domingo, 28 de dezembro de 2014

Jordânia: Petra


Petra é um desses lugares incríveis, que você vê por muitas vezes nos livros (ou nos filmes - Indiana Jones, Transformes, Mortal Kombat), mas nunca acredita que um dia vai lá. Patrimônio da Humanidade da Unesco, a cidade de pedra foi um dia capital do Reino Nebateu. Era um importante centro de comércio.

Os ingressos são de 1 dia, 2 dias e 3 dias. De 1 dia custa 50 JD ou 70 dólares (2014). Eu comprei o de 2 dias por 55JD, pois achei que 1 dia era pouco e 3 demais. Quando eu fui em 2011 paguei em torno de 26 JD pelo ingresso de 2 dias. De qualquer modo, Petra é provavelmente um dos lugares mais caros que já estive, porém vale todo o esforço.


A caminhada até a Câmara do Tesouro é bem agradável e você vai passar pelo canyons também chamado de Siq. Aproveite para notar a coloração das pedras e também o antigo aqueduto. Há placas indicativas para tudo, então você saberá o que está olhando, caso contrário há grupos com guias que contam várias histórias sobre o local. O mais importante é não sair do caminho para turista, nada de bancar o Indiana Jones, pois você pode se machucar.

Logo que você entra haverá alguns homens de oferecendo cavalos, e dirão que o preço está incluso no ingresso, e de fato está porém, eles te cobrarão uma gorjeta, em torno de 10 JD. Evite os cavalos, burros e camelos se puder. Os animais te levarão até a entrada do Siq.

Se você não quiser andar da entrada de Petra até a Câmara do Tesouro a única opção é pegar as charretes, mas não esqueça de negociar o preço. Também só se empolgue em tirar foto com os homens fantasiados de romanos a menos que queira dar dinheiro para eles.

Uma vez na Câmara do Tesouro, seguindo pela sua direita você se encontrará na avenida romana, onde passará por tumbas, teatro romano e monastério. No final dessa caminhada há um restaurante e banheiros. 

Se você tiver com pique vale a pena fazer alguma das trilhas. Eu deixei para o segundo dia, e fiz uma trilha que leva até o topo das montanhas, na descida passei por várias pequenas tombas. Levou em torno de 2 horas, mas vale muito a pena, pois a vista lá de cima é bem bacana. 


Nos meses de frio é importante trazer agasalho pois venta bastante, e mesmo no frio traga chapéu, água, protetor solar, pois quase não há sombras por aqui. Não esqueça de trazer um lanche também, caso contrario ficará a merce dos preços do restaurante.

No último dia, depois de toda a trilha peguei um cavalo da saída dos canyons. Disse para o senhor que eu só tinha 2.5JD e ele aceitou. Se resolver pegar os cavalos ou burros, negocie muito, e procure um animal que esteja em boas condições pois muitos são maltratados. Se tiver curiosidade há uma organização que cuida dos animais machucados logo na saída de Petra, e ensina os locais a cuidar dos animais.

No mais vale muito a pena, o lugar é lindo. 

Um comentário:

  1. O relato de Petra e muito legal, vegetação pelo visto é bem pouca, deve ser um lugar unico, Parabens.Abraço
    Deborah

    ResponderExcluir