domingo, 13 de abril de 2014

Austrália: Esportes

Hoje queria falar sobre um tópico que não é de viagem, mas muito importante na cultura australiana. Aqui se prática uma variedade de esportes, e os australianos são bem fanáticos pelos seus times.

A Austrália tem bastante tradição em natação. Talvez um dos mais conhecidos recentemente seja Ian Thorpe, porém não podemos esquecer de Dawn Fraser uma das atletas mais famosas e importante na histórica olímpica do país.

Como moro em Melbourne há uma variedade de esportes aqui, incluindo eventos internacionais como o Aberto da Austrália de Tênis, o  Grand Prix de Fórmula 1, e ainda aqui no Estado de Victoria está o Moto GP de Phillip Island e o campeonato de surf da praia de Bells em Torquay - Rip Curl Pro Surf, o campeonato de surfe mais antigo do mundo que acontece desde janeiro de 1961.

Porém há outros esportes populares aqui. Para quem mora no Estado de Victoria o esporte mais popular é o AFL ou Liga Australiana de Futebol. Atualmente a liga tem 18 times de todo o país, porém 10 são daqui de Melbourne. Eu sempre falo que é uma mistura de futebol com rugby. A bola é oval como no rugby, porém para se pontuar precisa fazer gol, e gol só chutando. São 4 traves, formando 3 gols, nos gols de fora vale um ponto, no de dentro são 3 pontos, e se acertar a trave é um ponto também.

Já o esporte mais popular nos estados de Nova Gales do Sul e Queensland é o rugby. Há duas versões o Rugby League e o Rugby Union, no primeiro cada time conta com 13 jogadores, já o segundo os times são formados por 15 jogadores cada. Aqui em casa somos sócio-torcedor do time local chamado Melbourne Storm, que joga na Rugby League. O time é relativamente novo, criado em 1997, porém bastante vitorioso. O Rugby League tem uma competição além da tradicional com 16 times, temos o State of Origin, basicamente 2 times jogam entre si algumas vezes durante o ano, o time formado por jogadores originários de Queensland contra os de Nova Gales do Sul. Como rugby league é popular em outros países há jogadores de Fiji, Samoa, Inglaterra, Irlanda, entre outros.

Para nós Brasileiros, infelizmente o nosso tradicional futebol não é o forte na terra do canguru, mas acreditem, está melhorando. Recentemente o Sydney F.C. contratou o jogador italiano Alessandro Del Piero, como uma forma de atrair mais atenção para o esporte. Melbourne tem dois times, o Melbourne Victory e o Melbourne City (antigo Melbourne Heart), o segundo é um time bem recente e por muito tempo foi o piorzinho. Em 2012 fui assistir a um jogo deles, e quase desisti no intervalo do primeiro tempo, porém esse ano (2014), o Melbourne Heart foi comprado pelo Manchester City da Inglaterra, em uma parceria com o Melbourne Storm, time de Rugby League pelo qual torço. O plano é trazer jovens jogadores do City para adquirir mais experiência aqui. O time começou mal na temporada de 2013/2014 mas já melhorou bastante.

Todos esses esportes: futebol, afl e rugby (league e union) possuem uma regra relativa a salário. Por exemplo os times de cada liga possuem um teto salarial para pagar aos jogadores ao ano, o que dificulta para os times manter jogadores. Em 2014 o total por time por ano na liga de Rugby League é $6.4 milhões, já na AFL é $9.630.000 por time. Já na A-League (liga de futebol) é $2.5 milhões, cada time ainda pode contratar um "marquee player" e um "guest player" onde os salários não farão parte desses $2.5 milhões. Por exemplo, o Sydney F.C. contratou o Alessandro Del Piero com essa exclusão para ele poder ter um salário diferenciado. O salário mínimo no futebol é $50 mil por jogador. Desse modo é possível ver que nenhum "Neymar da vida" vai vir para a Austrália para jogar futebol.

O cricket é outro esporte popular na Austrália, porém não é um esporte que sigo, acho meio tedioso assistir jogos de podem durar 5 dias. E em caso de chuva é suspenso.O país vai sediar a próxima Copa do Mundo de Cricket que acontece em 2014.

Tennis é muito popular, e esporte que atualmente pratico. Para vocês terem uma idéia, em um raio de 10 km da minha casa, você encontrara mais de 200 quadras e vários clubes e técnicos. A grande maioria é de um saibro adaptado para o clima aqui de Melbourne.
Há ainda a liga de Basquete, que é bem popular, porém é muito inferior a NBA - liga americana. Já a liga de hockey no gelo é bem amadora e seus atletas possuem outras profissões para sobreviver.

Para quem gosta de golfe há muitos campos locais, por exemplo só na região de leste Melbourne onde moro, há listado 41 campos de golfe! Outro esporte popular principalmente entre meninas é o netball, uma versão de basquete com 7 jogadoras de cada lado, a cesta é similar ao do basquete porém sem uma tabela.

Além dos esportes mais praticados há ainda ligas locais de baseball, futebol americano (aqui chamado de gridiron), boliche e etc.

Por último gostaria de mencionar que recentemente vários jogadores tops do futebol, afl, rugby e cricket se juntaram em uma campanha contra a homofobia, em prol da inclusão de atletas gays. Não vou entrar em detalhes, mas acho muito bacana isso. Para quem se interessar aqui está o vídeo:

Um comentário:

  1. Interessante que o AFL, penso eu, que nunca ouvi falar. Agora já tem Rugby aqui em Niteroi. Inclusive um time feminino, o Nikyties. Acho muito, muito interessante essa questão do teto para o atleta.

    ResponderExcluir