quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Brasil: Bonito - Rio da Prata

Eu estava bastante empolgada para fazer a flutuação do Rio da Prata. Eu já havia feito a flutuação da Barra do Rio Sucuri, mas todo mundo que eu conhecia dizia que esse era o melhor passeio. Para ajudar o meu hostel (Hostel Papaya) reservou o Rio da Prata para meu ultimo dia, dizendo que seu eu fizesse esse passeio antes, não ia aproveitar os outros porque ia ficar comparando. 

Bom, não preciso nem dizer a expectativa que eu estava. O Rio da Prata é parte do mesmo grupo da Fazenda Estância Mimosa - passeio que eu havia feito no dia anterior, e adorado.

Posso dizer que se você for a Bonito e escolher uma flutuação, na minha humilde opinião, o Passeio do Rio da Prata, é O PASSEIO. 

A recepção do Rio da Prata não é tão bacana quanto o do Estância Mimosa, há um café e chá no começo, mas sem o pão de queijo. Mas o lugar é lindo, repleto de papagaios.

Depois de uma pequena explicação, recebemos nossas roupas de neoprene e seguimos para o caminhão que nos levara até o começo da trilha. Se você não tiver uma câmera aquática, poderá alugar uma aqui. Não lembro o preço. Eu tinha uma, com pouquíssima bateria (andei por todas as lojas de eletrônicos em Bonito procurando um cabo para carregar), então tirei somente algumas fotos.


A trilha pela mata ciliar é bem tranquila, e é possível encontrar diversas espécies de árvores e animais, incluindo coati, queixada, macacos, entre outros. O nosso guia se chamava Asa, ele era bem simpático e explicava pacientemente todas as diferentes espécies de árvores pelas quais passávamos.


Uma vez na nascente do rio, todo mundo faz o teste com o equipamento - mascara e snorkel, para ter certeza que está tudo certo. Aqui a água é super transparente, devida a formação calcária, e repleto de peixes.

Posso dizer que uma das coisas que mais me impressionaram foi o tamanho dos peixes dourados no rio. Eles tem uns dentinhos para fora, e deu até um pouco de medo na primeira vez que trombei um. De modo geral você pode deixar a correnteza de levar, sem ter de fazer muito esforço. A roupa de neoprene ajuda a boiar, então você só precisa mesmo aproveitar o passeio.

Descemos o rio por 2000 metros, nesse ponto o rio fica bem fundo, e a água mais turva. Aqui há a opção de seguir o rio abaixo de barco, ou continuar na água. Confesso que eu estava bastante cansada e com fome. Mas segui na água. No total o passeio durou 4 horas.

Quando chegamos no ponto final, há uma sacola com nossos itens pessoais (roupas e toalhas - você tem de trazer a sua). Uma vez fora da roupa de neoprene, seguimos no caminhão de volta a recepção.

O almoço tipíco e bem simples estava delicioso, e a sobremesa então, ainda melhor. Eu que não sou fã de doce de leite, aproveitei bastante. 

Preço em Outubro de 2014: Rio da Prata custa R$168 com almoço mais R$45 para o transporte compartilhado. Os preços dos passeios são tabelados em Bonito e o meu hostel (Papaya Hostel) organizou todos os meus passeios antes mesmo da minha chegada à cidade. O passeio do Rio da Prata é um dos mais populares então tente organizar com alguma antecedência.

De lá seguimos para o passeio do Buraco das Araras. Eu não paguei pelo passeio, então fiquei esperando meu grupo por cerca de 1 hora e meia. Nesse passeio você fará uma pequena trilha até a beirada de um grande buraco, com várias árvores repletas de araras. Como eu já havia visto araras em vários lugares diferentes, não me interessei.


Clique aqui para mais informações sobre o Rio da Prata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário