domingo, 6 de setembro de 2015

Tailândia: Bangkok - Compras, Transporte e Acomodação (2015)


Aqui conto um pouco mais sobre onde fazer compras, como usar o transporte, e um pouco sobre as acomodações que usei em Bangkok.

Compras
Aparentemente Bangkok é um famoso destino para se fazer compras. Esse não é muito meu departamento, mas meu marido adora umas comprinhas, então procurei algum lugar para irmos.

Basicamente você vai achar vendedores ambulantes perto do Grande Palácio e de Wat Pho, geralmente vendendo camiseta, cangas, saias, e outras bugigangas com um preço razoável.

Khao San Road
Em Khao San Road há várias barraquinhas e lojas, porém com um preço mais salgado que os ambulantes, e aqui ninguém quer negociar.

Eu estava procurando um lugar que tivesse um pouco de tudo, e descobri o MBK. 

O MBK é um grande shopping com seis andares de lojas. Vendendo de tudo - roupa, eletrônico, comida, malas, etc. Se você quiser comprar lembrancinhas e souvenires recomendo ir direto para o sexto andar. Compramos camisetas por 99 baht, 6 chaveiros por 100 baht, cangas, bolsinhas e imãs. Tudo com um preço bom, mas sempre barganhando. 

Se dinheiro não for problema, pertinho do MBK esta o Siam Paragon, com lojas de luxo como Chanel, Jimmy Choo, Versace e outros. Porém aqui também estão lojas como GAP, H&M e Zara.

Para quem gosta de bons ternos, há muitas lojas de alfaiates na cidade. Vi promoções de 2 ternos completos e mais 3 camisas por U$200. E um dos alfaiates que fomos ele disse que entregaria tudo no nosso hotel em 24 horas. Vale a pena pesquisar.


Transporte
Trem, metrô, tuk tuk, táxi e barco. Se locomover pela cidade não é muito complicado.

Vou começar explicando sobre os barcos, pois achei o passeio bastante agradável.

Os barcos comuns custam entre 15 baht e 40 baht. Se você for somente cruzar o rio de uma margem a outra custa 10 baht. Mas fique esperto além dos barcos privados, há os barcos comuns com linhas expressas usados pelos locais e os barcos turísticos.

O pier N13 é o mais próximo de Khao San Road, N9 Grande Palácio (Grand Palace), N8 Wat Pho. Fomos do N13 até o N8 por 15 baht em um barco comum, porém na volta, não estavam deixando os turistas nos barcos locais, e tivemos que pagar 40 baht no barco turístico. Achei sacanagem. 

Tuk tuk
Eu gosto de andar de tuk tuk (carro de 3 rodas), mas negociar com os tuk tuk requer paciência e insistência. Para ir de Khao San Road até o MBK, o motorista pediu 200 baht, eu disse que só pagaria 100 baht, já que o trajeto era de 4 km. O motorista concordou em 100 baht "e mais uma parada". 

O que significa "mais uma parada"? Significa que o tuk tuk vai te levar em alguma loja de roupas ou jóias, e você tem de enrolar lá por 5 minutos. Eles recebem uma comissão/cupom para gasolina por cada turista que eles levam até a loja, mesmo que você não compre nada. Mas antes de qualquer coisa, decida onde você vai e quanto vai pagar, e se for o caso deixe claro que não quer ir a nenhum outro lugar.

As linhas de metro MTR e BTS Skytrain cobrem uma grande extensão da cidade e são frequentes. Os preços variam entre 15 - 52 baht, dependendo de onde você for, porém vale lembrar que você não pode fazer baldeação entre o MTR e o Skytrain. 

Ônibus 509
Os ônibus locais são bem baratinhos, pagamos 13 baht para ir do Monumento da Vitoria (Victory Monument) até pertinho de Khao San Road (linhas 59, 157, 159, 171, 183, 201 e 509), mas os preços são diferentes em cada linha, e para completar acho os ônibus pouco práticos que não ha muitas informações em inglês. Nós demos sorte, quando estávamos no Monumento da Vitória um policial perguntou onde íamos e nos disse em qual ônibus subir. Uma vez no ônibus a cobradora nos perguntou onde íamos e nos avisou quando deveríamos descer

O trânsito de Bangkok é também um pouco caótico. A menos que você esteja com o dinheiro muito limitado e goste muito de experimentar o modo de vida local, não recomendo.


Do aeroporto de Don Mueang até o centro você pode pegar a linha A2 por 30 baht até o Monumento da Vitória e de la pegar o MTR, Skytrain ou outro ônibus até seu destino.

Se você precisar se locomover entre o Aeroporto de Don Mueang (DMK) e o Aeroporto de Suvarnabhumi (BBK) recomendo o ônibus gratuito que opera expresso entre os dois aeroportos, e leva em torno de 1 hora. Você terá de comprovar que tem uma passagem reservada saindo do aeroporto para o qual você quer ir. Nos chegamos no BBK às 21 horas e pegamos o ônibus para o DMK, pois tínhamos um voo saindo de lá no dia seguinte de manhã. Tínhamos reserva para o hotel do aeroporto - Amari Don Mueang. Pegamos o ônibus das 22 horas, e só eu e meu marido estávamos no ônibus.

Nokair
Cheque em qual aeroporto você vai chegar e se você tem alguma conexão local. De modo geral os voos da Nokair e da AirAsia operam de DMK e os voos internacionais como Thai Airways, Bangkok Airways, Jetstar, entre outras, operam saindo do BBK.

Para sair da cidade você tem a opções de trem, mini vans, ônibus que conectam Bangkok com cidades como Phuket, Krabi (para Ko Phi Phi), Surat Thani (para Ko Samui e Ko Tao), Chiang Mai, Kachanabury, Ayuttaya e Siem Reap (Camboja).

Acomodação 
Amari Don Mueang
Como disse antes chegamos no aeroporto de BBK e na manhã seguinte tínhamos um voo saindo de DMK. Para evitar ansiedade de lidar com o trânsito matinal, resolvi no hospedar no Amari de DMK.

O Amari e o aeroporto são conectados por uma ponte. Achei super conveniente, porém com um preço bastante salgado. Uma noite no Amari custou AU$99 algo em torno de 2500 baht.

O hotel tem 4 estrelas, então era um luxo inicial inesperado. Já fui logo avisando ao maridão que o resto da acomodação durante a viagem seria um tanto mais humilde. No Amari nós tínhamos acesso a academia, piscina, garrafa de água gratuita no quarto, um banheiro imenso, boa cama e televisão por assinatura. Recomendo se você não tiver um budget limitado e se for pegar um voo saindo daqui de manhã. Caso contrário o Amari é bem longe do centro de Bangkok.

Quando retornamos a Bangkok para nossos últimos dias, fiz reservas no A&A Guesthouse no centro de Bangkok, pertinho de Khao San Road, e 15 minutos andando do Grande Palácio. Por estar localizado na rua Soi Rambuttri você estará pertinho vários restaurantes, agências de viagem, lojas de roupas e casas de massagem. 
Rua Soi Rambuttri

Além de bem localizado, não tem mais nada que recomendo aqui. O nosso quarto era bem pequeno, o banheiro era mal feito - o chão jamais secava e a parede de vidro não ia até o teto -, a internet quase nunca funcionava, os funcionários eram grosseiros e por último, as portas dos quartos eram muito barulhentas, então sem tampões para ouvidos fica difícil dormir bem aqui, e olha que eu durmo em quase qualquer lugar.

No nosso último dia íamos a um tour para Ayuttaya, e o hotel cobrava 20 baht para deixarmos nossa mala com eles. Quando colocamos nossa malas na salinha pedi um recibo para comprovar que eles tínhamos nossas malas, e meu marido tirou uma foto. Isso gerou uma confusão imensa, até o ponto que nos disseram que nossas malas ficariam lá de graça. Eu li algumas críticas sobre esse hotel, incluindo uma pessoa que foi roubada quando deixou suas malas na salinha do hotel. Então todo cuidado é pouco.

Se você tiver procurando por algum lugar baratinho, nessa região você encontra quartos entre 300-500 baht por noite. Em Bangkok há opções para todos os bolsos.

Festas e Baladas
Eu sei pouco sobre este tópico mas você encontrará muitos bares por Khao San Road, recheado de jovens. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário