segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Tailândia: Ayutthaya


Ayutthaya foi fundada em 1350 e foi a segunda capital do Siam. 

Aqui você respira história já que a cidade é um museu a céu aberto.

Quando você olha as ruínas talvez não imagine que a cidade foi capital do comércio da Ásia, e em meados de 1700 foi a maior cidade do mundo, com mais de 1 milhão de habitantes! Hoje a cidade é reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO.

Porturgueses, Japoneses, Chineses, Holandeses entre outros que visitavam Ayutthaya a descreviam como a cidade mais impressionante que já haviam visto. Desse modo vários países diferentes criaram seus próprios postos na cidade. Portugal foi a primeira nação ocidental a criar relações amigaveis com Ayutthaya. O Campos Portugues, tinha em torno de 3 mil pessoas.

A cidade está a somente 85km ao norte de Bangkok e é de fácil acesso para quem vem de ônibus ou trem. Para quem tiver tempo, Ayutthaya merece mais do que somente algumas horas, já que as ruínas estão espalhadas pela cidade. Alugue uma bicicleta ou um tuk tuk e monte seu próprio roteiro.

Como eu e o meu marido não tínhamos muito tempo - era nosso último dia na Tailândia e fomos com um tour.

Nosso tour custou 500 baht e incluía 5 templos, almoço (sem bebidas) e transporte. 

Nosso tour tinha muita gente e não se limitava somente ao nosso minibus. Na hora do almoço fomos todos levados para uma área com muitas mesas. Cada mesa tinha lugar para 4 pessoas, e um prato de arroz, de tofu, de vegetais e de frango já estava nos esperando. Para quem quis eles serviram mais, e depois serviram frutas como abacaxi e melancia. Eu sou super chata com comida de tour, principalmente se no calorão que chegamos a comida já estava exposta ali. Recomendo trazer um lanchinho se você fizer um tour.

Os templos
O primeiro templo que visitamos foi o Wat Yai Chai Mongkol. Esse templo foi construído pelo rei U-Thong para os monges no ano de 1357. 

As vista do alto do templo é bem bonita e achei que esse templo é o mais bem cuidado e conservado. Eu adoro um buda reclinado, e aqui também tem um, não tão grandioso, porém bonito.

Seguimos então para o Wat Maha That, onde está a famosa cabeça de buda na árvore. Historiadores não sabem ao certo a história desse lugar, mas concordam que Wat Maha That foi o monastério mais importante do Reinado de Ayutthaya. Era usado para cerimônias e celebrações da realeza.
Achei interessante, mas eram só ruínas. 




Fomos então para o Wat Phukhao Thong ou Monastério do Monte Dourado. Este monastério foi construído pelo Rei Ramesuan em 1395. Depois da invasão dos Burmeses, estes resolverem erguer aqui um monumento para celebrar a vitória da invasão, mas nunca foi terminado e com o passar dos anos o monumento desmoronou. O Rei Boromakot reconstruiu o templo em 1744, agora um grande templo branco. Em 1956 o governo tailandês colocou uma bola de 2,5 kg de ouro no topo para celebrar o 25 centenários de budismo.

Um pouco antes de chegar ao templo está um monumento em homenagem do Rei Nareusan que derrotou os Burmeses. O monumento é protegidos por galos, e com as armas usadas pelo Rei Nareusan. Entrada para o templo é gratuita.


Daqui seguimos para o Wat Lokayasutharam, ou templo do Buda Reclinado (Reclinig Budha), você não precisa pagar ingresso para visitar esse templo. O Buda é imenso.

Esse templo é bem perto de Whan Phra Mongkol Bophit - cerca de 800 metros. Não há grandes multidões aqui e somente algumas lojinhas vendendo água e souvenires.


Nossa última parada foi Whan Phra Mongkol Bophit. Aqui está uma grande estátua de um buda de bronze de 17 metros de altura. Mas se você tiver cansado de ver buda, recomendo uma caminhada por Wat Phra Si Sanphet. Talvez subir em algumas das ruínas e admirar a vista lá de cima. Esse templo foi o mais sagrado de Ayutthaya até a sua destruição pelos Burmeses. Esse templo era da família real, e nenhum monge vivia aqui.

Aqui há algumas lojinhas vendendo souvenirs e refrescos, acesso aos banheiros (5 baht) e se você gostar, pode fazer o passeio pelos templos de elefante. 

Eu acho uma tristeza andar de elefante, e se você somente quiser interagir com eles, recomendo pagar 40 baht no balde de milho para alimentá-los e tirar algumas fotos. Eu acho essas interações com elefantes super triste e sempre choro depois, pois são animais inteligentíssimos que muitas vezes estão sendo maltratados pelos seus mahuts

Nenhum comentário:

Postar um comentário