quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Tailândia: Ko Samui

O inverno de 2015 em Melbourne, Austrália, está registrado como o pior inverno dos últimos 20 anos, ou seja, bem frio. Desse modo eu e o meu marido procurávamos um destino para descansar com um clima tropical.

Eu estava procurando um lugar de águas mornas e transparentes onde eu pudesse fazer snorkel. Sentar em um barzinho ou restaurante e pedir batatinhas fritas, e tomar uma bebida gelada enquanto observava o mar. Um lugar repleto de paisagens lindas e pontos turísticos interessantes. Achei que parecia muita exigência, mas a ilha de Samui oferece tudo isso, e ainda tem a opção de pedir Pad Thai em vez de batatinhas ou até ambos.

Como eu estava atrás de tranquilidade escolhi me hospedar na praia de Thongtakien, onde ficamos no Thong Takien Resort. 

O Resort tinha café da manhã incluso, era de frente para a praia, piscina, quartos simples porém confortáveis, com televisão, frigobar e ar condicionado. Eu tento não ser fresca, porém ar condicionado na Tailândia é essencial.


A praia de Thongtakien é longe de todos os pontos turísticos da ilha. Há poucas opções de restaurantes por aqui, e a alguns metros do hotel esta um pequeno mercadinho -  Family Mart. 

Se você passar por aqui recomendo um restaurante chamado Romantic Bamboo. 

Os donos são dois italianos muito simpáticos e atenciosos, e também muito entendidos de cozinha. Você pode até provar um delicioso tiramisu de receita da mama italiana. A comida é fantástica! Uma refeição básica para duas pessoas aqui custa em torno de 500 baht, o que não é tão baratinho em comparação com o resto da Tailândia, mas vale a pena.

Basicamente Thongtakien está localizado entre as praias de Lamai e Chaweng.

Lamai fica a cerca de 30 minutos andando. Já para chegar a Chaweng, você pode andar por mais de 1 hora morro a cima, ou pode pegar um táxi/songthaews (caminhonete marrom que transporta pessoas).

Quem busca mais agito geralmente se hospeda em Chaweng. 

Chaweng tem uma praia lindíssima. Para quem curte o agito, tem muita gente por aqui, não só turistas mas vendedores também.


Chaweng
A praia de Chaweng está somente alguns minutos da rua principal, onde estão vários bares, restaurantes, hotéis, lojas e supermercados. Definitivamente aqui não falta opção.


Lamai

J
á em Lamai as opções de restaurantes, hotéis e lojas são um pouco mais limitada. Também não achei a praia tão bonita. 

O que recomendo em Lamai é o mercado noturno de domingo. O mercado começa por volta das 4 da tarde e tem varias barraquinhas vendendo souvenirs, sucos, salgados, doces, comida tradicional, frutas, ou seja um pouco de tudo.
Lat Ko

As atracões de Ko Samui são limitadas, mas se você se convencer a sair da praia são elas: Templo do Big Buda (Wat Phra Yai) ao norte de Chaweng, Pedra do Avô e Avó (Hin Ta Hin Yai) em Lamai, cachoeira Na Mueang perto de Lamai. Por último recomendo a vista panorâmica de Lat Ko (entrei Lamai e Chaweng) pois é muito bonita, e tem até um caminho que te leva a beira do mar. 
Lat Ko

Muita gente vem aqui para fazer mergulho. Ha opções de curso e passeios para a região de Ko Tao, onde estão os melhores recifes.



Transporte
Transporte em Samui não é nada barato. Do pier de Donsak até seu Chaweng de táxi vai custar em torno de 800 baht. 

Você pode ir de minivan compartilhada por 200 baht por pessoa, basta ir ao lado do balcão da Air Asia e fazer a reserva. 

Aparentemente tem songthaews fazendo o percurso saindo/chegando do pier, mas não encontrei nenhuma. 

Já se você estiver se locomovendo de Lamai ate Chaweng e vice versa, a passagem de songthaews vai custar em 100 baht. Aparentemente o preço oficial e 50 baht, mas turista sempre paga mais.

Quando chegamos um taxista nos ofereceu para ir do pier de Donsak até nosso hotel por 800 baht, o que eu me recusei a pagar, dai ele nos ofereceu por 400 baht, porém disse que teríamos de compartilhar o táxi com um outro casal. O Taxista cobrou o outro casal 550 baht. Ou seja, você terá de barganhar.

Quando fomos embora outro taxista queria 800 baht para nos levar até o pier, e de novo disse que só pagaria 400 baht, mas acabamos fixando o preço em 500 baht.

Cuidado
Muita gente aluga motocicletas para percorrer a ilha. Se essa for a sua escolha, pesquise antes de alugar, pois há vários registros de scams no mercado. Por exemplo, ao alugar uma motocicleta o locador pede seu passaporte, e diz que te devolverá quando você devolver a motocicleta. Ao retorno o locador te acusa de riscar ou danificar a motocicleta, e diz que só te devolverá o passaporte se você pagar milhares de bahts. 

Água de Ko Samui não é potável, então você precisará comprar água para beber e escovar os dentes. Tome cuidado com o gelo consumido em bebidas, pois alguns restaurantes usam água da torneira para fazer gelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário