quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Brasil: Bonito - Estância Mimosa

No meu quarto dia em Bonito fui fazer o passeio da Fazenda Estância Mimosa. 

Esse foi de longe meu passeio favorito. Para quem mora nas selvas de pedra, é um privilegio ter contato com a natureza, e ver os animais silvestres em seu ambiente natural.

Aqui os humanos também fazem um papel bem legal. A começar pela recepção que é fantástica. Chegamos um pouco cedo desse modo tivemos tempo para apreciar o lago com jacarés e um café delicioso servido com pipoca e um tipo de pão de queijo (que não era pão de queijo mas muito gostoso). 

A Estância Mimosa é um lugar repleto de cachoeiras. A primeira parte do passeio inclui uma rápida trilha e depois um percurso de 500 metros em um barco a remo até chegar em uma das cachoeiras. Não se preocupe pois o esforço vale a pena. Voltamos de novo ao barquinho, até a trilha principal.

Durante nosso passeio passamos por mais 7 cachoeiras, uma mais linda que a outra. Em uma delas havia uma pequena caverna, e como a água era bem funda e com uma certa correnteza, o guia recomendou a todos os participantes para usarem coletes salva vidas, para evitar afogamentos em caso de câimbras, ou outros problemas. 


Em uma das ultimas cachoeiras havia uma plataforma de 6 metros de altura, aventura para os mais corajosos. Eu adoro passeios repletos de adrenalina, mas confesso que atividades que possuem qualquer tipo de queda livre não são muito meu tipo (ando juntando coragem para saltar de paraquedas), então achei que já que a vista era bem bonita eu podia tomar coragem e saltar os 6 metros. Confesso que quando a menina da minha frente pulou e gritou, minha coragem quase me abandonou. Um dos meninos do grupo filmou meu salto, e é possível me ver lá em cima, olhando para baixo analisando a situação. No fim fechei os olhos e saltei. Super valeu a pena, mas não quis ir de novo.

Como a trilha tem de ser feita de sapato fechado, nada de querer inovar e pensar em ir de chinelo, o problema maior é o seguinte, você fica no processo de colocar e tirar o sapato para entrar na água, então é bom trazer uma toalha. A segunda alternativa é alugar uma das botas de neoprene, que você pode usar para caminhar e entrar na água. Se não me engano custava R$4, eu hoje alugarei pelo seguinte, as vezes você esta nadando na água e acaba batendo os dedos e pês nas pedras. O sapato também ajuda a escorregar menos nas pedras. 

Depois de nadar e caminhar bastante era tempo de voltar para a fazenda. Lá nos serviram um almoço de comida caseira simples porém deliciosa. O pessoal da fazenda era muito legal e simpático. E dei sorte que o grupo com quem fui foi bem bacana também. Eu havia conhecido um dos casais no passeio ao Pantanal no dia anterior. Por isso não canso de recomendar, seja educado, pois você certamente encontrará alguma das mesmas pessoas em passeios diferentes. 


Durante o passeio conheci pessoas do grupo que haviam feito o passeio do Passo da Onça, e me contaram que a diferença entre os passeios são: na Estância Mimosa é possível entrar e nadar em várias cachoeiras, enquanto no Passo da Onça você verá uma das cachoeiras mais altas do Brasil, mas não poderá nadar em todas as cachoeiras. Lá há a oportunidade para fazer rapel também. 

Para quem tiver tempo e fundos, há ainda a opção de fazer o passeio de cavalo.

No total caminhamos em torno de 2800 metros, e o passeio durou um pouco mais de 3 horas. 

Preço em Outubro de 2014: Estância Mimosa com almoço R$132, e o transporte R$35. 

Você pode organizar os passeios nas diversas agencias da cidade. O preços são tabelados. Eu organizei tudo pelo Papaya Hostel onde me hospedei. 

Clique aqui para mais informações sobre a Estância Mimosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário