitamos uma promoção em uma cia área local, e começamos a organizar a viagem. Decidi que o roteiro seria Ubud - Ilhas Gili - Kuta. Eu estava bastante ansiosa pois meu marido nunca tinha viajado para o exterior, e eu sabia que a primeira vista a Indonésia pareceria um pouco caótica e talvez até um pouco perigosa. Gosto sempre de lembrar que todo lugar tem seus perigos, até os famosos "países de primeiro mundo", então nunca se deve abaixar a guarda totalmente.

Nick's Pension
Organizamos com o nosso hotel em Ubud, um motorista para nos pegar no aeroporto já que chegaríamos depois das 22 horas. Ubud não é longe, somente 35km de Denpasar onde está o aeroporto, porém com o trânsito maluco de Bali, leva mais de uma hora. O Hotel - Nick's Pension era uma graça, localizado do lado de plantações de arroz, com café da manhã incluso, piscina, quarto amplo e limpo diariamente por apenas $30 a noite.

 Ubud não é uma cidade grande, visitada em grande maioria por europeus, possuí um mercado para comprar alimentos e souvenires e vários restaurantes para todos os bolsos, sua maior atração é a Floresta do Macacos, que é uma reserva natural com alguns templos, e é claro muitos macacos. Aqui é importante ter atenção, muita gente compra bananas por 1 ou 2 dólares para alimentá-los. Eles te rodeiam atrás da comida, sobem em você e muita gente acha divertido. Porém eles são perigosos, pois ficam muito agressivos atrás da comida, e quando acaba querem mexer na sua bolsa e pertences atrás de mais, e tem mais eles podem transmitir raiva, se você for mordido terá que visitar o hospital.

Não achei nenhum templo impressionante, eles tem seu charme, porém outros países como Tailândia e Malásia possuem templos mais interessantes. A entrada para o parque custa 10.000 rúpias o que equivale a um 1 dólar.

Saindo de Ubud há ainda outras regiões para visitar como Kintamani, onde há um belo lago, vulcão Monte Batur e o templo Pura Ulun Danu Batur. Tem também o Besakih ou Templo mãe, o templo mais importante para os Balineses, este vizinho ao impressionante Monte Agung, o vulcão mais alto em Bali. Há ainda muitas plantaçoes de arroz pela região, e também de café e banana. 

 

Nós aproveitamos a oportunidade de fazer alguns passeios locais e fomos para o leste de Bali. Visitamos uma Vila tradicional, uma fábrica de roupas e uma região de praia e depois seguimos para Tirtagangga, onde está o Palácio das Águas. O lugar é lindo, um grande jardim com várias fontes, piscinas e estatuas. O nome significa Água do Ganges, um nome que tem referência ao rio ganges da Índia, e muito sagrado para os Hindus de Bali, alguns chegam a se banhar nas piscinas.



Besakit
Depois seguimos para o Besakit, porém como era época de comemorações para os Hindus tínhamos que estar acompanhado de uma pessoa local, e usando uma canga como saia, algo tradicional por lá. Achei o lugar meio cheio de gente, todo mundo querendo vender alguma coisa, uma sujeira sem fim, tudo o que contribuiu para que eu não ficasse muito impressionada. Na volta ao Hotel ainda passamos em um outro templo Pura Goa Gajah ou Elephant Cave (algo como caverna do elefante), que nada mais é do que uma caverna esculpida pelo lado de fora com figuras amedrontadoras e demônios, e dentro há 2 pequenas estatuas, lá há ainda duas piscinas, onde as pessoas podem se banhar para espantar os maus espíritos. Esse templo faz parte da lista de patrimônio da UNESCO. 

Nós pagamos em torno de $45 pelo tour para duas pessoas, organizado com motoristas do hotel. Esse valor cobriria até 3 pessoas e cada pessoa extra custaria $5. Há passeios mais baratos em vans locais por $13, porém iria para menos lugares, só que não seria privativo. E como só tinhamos um dia para o tour acabamos organizando desse jeito.

No dia seguinte seguiriamos para Gili Trawangan em Lombok.

Custos:
Floresta dos macacos: 10.000 rúpias
Templo das Aguas: 10.000 rúpias
Besakit: 17.500 rúpias
Caverna dos Elefantes: 15.000 rúpias
Jantar para dois: em média 150.000 rúpias
Acomodacação: 300.000 rúpias por noite por casal
Transporte ho aeroporto ao hotel: 250.000 rúpias
Tour particular para dois: 450.000 rúpias
$1 em torno de 10.000 rúpias


Um comentário:

  1. Clarissa, como sempre, você descreve de maneira a nos transportar ao local visitado. Adorei as dicas e fiquei impressionada com esse local cheio de demônios. Hahahaha Que medo! Mas adoraria conhecer a Indonésia um dia. Espero que façamos uma viagem juntas um dia, a segurança que você passa ao narrar suas aventuras, me impressiona.
    Adorei!! Nota 10. 5 stars.

    ResponderExcluir