domingo, 6 de setembro de 2015

Tailândia: Bangkok 2015


Eu raramente visito um mesmo destino duas vezes, mas a Tailândia é exceção. A-d-o-r-o passear pela Tailândia.

Nossos vôos chegariam e sairiam de Bangkok, então reservei alguns dias para passear por aqui.

O que mudou desde a minha ultima visita? Acho que pouca coisa. Achei Bangkok um pouco mais cara, e os locais de modo geral menos amigáveis. Mas o resto continua igual.

Como o aniversário da rainha estava chegando (12 de Agosto), a cidade esta toda decorada, dando a Bangkok um charme diferente. Milhares de luzes iluminavam as grandes avenidas. 

Visitamos o Grande Palácio, e achei que estava especialmente cheio, já que o templo principal, Wat Phra Kaew, considerado o templo budista mais sagrado da Tailândiaonde está o famoso Buda de Esmeralda, seria fechado para celebrações com a família real. 

A entrada no Grande Palácio custa 500 baht (20 dólares) o que eu considero meio salgado para Tailândia. Visitamos os muitos templos que estão aqui, e enfrentamos fila para ver o pequeno Buda de Esmeralda (você não pode tirar nenhuma foto dentro do templo do Buda de Esmeralda, eu tirei essa foto aí do lado usando o zoom da câmera). Tinha tanta gente que com um pouco mais de uma hora resolvemos ir embora.


Lembre-se de vir usando roupas apropriadas, os oficiais observam as vestimentas de TODAS as pessoas. Shorts e camisetas sem mangas não são permitidas. Se suas vestimentas não forem aceitas você poderá alugar roupas de graça na entrada do palácio, por um depósito de 200 baht em dinheiro por peça de roupa, que são devolvidos quando você retorná-las. Para ser honesta eu não lembrava de nada disso na minha primeira visita (fui olhar as fotos que fiz em 2011 e eu estava de calça e camiseta), e como dessa vez estávamos de camisetas e shorts fomos parados. Recebi uma saia longa para usar sobre os meus shorts, e meu marido recebeu uma calça. Podem imaginar o calorão que passamos? Então venha preparado, mesmo porque perto do meio dia a fila para alugar roupas fica imensa.

Nesse mesmo dia visitamos o Wat Pho, um complexo de templos budistas onde está o famoso Templo do Buda Reclinado (Reclinig Buddha). Eu particularmente adoro visitar esse templo. O buda reclinado foi construído em 1832 e tem 15 metros de altura e 46 metros de comprimento. Ele também tem um pezão de 3 metros de altura por 4.5 metros de comprimento, porem dessa vez os pés estavam em reforma. Atrás do buda estão 108 baldinhos de bronze, cada um dos baldes representa uma qualidade do buda. Várias pessoas compram um copinho com 108 moedinhas por 20 baht, para colocar uma moedinha em cada baldinho.
Eu gosto mesmo de ficar andando por aqui sem rumo, observando os vários chedis (pequenos templos) alguns com as cinzas de membros da família real, as mais de mil imagens de budas e os grandes guardiões do templo.

A entrada para o Wat Pho custa 100 baht, e você ainda ganha uma garrafinha de água. Se você quiser fazer uma massagem, nesse templo está uma das escolas de massagem tailandesas mais antigas do pais.

Ainda ali perto, do lado oposto do rio, está o Wat Arun (Temple of the Dawn), representando o o Monte Meru que está no centro da cosmologia Budista. O templo tem uma arquitetura grandiosa, e oferece uma vista linda se você subir ao seu topo. O templo de Arun é particularmente bonito ao por do sol. Em agosto de 2015, quando visitamos Bangkok o templo estava em reforma.


Museu Nacional
Ainda nessa região está o Museu Nacional de Bangkok. Como estava um calorão, resolvemos fazer uma paradinha aqui . O Museu tem a maior coleção de arte e artefatos Tailandês. Visitar o templo é gratuito, já as exibições custa 200 baht.

Se você realmente gostar de templos tenha certeza que não vai faltar opções em Bangkok, você acidentalmente achará vários pela cidade.


Memorial Rei Rama III
Wat Saket
Quando voltamos das nossas compras eu vi perto do monumento da Democracia vários templos diferentes, e voltei mais a noite para visita-los. Estavam em maioria todos fechados. Mas mesmo assim pude admirar os templos próximos ao Memorial do Rei Rama III. E também o Forte Mahakan (Pom Mahakan), a Montanha Dourada (Wat Saket) que custa 20 baht para entrar e por último o Wat Ratchanadda.
Monumento em homenagem a Democracia

Para saber mais sobre compras, transporte e acomodação em Bangkok clique aqui.

Lugares para visitar próximos a Bangkok: Ayuttaya e Kachanaburi.



Um comentário:

  1. O relato desta viagem é cheio de detalhes , seria facil de indentificar , parabens , foi uma linda viagem , pois
    voce voltou , Abraço
    Deborah

    ResponderExcluir